Afinação Caipira e Batida

Autor Mensagem
eduverme
Veterano
# mar/04


E ai galera, blz?
Alguem ai sabe me dizer se tem como afinar um violão normal para tocar musica caipira? Notei que o violão caipira tem 5 cordas (10?), então como faria para criar acordes caipiras no violão normal?
E outra coisa: batidas caipiras. Alguem sabe algumas?

Valeu, Edu.

Rey
Veterano
# mar/04
· votar


Não precisa afinar o violão de forma diferente pratocar música caipira. Todas as músicas caipiras podem ser tocadas com a afinação normal do violão. O que você chamou de violão caipira é a chamada viola caipira, que dependendo do tipo, pode ter 5, 6, 7, 10 e 12 cordas, em 5 ordens de cordas. Assim, uma viola caipira tradicional tem 10 cordas, agrupadas em 5 pares.

Com relação às batidas, existe uma infinidade, são muitos estilos dentro da música caipira. Procure por cururu, catira, cateretê, batidâo, batuque, lundu, corta-jaca, rojão, valsa, valseado, mazurca, polca, guarânia, moda-de-viola, e o mais difícil de todos, o pagode de viola. Se você quiser eu escaneio algumas batidas e te mando, é só escolher o ritmo que vc quer.

eduverme
Veterano
# mar/04
· votar


Achei algumas coisas a respeito de alguns desses ritmos, mas se puderes me mandar a batida da polca, da moda-de-viola e tipo... eu não sei bem que estilo é o deles, mas aquelas batidas tipo Tonico e Tinoco, sabe? Seria uma mão na roda... meu mail é eduverme@pop.com.br.

Onde posso achar os acordes mais utilizados pra esse tipo de musica?

Eduardo Ardanuy
Veterano
# mar/04
· votar


Primeiramente, gostaria de te parabenizar por olhar para trás e reconhecer o talento destes grandes homens que ajudaram a construir a cultura do nosso país (embora muita gente não goste de reconhecer isso)...
Bem, como o grande Rey já disse o instrumento que era referido era a viola...
Batida: olha, muita gente pode falar que eu estou errado, mas eu prefiro sentir a música e deixar que ela me use como condutor... Meio nóia né??? Só quero dizer que eu acho que vc deve sentir a música e desenvolver seu próprio ritmo, pode crer que isso é bem fácil se vc realmente gosta dessa música...
Os acordes geralmente são bem simples, muitas vezes D, A e E (principalmente nas guarânias)... Mas é claro que não é só isso, porém não se preocupe que quando usam dissonâncias são bem simples tb..
Espero ter ajudado... Abraços

willianmaja
Veterano
# mar/04
· votar


Rey

Ah se vc puder me passar as batidas tbm eu ficaria muito grato!!!! Adoro musica caipira.

willianmaja@hotmail.com

Rey
Veterano
# mar/04 · Editado por: Rey
· votar


Olá pessoal!!! Neste site tem algumas batidas básicas de alguns ritmos caipiras e alguns acordes básicos da viola afinada em E:

[url=http://www.mvhp.com.br/violac1.htm
]http://www.mvhp.com.br/violac1.htm
[/url]

A moda-de-viola é um caso particular, onde o sujeito canta e toca a mesma nota na viola, portanto cada música tem uma batida.
Nesse site tem uns vídeos de toques de viola:

http://sergio.dg.sites.uol.com.br/

Eu vou escanear algumas batidas e mando pra vocês!!!

Um abraço

Rey

Danielc
Veterano
# mar/04
· votar


Mandem umas batidas para mim tb!!!

Danielc
Veterano
# mar/04
· votar


Mandem umas batidas para mim tb!!!
danielcasu@bol.com.br

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Rey

Você é violeiro?

Rey
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
Sou aprendiz principiante de violeiro!!!
Na verdade eu tento aprender mas não levo o menor jeito pra coisa!!!

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Rey

Pelos comentários, acho você bastante familiarizado com a viola.

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Rey

O que vc acha de Almir Sater como violeiro? Toca muito né?

Rey
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
Eu tenho viola desde 1986, mas como só fui ter aulas em 1997, fiquei um pouco pra trás, uma aula por semana é pouco pra aprender o que é relevante pra música. Descobri também que eu não levo jeto pra coisa. Dessa forma, eu tento fazer as coisas do meu jeito, ouvindo, indo atrás de informação, tentando trazer mais gente para o mundo da viola, corrigindo as oitavas da viola dos amigos...

Com relação a violeiros, o Almir Sater toca direitinho, mas eu tenho algumas contra a pessoa dele. Num programa de TV ele chegou a dizer que a viola é um instrumento muito limitado, o que vários violeiros provaram que não é, por exemplo, o Roberto Corrêa tocando, sozinho, o Trenzinho Caipira do Villa Lobos, Odeon, do Ernesto Nazareth; o Paulo Freire tocando trechos da opera Carmen; um violeiro que eu não lembro o nome tocando o Hino Nacional...
Por aí dá pra ver que o limite não tá na viola, e sim no sujeito que a toca. Outra vez, no programa Viola minha viola, a Inezita Barroso pediu pro Almir Sater tocar uma das músicas antigas dele. Ele disse que não dava pra tocar pq teria que mudar a afinação da viola, mas mostraria uma música do disco novo. Nesse momemto ele pegou um violão de 12 cordas e mudou toda a afinação pra tocar a música nova. A Inezita ficou com uma cara estranha e nem disse nada. Eu achei que essa atitude dele foi muito desrespeitosa, não se faz isso pra Inezita, um marco da nossa música caipira. Mas o Almir toca bem sim.

Tente escutar alguma coisa do Roberto Corrêa, Passoca, Ivan Vilela, Rogério Gulin, Pereira da Viola, entre os novos. Das dulas, tente Zé Mulato e Cassiano, Tião Carreiro e Pardinho, Zé Carreiro e Carreirinho, Tonico e Tinoco, entre outros...

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Rey

É, o Almir pisou na bola neste programa. Eu tinha um vinil do Elomar e gostava bastante do jeitão dele de tocar. Há muito tempo que não ouço falar nele. Ele ainda toca?

lblack
Veterano
# mar/04
· votar


o Trenzinho Caipira do Villa Lobos


Al Majíd

É dessa musica que eu tava falando, e vi neste programa ( de muito boa qualidade), eu também vi o hino nacional..




Algumas pessoas não reconheçem o que essas pessoas representam para a musica e a cultura brasileira.

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


lblack

Trenzinho Caipira é boa.

Amplexos

lblack
Veterano
# mar/04
· votar


Amplexos
?

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Amplexos = abraços

lblack
Veterano
# mar/04
· votar


Amplexos = abraços

e porque quer cobrar direitos autorais nos amplexos, pelas contas to te devendo 2 reais???!?!?!?!


hhehhehehehhe

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


lblack

Como você é gente fina, vou colocar na conta. Final do mês acertamos. :D

Cassio
Veterano
# mar/04
· votar


Musica caipira é um xute no saco.
Não merece nem Tonante...

gabert
Veterano
# mar/04
· votar


Pronto! apareceu! tava demorando mas apareceu! O nomezinho da boneca? Cassio. Parabéns Cassio, nós não poderíamos ficar sem a sua colaboração preciosa e desrespeitosa. Vc é um ícone do Fórum, o senhor "opinião forte". Se não gosta, mala, desinfeta, procura outro tópico que te agrade, mas não vem encher o saco dos outros, anão mental!

evitaerc
Veterano
# mar/04
· votar


Cassio

Pelo jeito não sabes a diferença entre xitãozinho e xororo e musica caipira de verdade...

Rey
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
Não sei te dizer se o Elamar ainda toca ainda toca...

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Rey

Espero que ele não tenha encerrado carreira. Ele toca muito.

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


gabert

Calma...calma...ele só deu uma opinião. :D Talvez ele esteja confundindo mesmo a música caipira de raíz, com o atual sertanejo, que diga-se de passagem, também não gosto.

Amplexos

Cassio
Veterano
# mar/04
· votar


Sei a diferença, mas, cá entre nós, como disse o Majic, nenhum dos dois stilos merece atenção!!
Nem Inezita Barroso nem os Camargos, que a imprensa impõe às pessoas...

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Ôpa...não disse que os dois estilos não merecem atenção. Eu só não gosto do atual sertanejo como Bruno e Marrone por exemplo. Mas acho legal Pena Branca e Xavantinho, Tonico e Tinoco, etc. Estas duplas antigas que sabem bem usar a viola. Acho que a verdadeira música do campo é isso aí. Tenho um CD que escuto sempre, que é do Renato Teixeira e Pena Branca e Xavantinho, gravado ao vivo em Tatuí. Acho que guitarra, e alguns outros instrumentos não se encaixam bem na música do campo. Não tem nada a haver. O verdadeiro caipira usa o violão, a viola e outros instrumentos antigos que definem bem suas alegrias e tristezas.

Amplexos

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Outra coisa. As músicas de raíz, do sertão, não ficam só falando da mesma coisa, tipo: "eu choro todos os dias porque minha amada me traiu com outro peão". Eu não aguento este mesmo lenga lenga nestas músicas sertanejas atuais. As antigas falam de amor, da paisagem, da colheita, do carro de boi, da vaquinha, do cavalo preto etc. etc. Elas têm muito mais assunto, e por isso vejo muito mais riqueza nelas. Sem falar no instrumental que também é caipira e traduz pra gente a vida na roça ou no sertão.

Amplexos

ighorromero
Veterano
# mar/04
· votar


na minha opinião, toda cultura brasileira merece atenção. Com certeza a música caipira eh de grande importância nessa cultura, acho injuto dizer q a mesma não mereça "nem tonante" (pego pesado, hehe).
Mas pra falar a verdade eu num gosto ñ.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinação Caipira e Batida