Autor |
Mensagem |
Gabriel B Membro Novato |
# abr/17
Pessoal eu toco violão e viola caipira, uso a minha viola em cebolão ré e sei que ela tem cerca de 30 afinações diferentes. Porém ja ouvi falar de uma afinação chamada Guitarra ou Guitarrada (não confundir com a afinação meia-guitarra), que inclusive dizem ser a verdadeira afinação das folias de reis da qual eu também toco. Gostaria da ajuda de alguém que conhecesse essa afinação pra afinar minha viola, se pudesse me ajudar mostrando as notas de cada par de cordas por favor. Desde já obrigado porque ta dificil de encontrar.
|
Ismah Veterano |
# abr/17
· votar
Acho que é a oitavada, aqui no sul referida como ponteado do Paraná, o que tu quer. Fica DGCFA# ou EADGB# os pares.
No link que segue tem algumas bastante incomuns.
http://www.ntelecom.com.br/users/pcastro4/viola.htm
|
Amago Membro Novato |
# abr/17
· votar
Eu acho interessante esta afinação aqui
|
Lelo Mig Membro
|
# abr/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Gabriel B
Esta afinação não conheço... pelo menos não lembro.
Já testei muitas afinações na minha, mas há um bom tempo praticamente só uso a "Rio Abaixo" (afinação em Sol) - [não confundir com Rio Acima que é em Dó aberto].
Rio Abaixo --> Ré - Si - So l- Ré - Sol (da prima para o bordão), é a afinação "mais triste" e com a sonoridade que mais me agrada na viola.
|
Amago Membro Novato |
# abr/17 · Editado por: Amago
· votar
Lelo Mig Keith Richards usa esta afinação em sol aberto na guitarra. Na minha viola uso cebolão em D. O meu avo era folião e tocava viola, ele usava uma afinação estranha que eu não sei qual e, como ele não sabia explicar eu nunca descobri qual era, agora ele esta muito velho e caducando e nem toca mais nada, uma pena rsrs
|
Ismah Veterano |
# abr/17
· votar
Amago
Tenta pedir pra ele afinar a viola, e joga ela no afinador depois.
|
Amago Membro Novato |
# abr/17
· votar
Ismah
Eu devia ter feito isto que você sugeriu quando tive a oportunidade, há uns quatro anos atrás quando levei minha viola afinada em cebolão pra ele vê, eu me lembro de que ele pegou a viola tocou e reclamou que estava desafinada( só que não estava) então ele afinou ao modo dele e começou a tocar os toques que ele sabia. Hoje em dia ele não consegue mais, esta muito caduco.
|
Ismah Veterano |
# abr/17
· votar
Existem momentos de lucidez... Eu arriscaria.
|
Amago Membro Novato |
# abr/17
· votar
Ismah Não tem como, a coordenação motora do meu avo já esta comprometida também, ele já tem 87 anos
|
Ismah Veterano |
# abr/17
· votar
Sinto mui então! Mas ele deve se lembrar ainda de mais foliões, amigos dele... Sempre há mais alguém, o difícil é achar as pessoas certas.
|
Amago Membro Novato |
# abr/17
· votar
Ismah Já morreram todos. Ainda existi folia por aqui mas não fazem mas uso de viola,(infelizmente)só usam violão, acordéon, e percussão
|
Ismah Veterano |
# abr/17
· votar
Mas sempre tem algum elemento perdido. Se tens tempo a busca vale a pena.
|
Amago Membro Novato |
# abr/17 · Editado por: Amago
· votar
Ismah Realmente! Gostaria muito de ir mais a fundo nisto, apenas pelo valor cultural. Não tenho muito tempo não rsrs
|
Velho Carioca Membro Novato |
# abr/17
· votar
Uso no minha viola a afinação RIO ABAIXO, que é parecida com a afinação do cavaquinho, instrumento que toco há muitos anos.
|
Amago Membro Novato |
# fev/18
· votar
Assisti um video outro dia em que o violeiro dizia que para a viola ficar bem afinada tem que afinar o terceiro par em 437 hz, e o restante em 440 hz, experimentei aqui e não notei nenhuma diferença significante
|
Lelo Mig Membro
|
# fev/18 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Amago
"violeiro dizia que para a viola ficar bem afinada tem que afinar o terceiro par em 437 hz, e o restante em 440 hz, experimentei aqui e não notei nenhuma diferença"
Violeiro viado! Que anda com guitarrista.... Tem nojo de leite tirado da vaca e de pisa na bosta. Não toma cachaça e vai no McDonalds.
Daqui a pouco vai começar a falar que viola tem de ser de mogmo com escala em ébano.
|
Amago Membro Novato |
# fev/18 · Editado por: Amago
· votar
Lelo Mig Também achei a ideia meio estranha, olha o video aí
|