Ajuda com uma afinação da Viola Caipira

    Autor Mensagem
    Gabriel B
    Membro Novato
    # abr/17


    Pessoal eu toco violão e viola caipira, uso a minha viola em cebolão ré e sei que ela tem cerca de 30 afinações diferentes. Porém ja ouvi falar de uma afinação chamada Guitarra ou Guitarrada (não confundir com a afinação meia-guitarra), que inclusive dizem ser a verdadeira afinação das folias de reis da qual eu também toco. Gostaria da ajuda de alguém que conhecesse essa afinação pra afinar minha viola, se pudesse me ajudar mostrando as notas de cada par de cordas por favor. Desde já obrigado porque ta dificil de encontrar.

    Ismah
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Acho que é a oitavada, aqui no sul referida como ponteado do Paraná, o que tu quer. Fica DGCFA# ou EADGB# os pares.

    No link que segue tem algumas bastante incomuns.

    http://www.ntelecom.com.br/users/pcastro4/viola.htm

    Amago
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Eu acho interessante esta afinação aqui


    Lelo Mig
    Membro
    # abr/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Gabriel B

    Esta afinação não conheço... pelo menos não lembro.

    Já testei muitas afinações na minha, mas há um bom tempo praticamente só uso a "Rio Abaixo" (afinação em Sol) - [não confundir com Rio Acima que é em Dó aberto].

    Rio Abaixo --> Ré - Si - So l- Ré - Sol (da prima para o bordão), é a afinação "mais triste" e com a sonoridade que mais me agrada na viola.



    Amago
    Membro Novato
    # abr/17 · Editado por: Amago
    · votar


    Lelo Mig
    Keith Richards usa esta afinação em sol aberto na guitarra.
    Na minha viola uso cebolão em D. O meu avo era folião e tocava viola, ele usava uma afinação estranha que eu não sei qual e, como ele não sabia explicar eu nunca descobri qual era, agora ele esta muito velho e caducando e nem toca mais nada, uma pena rsrs

    Ismah
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Amago

    Tenta pedir pra ele afinar a viola, e joga ela no afinador depois.

    Amago
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Ismah

    Eu devia ter feito isto que você sugeriu quando tive a oportunidade, há uns quatro anos atrás quando levei minha viola afinada em cebolão pra ele vê, eu me lembro de que ele pegou a viola tocou e reclamou que estava desafinada( só que não estava) então ele afinou ao modo dele e começou a tocar os toques que ele sabia. Hoje em dia ele não consegue mais, esta muito caduco.

    Ismah
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Existem momentos de lucidez... Eu arriscaria.

    Amago
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Ismah
    Não tem como, a coordenação motora do meu avo já esta comprometida também, ele já tem 87 anos

    Ismah
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Sinto mui então! Mas ele deve se lembrar ainda de mais foliões, amigos dele... Sempre há mais alguém, o difícil é achar as pessoas certas.

    Amago
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Ismah
    Já morreram todos. Ainda existi folia por aqui mas não fazem mas uso de viola,(infelizmente)só usam violão, acordéon, e percussão

    Ismah
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Mas sempre tem algum elemento perdido. Se tens tempo a busca vale a pena.

    Amago
    Membro Novato
    # abr/17 · Editado por: Amago
    · votar


    Ismah
    Realmente! Gostaria muito de ir mais a fundo nisto, apenas pelo valor cultural. Não tenho muito tempo não rsrs

    Velho Carioca
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Uso no minha viola a afinação RIO ABAIXO, que é parecida com a afinação do cavaquinho, instrumento que toco há muitos anos.

    Amago
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Assisti um video outro dia em que o violeiro dizia que para a viola ficar bem afinada tem que afinar o terceiro par em 437 hz, e o restante em 440 hz, experimentei aqui e não notei nenhuma diferença significante

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Amago

    "violeiro dizia que para a viola ficar bem afinada tem que afinar o terceiro par em 437 hz, e o restante em 440 hz, experimentei aqui e não notei nenhuma diferença"

    Violeiro viado! Que anda com guitarrista.... Tem nojo de leite tirado da vaca e de pisa na bosta. Não toma cachaça e vai no McDonalds.

    Daqui a pouco vai começar a falar que viola tem de ser de mogmo com escala em ébano.

    Amago
    Membro Novato
    # fev/18 · Editado por: Amago
    · votar


    Lelo Mig
    Também achei a ideia meio estranha, olha o video aí



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com uma afinação da Viola Caipira