Viola caipira

Autor Mensagem
kapusho
Veterano
# mai/13
· votar


e aí, galera, chegou a minha viola giannini!

não vou fazer um revew aqui, até pq nunca tinha tocado uma viola, não tenho como comparar. mas vou deixar umas impressões iniciais.

a danada é made in china, então o acabamento é exatamente o q eu tava esperando: nenhuma falha que prejudique a tocabilidade, mas bem q podiam ter mais cuidado, principalmente na pintura do headstock (a parte interna da abertura das tarraxas não foi pintada, e a pintura da frente escorreu pra dentro).
qnt a escala, graças a Deus venho bem acaba , afina muito bem. os trastes, apesar de mal polidos, não tem cantos vivos e nem falhas.
a única coisa que tive que mexer foi nas tarraxas, que precisaram de um pouco de grafite, pois estavam muito pesadas. mas depois de uma ou duas afinadas, já entraram nos eixos.
a captação é das mais comuns, não é uma brastemp mas serve bem pra tirar um som elétrico dela. ainda não timbrei ela ligada, vai ficar pra outra hora.

como já disse, nunca tinha tocado viola, e sofri umas 2 ou 3 horas até estabilizar a afinação dela. afinei igual violão, de baixo pra cima E B G D A, só achei que a tensão das A ficou meio baixa, vou ver se troco essas cordas por umas mais pesadas, pra não correr o risco de desafinar qnd tocar ela nas primeiras casas

falando em afinação (eita post cumprido sô, kkkk) alguém usa essa afinação aí? se sim, vcs usam o encordamento de viola normal, ou substituem as cordas pro outras avulsas de tensão maior (tipo cordas de guita do jogo 011), pra melhorar a entonação e a tocabilidade?

LuccasFCampos
Membro Novato
# dez/13
· votar


Tenho uma viola da Rosini classica e estou aprendendo pela internet mesmo ,mas tenho um problema e de que muitos sites tem que ser pago para acessar todo o conteudo e pra mim num tem como pagar.
Como é o caso do
http://www.violaeponteios.com.br/site/index.php?option=com_content&vie w=category&layout=blog&id=47&Itemid=68
que parece ter quase tudo para se tornar um bom violeiro.
Se alguem tiver algum material de estudo da viola e quiser me enviar ficarei agradecido!

LuccasFCampos
Membro Novato
# dez/13
· votar


Tenho uma viola da Rosini classica e estou aprendendo pela internet mesmo ,mas tenho um problema e de que muitos sites tem que ser pago para acessar todo o conteudo e pra mim num tem como pagar.
Como é o caso do
http://www.violaeponteios.com.br/site/index.php?option=com_content&vie w=category&layout=blog&id=47&Itemid=68
que parece ter quase tudo para se tornar um bom violeiro.
Se alguem tiver algum material de estudo da viola e quiser me enviar ficarei agradecido!

LuccasFCampos
Membro Novato
# dez/13
· votar


Desculpe enviei duas vezes sem querer e não achei onde excluir!

Felipe_SD
Membro Novato
# mai/15
· votar


VitorH

Dedeiras se vc nao deixa as unhas crescer , ja pode comprar uma .

Ja vou responder todas suas perguntas. Em relaçao as dedeiras, recomendo que faça o uso de uma e deixe a palheta de lado, a palheta pode facilitar o aprendizado, mas certamente voce vai perder de aprender muito mais do que poderia.
A dedeira de metal em relaçao a de polímero, é muito mais desconfortavel de se tocar com ela, mas ela pode te dar alguns sons diferentes do que voce poderia tirar com a de polímero. Abrçs

Amago
Membro Novato
# abr/16
· votar


Desculpem-me se estou revivendo o tópico
Bem a corda D aguda da minha viola arrebentou e como moro num senhor fim de mundo coloquei uma mi agudo de violão no lugar ate poder comprar um encordoamento novo, digo poder não por falta de dinheiro mas por falta de meios de transporte para ir ate a cidade mais próxima ,resumindo tem problema colocar a corda do violão no lugar, tenho varias cordas mi de violão sobrando.

Amago
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: Amago
· votar


Ainda esperando por ajuda
cade os violeiros sumiram todos?

Amago
Membro Novato
# abr/16
· votar


E no passado queriam um fórum só para viola caipira :(

edigarlima
Membro Novato
# ago/17
· votar


Aulas de Viola por 4,90 cada em vídeo.
Visite:
https://favoritasdeviola.blogspot.com.br/

edigarlima
Membro Novato
# ago/17
· votar


MÉTODO DE VIOLA + 132 TABLATURAS
Por
19,90
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-758073285-metodo-e-tablaturas-p ara-viola-caipira-_JM

edigarlima
Membro Novato
# ago/17
· votar


PROCURANDO TABLATURAS?

http://meubrasilvioleiro.blogspot.com.br/

jairo bertoni
Membro Novato
# mai/19
· votar


gosto de viola de seu som tive umas 4 agora estou planejando construir a minha ..abraço

jairo bertoni
Membro Novato
# mai/19 · Editado por: jairo bertoni
· votar


Bom dia arranhadores da viola desse brasil varonil...na minha loucura ensandecida de construir minha viola ..estou na fase de escolher a madeira ..depois posto aqui o preço e qual madeira para o o fundo e laterais estou inclinado a comprar uma madeira conhecida coração de negro ou gombeira ..para o tampo o abeto alemão ou canadense ..o braço de cedro ..enfim isso tudo com o frete já com a madeira escolhida e tratada fica em torno de 800,00 bozos ..tenho uma velha rozini cinturada baleada vou restaurá-la pelo menos acho kkk e dela vou fazer minha nova viola ..kkk vou postando aqui os vais e vens os acertos e indefectívies e fatais k cagadas ..

Abraços sonantes violeiros e violantes ..

jairo bertoni
Membro Novato
# jun/19
· votar


madeiras escolhidas fundo e laterais coração do negro ou gombeira ..tampo abeto canadense ..braço de cedro escala ébano. depois vejo tarrachas etc ...abraço.

luongojr
Membro Novato
# jun/19
· votar


Boa tarde pessoal,

Estou à procura de luthiers de viola caipira. Quem são os melhores luthiers no mercado hoje? Alguém poderia me indicar?

Agradeço a ajuda!! Forte abraço!

jairo bertoni
Membro Novato
# jun/19
· votar


Estou à procura de luthiers de viola caipira. Quem são os melhores luthiers no mercado hoje? Alguém poderia me indicar?



os melhores difícil te dizer ..tem alguns mais conhecidos ..vergílio arthur lima ,marcos evangelista ,ferroni,luciano queiroz,pepineli e mais alguns fora as de fábrica xadrez,rozini,giannini,del vechio etc...dá uma pesquisada ..

luongojr
Membro Novato
# jun/19
· votar


os melhores difícil te dizer ..tem alguns mais conhecidos ..vergílio arthur lima ,marcos evangelista ,ferroni,luciano queiroz,pepineli e mais alguns fora as de fábrica xadrez,rozini,giannini,del vechio etc...dá uma pesquisada ..

Obrigado Jairo Bertoni!
Vou pesquisar esses nomes!

Valeu pela ajuda.

jairo bertoni
Membro Novato
# jul/19 · Editado por: jairo bertoni
· votar


https://www.youtube.com/watch?v=jl8jjK_arwc

https://www.youtube.com/watch?v=wKXoGrlUszU

Lelo Mig
Membro
# jul/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


luongojr

Estou por fora do mercado atual... tenho uma viola Del Vecchio, mas é bem antiga.

Caso opte por fabricantes convencionais, a Rozini me parece ser uma das melhores opções atualmente. Acho que vale a pena conferir:

http://rozinibrazil.com/categoria_de_produtos/viola-pt/

jairo bertoni
Membro Novato
# jul/19
· votar


Lelo Mig
Estou por fora do mercado atual... tenho uma viola Del Vecchio, mas é bem antiga.

Até tu lelo ? Porque fazes isso co mig? Perdoa não resisti kkk Pelo que entendi vossa exma pessoa é músico ..Como diria o digníssimo tião carreiro direto do túmulo do tempo que fez carreira e fama com a danada da viola esse que vos fala é um violeiro arranhador enganador

.Diletante e amador no sentido literal da palavra ..amo esse instrumento é paixão que como quase toda paixão não se explica..Desculpe as pretensas ou pré tensas brincadeiras As vezes a gente se acha engraçado memso sendo uma ilusão passageira .Abraço.

Lelo Mig
Membro
# jul/19
· votar


jairo bertoni

Na viola também sou um arranhador. E hoje bastante enferrujado. Minha viola esta parada, precisa trocar tarraxas e alguns outros ajustes. Um pouco falta de tempo e grana, tempos difíceis... um pouco falta de vergonha.

Mas a viola é um destes instrumentos mágicos, que nem precisa tocar tão bem para extrair belos sons.

Boa sorte.

jairo bertoni
Membro Novato
# jul/19
· votar


Mas a viola é um destes instrumentos mágicos, que nem precisa tocar tão bem para extrair belos sons.

verdade.

Princesa da viola
Membro Novato
# jul/19 · Editado por: Princesa da viola
· votar


A Viola Clássica, é uma Viola um pouco Maior, digamos que atendem bem na harmonias, (acompanhamento). A viola cintura um pouco menor e faz as duas funções, Solo e acompanhamento, já a de Ponteio , é mais recomendada para solos já que seu bojo(corpo) é menor e bem agudo o seu timbre, para acompanhamento não aconselho.

A classica não é aconcelhada para soloss????

Lelo Mig
Membro
# jul/19
· votar


Princesa da viola

"A classica não é aconcelhada para soloss????"

Nada a ver. Bobagem isso. Instrumento maior, de bojo maior costumam ser mais graves. Isso não é nenhum impeditivo. A sonoridade que mais lhe agradar é a melhor.

DeoAraujo89
Membro Novato
# jan/22
· votar


Boa Tarde gente!
Tenho uma viola rozini cinturada é a minha primeira e ainda estou aprendendo
levei no luthier para fazer uns ajustes mais finos e acabou que por conta da oxidação a corda G# (afinação cebolao em E maior) estourou. Como nao sabia da existencia de vários encordoamentos para cada afinação específica, comprei um encordoamento que nao suportou a afinação Cebolao E maior e estourou novamente a bendita corda g#
Ja estou com as cordas certas agora, Gianni cobra Cebolão em E maior.

Minha duvida é: tenho que trocar todas as cordas ou somente a g# ? será que vai dar diferença na sonoridade por serem de tensões diferentes?

Lelo Mig
Membro
# jan/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar


DeoAraujo89:

"será que vai dar diferença"

Amigo, pensa bem...

Só existem dois motivos para você não fazer a troca toda: Preguiça ou não querer "desperdiçar" o outro encordoamento que já esta na viola.

Acontece, que diferente de outros instrumentos, a viola possui um encordoamento certo para cada tipo de afinação que for usar.

Então as cordas possuem calibres diferentes para suportarem com certa margem determinada afinação. Os calibres e sequência de uma Cebolão são diferentes de uma Rio Abaixo (afinação que uso) por exemplo.

Desta feita, coloque o encordoamento todo correto no instrumento, não faça gambiarra. Faça o certo, agora você já sabe, não irá cometer o mesmo erro.

Além de que vai usar somente uma corda nova e guardar o resto novinho (faltando uma) prá quê?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Viola caipira