Viola caipira

Autor Mensagem
lblack
Veterano
# mar/04


No fim-de-semana eu estava vendo o programa viola minha viola, e vi uma dupla tocando a musica "trenzinho caipira" essa musica é de um compositor conheçido mas não estou me lembrando agora,um deles que fazia base estava com um violão comum (6 cordas) o outro que solava tava com um de 12 cordas, além do som do violão ser lindo..a musica era maravilhosa, e o violonista (solista, que tinha a unha d polegar e do indicador com masi ou menos und 2 centimetros)tinha uma tecnica incrivel fiquei impressionado com a habilidade do cara, eu até anotei o nome deles pra ver se acho outras musicas, tenho certeza que não sei 1% do aquele cara sabe, mas um dia ainda chego lá!

Dr destino
Veterano
# mar/04
· votar


é isso aí, perseveras e triunfará

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Villa Lobos

lblack
Veterano
# mar/04
· votar


Villa Lobos

Isso! essa musica é muito bonita não?

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


É sim...muito bonita.

Cassio
Veterano
# mar/04
· votar


Tem letra cifrada por aí??

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Infelizmente não tenho. Mas acho que já vi a partitura em algum site. Deixe-me lembrar...

lblack
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd

Você fica o dia todo com uma janela do forum aberta né?

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


lblack

Cara, hoje aqui no serviço não teve nada pra fazer. Aí eu fico aqui observando e enquanto isto entro também em sites de violão e música. Tô à tóa mesmo...heheh....

Rey
Veterano
# mar/04
· votar


lblack
Só lembrando que a viola caipira tradicional tem 10 cordas(5 pares). Pello que eu sei, existem violas de 5, 6, 7, 10, 11, e 12 cordas, sempre em 5 ordens de cordas. Assim, a viola de 12 cordas tem 3 cordas duplas e 2 cordas triplas. E o Roberto Corrêa tem uma gravação do Trenzinho muito boa, onde ele toca sozinho. Vou deixar no e-mule, tá aqui o endereço: ed2k://|file|01-Trenzinho.do.Caipira.Roberto.Corrêa.mp3|3517919|5CC63E 08E1221A933E3AE8F4B755E77D|/

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/07
· votar


com a movimentação do topicos sobre viola, me animei a divulgar um pouco mais esse estilo/instrumento ... vamos manter a procura para podermos ter argumento e fato para criar o forum apenas de viola ...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/135055/

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=4&t opic=145797&page=-1#21

Handrey Mazzini e Viola
Veterano
# set/09
· votar


Acho que é preciso criar um forum somente para o gênero raiz e viola caipira, pois junto com o instrumento vem uma mundo cultural de nossas raízes... A sim, não existe viola com 12 cordas não, existe violão com 12 cordas que se chama também por Craviola, viola mesmo são dez cordas... Abraço!!

Kamus23
Veterano
# set/09
· votar


Handrey Mazzini e Viola

O problema é aqui no FCC, são poucas pessoas que tocam viola caipira...

Eu, mais o Prof. Roselio (Acho que é isso), só nois 2 eu conheço...

Aqui no FCC a maioria é guitarra

BrandieLLi
Veterano
# set/09 · Editado por: BrandieLLi
· votar


Handrey Mazzini e Viola

Na boa cara, eu posso estar errado, mas pra mim craviola são aqueles violões diferentes da giannini. Eu as vesez falo que tenho um violão 12 cordas e o cara fala "nossa, vc tem uma craviola?" e eu sempre falo "não, eu tenho um violão 12 cordas".
Eu sinceramente nunca pesquisei a ogirem desse nome pra saber mesmo.

Gostaria que alguem com mais conhecimento desse uma opinião.
E desculpa fugir um pouco do assunto principal...

Abraço

zélo cardoso
Veterano
# set/09
· votar


Me solidariarizo na criação de um Forum para viola caipira, também estou estudando esse instrumento incrivelmente lindo!!!
Um abraço, Zélo Cardoso

Prof. Grosélio
Veterano
# set/09
· votar


BrandieLLi
mas pra mim craviola são aqueles violões diferentes da giannini.
É isso. Craviola é aquele instrumento de 12 cordas da Gianinni e que a caixa acústica tem o formato de gota d,agua. Os outros são violão de 12 cordas. Viola caipira tem 10 cordas. A viola é aquele instrumento que parece um violino, mas tem o som mais grave.

Handrey Mazzini e Viola
existe violão com 12 cordas que se chama também por Craviola,

Violão de 12 é um instrumento. Cravola é outro. Apesar da afinação e a ordem das cordas ser a mesma do violão de 12.

Kamus23
são poucas pessoas que tocam viola caipira...

São poucos que tocam viola e frequentam o FCC. Ainda não há necessidade de abrir um tópico só para viola. Eu acho.

João Pedro Strabelli
Veterano
# jul/11
· votar


Complementando algumas informações

A viola caipira é um instrumento com cinco pares de cordas duplas mas já existiu violão com do jeito que o Rey falou, três duplas e duas triplas. Foi na Europa, quando estavam desenvolvendo do violão. Como se usavam cordas de tripas naquela época, o som era baixo e, para aumentar o volume, começaram a duplicar e a triplicar as cordas. Com o tempo, as técnicas de construção melhoraram e passaram a usar cordas simples e a sexta corda foi incorporada;

A Craviola é um instrumento musical criado pelo Paulinho Nogueira usando as mesmas cordas que um violão de 12. Alguns luthiers estrangeiros já usaram este modelo, mas ele é genuinamente brasileiro. Só não sei informar se a patente ainda está com a Giannini ou não.

TerraSkilll
Veterano
# abr/12
· votar


Pois é, meus amigos. Eu tentei, tentei e não resisti: vou comprar uma viola caipira. E se viver o bastante, uma craviola também (mas isso deixemos para outro post). Por hora, como todo bom iniciante, estou cá com minhas dúvidas, e espero poder saná-las antes de me aventurar nesse novo mundo.

A primeira (e talvez mais óbvia) é sobre o instrumento em si. Em minhas pesquisas sobre modelos, logo notei um detalhe importante: a variedade de modelos, destacando-se três principais (os mais comercializados, por assim dizer):
- Clássica: tamanho maior, pende para os graves e médios;
- Cinturada: tamanho intermediário, bons em médios, pendendo para os agudos;
- Ponteio: a menor das três, com foco em médios e agudos;

Além das diferenças que eu levantei (e que podem estar erradas, perdoem minha inexperiência), que mais se pode dizer entre esses modelos? Que me recomendam, como iniciante, considerando que tenho alguma experiência com violão e contrabaixo?

Segundo: estou pendendo fortemente para a aquisição de um modelo Rozini, série Presença Brasil (provavelmente, a Clássica, mas isso eu pretendo decidir "na hora", com o instrumento em mãos), que está na faixa de 500~700 reais. Se alguém tiver alguma opinião sobre ele, ou a marca, gostaria de ouvir. Sugestões de outras marcas, se estiverem numa faixa de preço similar, também são bem vindas.

Terceiro: como não costumo deixar as unhas grandes (nem pretendo, até pelo contrabaixo), acredito ser recomendado o uso de dedeiras. Faria bem em já adquiri-las agora? E palhetas, existe o uso de palhetas na viola, com o mesmo objetivo de uma dedeira? Complica a execução?

Quarto: quais marcas de encordoamentos são boas quando se fala de viola? Qual o tempo que um encordoamento costuma durar?

Quinto: que material de estudo me recomendam? Sei que há muito material pela net, mas falo de livros e dvd's mesmo, como os vendidos pela Irmãos Vitale. Naturalmente, algum bom material online será bem vindo.

Acho que é só por enquanto. 'gradeço desde já, sô.

Abraços.

VitorH
Veterano
# abr/12 · Editado por: VitorH
· votar


1° -Não vou saber te informar qual a melhor para um iniciante .
2°- Tenho uma da rozini segue o link.
http://www.rozini.com.br/Defaultb.asp?area=10&cat=5&Produto=76
cara violinha muito boa e quando eu comprei estava nessa faixa de preço que vc falou 500-700 a minha foi 550 deve tar mais barato.
Dedeiras se vc nao deixa as unhas crescer , ja pode comprar uma .
Palheta? me falaram se um violeiro veio (experiente) ver vc tocando com palheta ele te bate kkk entao recomendo uma dedeira.
Complica a execução? , depende eu compro ja com intenção de lixar minha dedeiras tem umas que vem com a ponta gigante e eu nao gosto, olhe bem quando for comprar amigo ve se nao aperta pq tenho uma que meu dedo fica gelado na ponta de tao apertada O.o.

Marcas de encordoamento D' Addario ja percebi que elas duram mais.

Links para estudo:
http://www.primeirosacordes.com.br/viola-caipira/blog/pagina-28

http://daniel-viola.blogspot.com.br/2011/06/musicas-cifradas-para-viol a-caipira.html

http://www.amantesdaviola.com/acordes

http://www.mvhp.com.br/violac3.htm

http://www.violaeponteios.com.br/site/index.php?option=com_content&vie w=category&layout=blog&id=47&Itemid=68

http://www.corvocampeiro-corvocampeiro.blogspot.com.br/ (O MELHOR DE TODOS NA MINHA OPINIÃO APRENDI MUITA COISA COM ELE )

Olha amigo saiba que vc vai adquirir um instrumento com muita cultura como todos . Nada é facil vc ja deve ter ouvido isso (toca contra-baixo e violão)
Te desejo Boa sorte e boa compra
Abraços.

MatheosXpt
Veterano
# abr/12
· votar


Esse foi o tópico mais revivido que já vi. 'o.o Tópico imortal

Dúvida: quem sabe tocar violão sabe tocar viola?

Tem uns sertanejos que ficam muito top no som da viola, uma amiga minha toca, fica muito bonito o som.

VitorH
Veterano
# abr/12
· votar


MatheosXpt
Dúvida: quem sabe tocar violão sabe tocar viola?

Não mesmo.
Pode facilitar , ''Pestana , agilidade, dedos calejados (lembrando que vao calejar em dobro 5 pares com 2 cordas de aço cada ) mais é igual eu falei determinaçãoe estudo que vc chega lá.
Abraço

TerraSkilll
Veterano
# abr/12
· votar


VitorH
Pois é, pretendo comprar uma Rozini mesmo, a não ser que surja uma opção mais viável. Sabe me falar da diferença entre os modelos (ponteio, clássica, cinturada)?

Dedeiras se vc nao deixa as unhas crescer , ja pode comprar uma .
É, unha grande me incomoda muito no baixo, e como não pretendo abandoná-lo jamais, comprarei as dedeiras. Vi que te umas de metal. Você já usou? É melhor começar com as de plástico?

Palheta? me falaram se um violeiro veio (experiente) ver vc tocando com palheta ele te bate kkk entao recomendo uma dedeira.
Bom saber, não vou correr esse risco kkkkkkkkkkkk

Complica a execução? , depende eu compro ja com intenção de lixar minha dedeiras tem umas que vem com a ponta gigante e eu nao gosto, olhe bem quando for comprar amigo ve se nao aperta pq tenho uma que meu dedo fica gelado na ponta de tao apertada O.o.
É, nesse caso vou ter de experimentar e ver como me adapto. O aperto deve ser justamente pra elas não saírem fácil, mas se meu dedo cair eu processo o fabricante.

Os materiais que você postou eu vou deixar pra fuçar quando tiver com a viola na mão, pra não me afobar muito agora.

Valeu pelas respostas. Postarei aqui as novidades.

MatheosXpt
Esse foi o tópico mais revivido que já vi. 'o.o Tópico imortal
Eu pensei em fazer um tópico novo, mas aí já viu: "use a busca, tópico repetido e blábláblá".

Abraços.

VitorH
Veterano
# abr/12
· votar


A Viola Clássica, é uma Viola um pouco Maior, digamos que atendem bem na harmonias, (acompanhamento). A viola cintura um pouco menor e faz as duas funções, Solo e acompanhamento, já a de Ponteio , é mais recomendada para solos já que seu bojo(corpo) é menor e bem agudo o seu timbre, para acompanhamento não aconselho.

Vi que te umas de metal. Você já usou? É melhor começar com as de plástico?
Nunca usei ,recomendo uma de plastico.

Trombini
Veterano
# abr/12
· votar


Galera,
Eu toco violão e fazia tempo que tava afim de aprender tocar viola.

Eu comprei uma viola Hofma HBG 376 (550 Rs)
Ativa, Afinador e com entrada P10 e XLR
http://www.eagle.com.br/h_detprod_cordas.asp?txtID=156

Com sinceridade galera, Alguém conhece, É uma viola boa.
Abraços.

coroa legal
Veterano
# mai/13
· votar


Aprendi muito sobre viola caipira acessando o site Violeiros do Brasil, vendo os vídeos do you tube, e aqui neste forum , que é fenomenal!

coroa legal
Veterano
# mai/13
· votar


A Internet tem vasto material sobre viola caipira. Comprei métodos de viola caipira. E treino.....treino.....treino.

coroa legal
Veterano
# mai/13
· votar


E quem já tocar violão e quizer tocar viola sem esquentar muito a cabeça, pode afina-la pela afinação natural, a mesma do violão.

kapusho
Veterano
# mai/13
· votar


TerraSkilll

cara, se vc não comprou ainda, dá uma olhada nas giannini, eu comprei uma, tô esperando chegar. qnd pegar em mãos, posto alguma informação mais embasada

pois é, eu comprei uma na curiosidade. toco guita e violão, e atualmente tô tocando blues, hard rock e pop rock. me aticei em comprar uma depois q vi os caras do "rock de viola" tocando aqualung no jô soares kkkk

dom de Deus
Veterano
# mai/13
· votar


aguem já tocou na viola autografada do divino? faz tempo que tou de olho.

amanhã vou tentar liga lá e troca alguma ideia e perguntar se é feita a mão e tal e tal coisa.....................

vou postar o link logo abaixo se aguem já tocou eu gostaria de saber a respeito dela.

http://www.divinoedonizete.com.br/

dom de Deus
Veterano
# mai/13
· votar


é só rolar a pagina para ver a viola.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Viola caipira