Autor |
Mensagem |
artur Veterano |
# mar/04
Tenho violão gianine que amo de paixão, mas depois que os desastrados do meu irmão juntamente com o nosso tecladista deram-lhe uma baita queda seu braço começou a empenar.Fiquei sabendo q eu mesmo poderia ajeita-lo utilizando uma chave "l" no tensor do braço, daria certo???
Preciso saber, pois eu ficaria desolado se alguma coisa acontecesse ao meu querido violão.
Socorro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
|
RATM Veterano |
# mar/04
· votar
Pode ter sido apenas uma coincidencia o seu violao cair e compeçar a empenar depois, mas em todo o caso..
Se o seu violao tiver tensor, ele pode ser regulado sim, mas tome mto cuidado, pois mecher com braço de instrumentos de corda nao eh brincadeira, cara.
Eh corda de aço??
|
artur Veterano |
# mar/04
· votar
SIM. A CORDA É DE AÇO!!!
|
RATM Veterano |
# mar/04
· votar
O violao eh pra corda de aço, neh??? Pq se nao for, troke logo essas cordas pela de nylon, senao vc vai perder seu violao daki a pouco.
|
Johnny Veterano |
# mar/04
· votar
artur É dificil alguem aqui do forum avaliar o seu problema em particular. Eu te aconselharia levar o seu violão a um luthier e assim vc ter a opinião de um profissional que está com o seu instrumento nas mão. Geralmente em quedas o que mais se danifica (sem citar o acabamento) é a caixa mesmo. Deve-se dar uma olhada se o leque (estrutura de madeira atras do tampo) não foi comprometida. Se ela estiver solta ou danificada a tensão das cordas vai começar a tracionar o tampo e as cordas vão levantar dando a impressão de que o braço ta empenando. Neste caso quem está empenando é o tampo e vc percebe que ele começa a ficar ligeiramente abaulado e se isso não for concertado pode terminar com a ruptura do tampo bem na linha atras do cavalete. Cara... em geral problemas com o leque significa: "Compre outro violão"! É algo muito complicado de se resolver, bem mais difícil que um braço empenado.
|
gabriel pedroza Veterano |
# abr/05
· votar
alguem conheci um luthier aki na regioa do RN?
|
capitão america Veterano |
# abr/10
· votar
ai galera minha guitarra ta com o braço empenado para frente (sentido contrario as costas) quero saber pra q lado e quantas voltas dou no tensor vlw
|
Arimoxinga Veterano
|
# abr/10 · Editado por: Arimoxinga
· votar
capitão america
cara vc postou no canto errado tem um topico só para pergunta de luthiaria vai lá que o bertola vai te dizer! mais adiantando eu já desenpenei um pouco ou braço da minha ele tava empenado da maneira tradicional deixando as cordas altas então eu apertei o tensor 1/4 de volta e deixa umas doze horas sem cordas q vc já vai ver que vai voltar!
no seu caso acho que empenou para traz deixando as cordas muito baixas e trastejando no meio certo? se foi vc tem que folgar o tensor mais só 1/4 pro vez entendeu tira as cordas e folga e deixa no minimo 12 horas sem cordas! se fizer dessa forma não ira perder o braço da guitarra!
|
capitão america Veterano |
# abr/10
· votar
ai vei foi mal so botei pra procurar no google e nem vi o topico q eu tava mas valeu tu me ajudou muito.
|
make157 Veterano |
# mai/10 · Editado por: make157
· votar
pessoal, comprei um violãozinho aqui vagabundo da memphis 150 pilas só pra aprender a tocar. mas desconfiei que ele tava empenado. ai olhei umas dicas aqui e fiz aquela de apertar na 15ª casa e na 1ª; e realmente a distancia que fica entre a 6ª corda e o 7º traste é bem grandinha, a distancia é +- a grossura da 6ª corda. e quanto mais para fora menor a distância.
e ai, ele ta empenado mesmo né? ou é assim mesmo?
ele tem 3 meses de garantia, eu posso trocar será?
|