Suporte p/ Violão = empena o braço? E como saber quando o braço está empenado?

    Autor Mensagem
    Nas coxa
    Veterano
    # fev/05


    Salve galera...
    Guardar o violão em suporte com o apoio de braço, empena o braço? Qual a melhor posição para guardar o violão a fim de evitar problemas com o braço dele? E como saber quando o braço está empenado? Grato quem puder ajudar...

    Wladimir58
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Ola, tudo bem?

    Se o suporte ou descanso empena o instrumento, depende alguns fatores: O Bom é guardar o instrumento sempre com as cordas frouxas, jamais afinado, as cordas com o tempo tendem a perder a elasticidade e por isso mesmo fazem mais pressão forçando o braço. Eu sempre coloco o meu instrumento no descanso virado com as costas do bojo para cima, quer dizer a inclinação do descanso fica contra a tenção das cordas. Um instrumento empenado geralmente mente nas notas.

    Valeu?

    O gordo
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    opa! eu tenho um truquezinho pra ve c ta empenado, minha professora me ensino... eh soh apertar a ultima e a primeira casa, dai vc olha de cima c a corda (na proximidade da decima segunda casa) esta quase encostada no traste, c estiver NÃO está empenado, se tiver longe quer dizer que está (dãã)
    flw!

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Nas coxa

    Eu uso suporte, só que sem apoio para o braço.
    Se o peso do violão ficar sobre o braço, há grande chance dele empenar.
    O suporte que tenho apoia apenas no corpo do instrumento.
    Se vc tiver que deixar apoiado na parede, apoie com as cordas viradas para ela.

    Felipe Weber
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    pra guardah sem empinah o braço basta apoiar ele na parede/suporte com as "costas" viradas pra fora (o braço geralmente empena pra frente, entao o melhor é apoiar ele "forçando" o braço pra trás, onde ele tem mais apoio)

    Nas coxa
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    ok galera, muito obrigado pela ajuda dada até o momento. Forte Abraço a todos.
    E fico no aguardo de maiores sugestões.

    Leo-RJ
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Felipe Weber

    Olá, não entendi direito a forma como você aconselha a deixar o violão no apoio de parede. Como é isso?

    Eu digo aqueles apoios simples, que segura apenas a parte lá de cima do braço.

    Abraços!

    albertoellobo
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: albertoellobo
    · votar


    Leo-RJ

    Cara, imagine seu violão... vc pega o lado do braço que tem as cordas e apoia o violão em pé sobre alguma superfície e com esse lado do braço virado para a parece, apoiando a mão (ou headstock) na parede de um jeito que forme um ângulo de 25° ou 35°... assim:

    |\
    | \_
    |..\ \
    |...\ \
    |__ \_\_________

    Sendo o Angulo um pouco fechado que esse desenho tosco, hehehe....
    E, é claro, dentro de um bom Bag ou capa, de preferência acolchoada ou térmica.

    Abraços.

    banzatto
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    eu guardo meu violão apoiado na parede com as cordas pra parede!
    como no desenho acima!
    eu acho que suporte empena pq apoia nas cordas qdo na posição certa (costas pra cima)

    Leo-RJ
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Nossa, quanta técnica.

    Valeu mesmo gente. Agora sim a coisa está ficando boa, acho que estou fazendo tudo corretinho.

    albertoellobo

    Perfeita a explicação. Por acaso, mesmo sem saber, já o estava deixando assim.

    Abraços!!

    banzatto
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Leo-Rj
    não se esqueça de limpar as cordas com um pano limpo e seco! toda vez que acabar de tocar! isso tira as celulas mortas ! com elas enferruja mais rapido as cordas!

    Leo-RJ
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    albertoellobo

    Nesse meu Di Giorgio 18, apoiando a mão toda na parede, dessa forma que explicou, ele fica justamente neste ângulo entre 25º e 35º.

    banzatto

    Ok, já li isso por aqui. Porém, mesmo com cordas de nylon eu devo fazer isso?
    De qualquer forma, sempre passo uma flanela de leve no violão após o uso para retirar a gordura da pele que sempre fica no bichinho. E também o guardo com capa.

    Abraços!

    albertoellobo
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Leo-RJ
    Ah... já ia me esquecendo... se vc for deixar o violão muito tempo parado, tipo duas semanas ou mais sem tocar nada nele, faça um revezamento de posições: deixe ele alguns dias deitado em superficie plana (pode ser em cima da cama), com as cordas voltadas para baixo, pra que o braço não fique muito rígido (se isso acontecer, vc tera que usar encordamento pesado no violão por um bom tempo, até devolver o braço à posição original). Além disso, afrouxe as cordas um pouco pra polpar o Cavalete (não descolar) e o tampo (não ovalar). E não esqueça de colocar um saquinho de silica junto com o violão dentro da capa, pra retirar a umidade de evitar alguns fungos e bactérias.

    Abraços, Léo!

    Leo-RJ
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    albertoellobo


    Certo. Está tudo anotadinho aqui :)

    buruna
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    caraca e muita susgestões valeu mesmo pessoal

    FernandoLuis
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Esse é o verdadeiro suporte para guitarras:

    http://jumboguitarstand.blogspot.com/

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    FernandoLuis
    porra, tu se cadastrou tem 1 semana e ja levantou 300 topicos alem do q vc criou só pra mostrar esse suporte... propaganda é proibida!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Suporte p/ Violão = empena o braço? E como saber quando o braço está empenado?