Pegada mais pesada em violão de nylon

    Autor Mensagem
    Anthony_Kiedis
    Veterano
    # fev/04


    Oi pessoal, eu queria saber se há uma forma q fica legal pra dar uma pegada mais "hard" com um violão de nylon... Por exemplo eu acho q tocar powercords nesse tipo de violão eu acho que não sai mto bom... alguém tem alguma alternativa, dica, ou opinião sobre isso???
    Faloww

    ddddd
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Afina (1/2) tom ou um tom abaixo ...

    paulao_jazz
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    pluga o nylon num marshall, poe a distorção no talo e manda ver!

    ahueahieuaeaiueahieauhaihauiae, zuera, mas eu já fiz isso num ensaio da minha banda, ficou absolutamente traaaash!!!!

    Seadog_Ctba
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Anthony_Kiedis
    Realmente não vai ficar lá muito "pesado"...
    Pra faver uns Groove's, Funck, Soul e Black, fica do animal...!!!!!
    Saca a sonzêra que o Djavan, Ed Mota, Simoninha, Jorge ben, Jorge Vercílio fazem com um nylon...

    Mas Hard fica tosco... nem plugado rola... acho péssimo!!!!!

    Johnny
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    ddddd Pelo contrário cara... se vc afinar abaixo da afinação normal é mais fácil a corda "estalar" ... vc deve afinar acima! Ou então vc deve comprar cordas "Extra Hard Tension" Vc consegue um som metálico legal... aliás a variabilidade de timbres é bem maior que se vc estiver usando um violão aço.

    RATM
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Johnny

    C eh loko afinar meio tom acima???? Alem de poder comprometer a estrutura do instrumento, ele vai ficar com um jogo de cordas a menos, pois vao tudo estourar..

    Anthony_Kiedis

    A melhor alternativa eh vc vender seu violao, e comprar um de cordas de aço.

    Johnny
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    RATM

    Ahahah... só por afinar meio tom acima?! Não aumenta a tensão das cordas de NYLON em quase nada! Se o instrumento for um violão clássico não tem problema nenhum! Quando troco as cordas eu afino o violão dois tons acima e meto rasqueio para fixá-las melhor. E depois mesmo afinado no Lá 440 eu puxo as cordas para elas darem mais uma "acentada". E cara.... fazem mais de 6 anos que não estoura uma corda em nenhum dos meus violões! Elas estouram por algum defeito da corda ou no intrumento ou por estarem velhas demais.

    RATM
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Johnny

    Blz, entao deixa seus violoes afinados meio tom acima por 2 meses, q vc vai ter um novo instrumento!!

    Berimbau!


    Ah, e eu NUNCA estourei nenhuma corda dos meus violoes.
    25 anos de praia.

    evitaerc
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    RATM

    uhauahuauhau o berimbau foi foda kra, mas achu q num tem problema, a tensão de meio tom a mais num ehh muita coisa não

    evitaerc
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    RATM

    uhauahuauhau o berimbau foi foda kra, mas achu q num tem problema, a tensão de meio tom a mais num ehh muita coisa não

    Johnny
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    RATM Cara... qual é o seu violão e que encordamento vc usa? Desculpa cara... não estava querendo ofender (as vezes escrever não deixa muitos recursos.) Bom... eu tenho 15 anos de violão erudito em conservatório e estou a uns 7 anos tocando em orquestra. Qual são as suas relações com o instrumento? Vc toca com um grupo, que estilo?

    Eu uso encordamento Savarez Super Alta Tensão no meu João Batista e sempre afino uns 2 tons ou 1 1/2 tom logo que troco as cordas e lasco o rasqueio e toco bastante para fixar as cordas. Isso associado a um nó especial que aprendi com o Contrerars em Madrid deixa as cordas fixadas logo nos primeiros 30 minutos e é dificil ela escorregar mais. O que pode acontecer é a própria corda lacear, mas isso quase não acontece com esse encordamendo que uso. Pois é... tenho esse violão a 6 anos e ele continua perfeito, alinhadinho! Só que o som dele abriu!

    Johnny
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Hehehehehe... o meu berimbau João Batista parece mais com um violão mesmo!

    Johnny
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    evitaerc Vc concorda comigo cara? Em violões clássicos se houver algum empenamento do braço por mínima diferença na tensão das cordas (de nylon - a tensão é muito menor que nas de aço) há um problema com o braço. Do tipo... o corde não foi feito seguindo o padrão de corte dos luthiers. Existe um tipo de cedro que envelhecido (seco) e cortado de maneira correta só empena se vc aplicar um Tensão de cisalhamento muito alta. Por isso que os violões Clássicos não têm tensor no braço. Não precisa! Mas se entortar o braço é por que ou vc está tratanto muito mal do violão ou então vc comprou um quase violão clássico.

    Curitiba
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Johnny

    Concordo plenamente com vc, faço exatamente a mesma coisa para afinar meus violões e nunca nenhuma corda arrebentou ou a afinação danificou qq coisa no instrumento.
    Tem como vc explicar o nó que vc aprendeu com o Contreras? Uso cordas D´Dario (ñ me lembro como se escreve), faço a laçada tradicional no cavalhete, porém leva muito mais tempo para a afinação "ascentar".
    Valeu!!!!

    evitaerc
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Johnny

    Po geralmente quando empena pode ser pq vc tratou ele mal tipo deixar tomando muito calor, ou por defeito estrutural, um amigo do meu pai comprou um violão de um luthier famoso aqui do rio (sem citar nomes) e alguns violões deste cara estavam empenando depois de um certo tempo, mas ae foi problema de uma serie. Mas geralmente é algo que não ira acontecer so se vc colocar aço!!

    Johnny
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Curitiba Eu vou tenta explicar mais ou menos... vai ser difícil, mas vou tentar!

    Os Bordões são mais faceis de prender. Em vez de vc dar todas aquelas voltas na corda vc só da uma volta prendendo a ponta da corda por baixo dela mesma na parte de atras do cavalete. Vc passa a corda pelo furo, envolve ela mesma pelo outro lado e prende a ponta atras.

    As primeiras cordas são um pouco mais complicadas. Vc deve envolvê-la e depois dar um nó simples e ir apertando esse nó na parte de traz do cavalete. Bom... é meio dificil de explicar... seria bom demonstrar como fazer...

    Hehehehe.... tentei...

    RATM
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Eu tenho um Eagle DH69, um Eagle GL36EQB, um Washburn Craig Chaquito Signature, e um q eu nao uso por ter um valor sentimental mto grande pra mim q eh um Ressonator de 1953 deixado pelo meu avo.. Ah, como a minha grana eh curta, eu uso D´addario J43.

    Cassio
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    ''..vc só da uma volta prendendo a ponta da corda por baixo dela mesma na parte de atras do cavalete. Vc passa a corda pelo furo, envolve ela mesma pelo outro lado e prende a ponta atras. ...'
    Traduzindo, como seria?

    Johnny
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Cassio Puxa cara... assim só escrevendo vai ser complicado de explicar! É como ensinar a fazer origami só escrevendo! Bom... eu vou ver o que posso fazer dae eu posto!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pegada mais pesada em violão de nylon