Fernando Veterano
 |
# 27/mai/25 09:52
Fala, galera!
Recentemente comprei o Yamaha TAG3C Transacoustic e confesso que estou em lua de mel com o violão. Vou compartilhar minhas impressões iniciais aqui com vocês (não é um review supercompleto, pois estou há poucos meses com ele).
Essa é a 2ª geração Transacoustic, aquela série de violões com efeitos embutidos. Pelo que sei, a Yamaha foi pioneira nessa tecnologia, que agora está presente em várias marcas. A 2ª geração Transacoustic inovou novamente ao incluir um looper embutido no violão - foi exatamente essa função que me motivou a comprá-lo. É simplesmente mágico e inspirador tocar com ele, explorar ideias e tudo mais.
Os efeitos de delay, reverb e chorus foram melhorados, podendo ser controlados por um app específico. O violão também tem afinador e sinal bluetooth, funcionando como uma verdadeira "caixa de som". Você pode rodar uma backing track ou uma música nele e tocar em cima. Muito legal!
Trata-se de um violão completamente sólido, com corpo de mogno, tampo de spruce e escala de ébano. O som acústico dele é muito bom, mesmo sem efeitos. As cordas de fábrica (Elixir) são um pouco agudas pro meu gosto, pretendo colocar Daddario em breve. Testei pouco o som plugado, mas gostei (há um controle de volume na boca do violão).
Como contras, admito que é um violão caro, ainda mais considerando que é fabricado na China. O nut, saddle e pinos são de plástico - poderiam ser de Tusq ou osso. Apesar de vir com um softcase bem elegante, acho que um hardcase cairia bem considerando o valor. O acabamento é muito bom, mas encontrei um leve desalinhamento nas últimas marcações da escala. Novamente, pelo preço, acho que isso não deveria existir. Mas relevei.
No geral, para mim, foi uma aquisição que valeu muito a pena. É meu instrumento mais divertido e empolgante. Não preciso plugar um cabo sequer para tocar com efeitos e usar o loop. Estou curtindo demais!
Segue abaixo um vídeo com o timbre dele, gravado de forma simples com o celular:
|