Autor |
Mensagem |
guilherminhoGOD Membro Novato |
# set/22
· votar
thidal
Amigo, sinceramente, você está complicando de mais sua vida. Não existe segredo nem nada para tocar músicas, ou como você diz, repeti-las. Apenas pegue seu violão, escolha uma música e vá em frente. Perceberá que a música tem acordes em formato de cifras e que para os tocar será necessário usar uma batida (ritmo). É isso que você precisa, nada mais. O Cifraclub tem até videoaulas.
|
thidal Membro Novato |
# set/22
· votar
Sim, você tem razão, mas tenho uma pretensão de não depender de cifras futuramente, Estou aprendendo a 7 sequencias harmonica para tocar qualquer musica em um dos Tons. pra isto comprei um curso de ouvido e acredito que sabendo as sequencias com o tempo não precisarei de cifras.. Sera uma tentativa, estou confiante.. guilherminhoGOD
|
DOMDEDEUS Veterano |
# set/22
· votar
Com certeza com empenho você tocará sem cifra, mas a cifra você não pode encarar ela como uma inimiga
Ainda mais nesse primeiro momento você tem que encarar ela como uma amiga íntima
E mesmo músicos que tocam de ouvido usam as cifras como ferramenta para entender algumas coisas
Cifra faz parte da vida do músico
Cifra não é um problema, de início não tem para onde fugir
|
DOMDEDEUS Veterano |
# set/22 · Editado por: DOMDEDEUS
· votar
Tudo tem um começo meio e fim
Não tem como você já você sai tocando sem precisar dar os primeiros passos com as cifras, cifra é o maior aliado nesse momento
Quase tudo tem o seu começo meio e fim, mas a música não tem fim ela é é infinita!
|
thidal Membro Novato |
# 13/jan/24 09:55
· votar
Pessoal, oque vocês acham de saber a sequencia harmônica maior
Pessoal gostaria tirar uma duvida: estou tentando gravar as sequencias harmônica básicas , tipo Sequencia de G. Sequência de C. como vocês fazem para conseguir ficar no automático os graus das sequencias. tipo você sabe que esta na sequencia de G mas só pensa nos números dos graus. Como fazer isto?
|
makumbator Moderador
|
# 13/jan/24 10:15
· votar
thidal
Eu penso meramente na armadura de tonalidade que está ficando aparente em determinado momento. Isso por si só já dá um norte de que aquele trecho é na tonalidade tal. Obviamente que há questões como modalismo, empréstimos de acordes, cromatismos, clusters de efeito, atonalismo e tudo mais que pode bagunçar com essa percepção. Então precisa saber que nem sempre tudo vai se encaixar perfeitamente na tonalidade em questão.
|
thidal Membro Novato |
# 16/jan/24 20:33
· votar
makumbator Moderador
Então percebi que você já é musico, no meu caso só quero saber o suficiente para repetir musicas em churrasco com a família. Saber o básico mesmo, tipo seguir a sequencia da musica sem variações, no final pra quem só quer tocar um pouco, acho que vale a pena... este é o objetivo..
|
ejames Membro Novato |
# 17/jan/24 01:16 · Editado por: ejames
· votar
thidal Então percebi que você já é musico, no meu caso só quero saber o suficiente para repetir musicas em churrasco com a família. Saber o básico mesmo, tipo seguir a sequencia da musica sem variações, no final pra quem só quer tocar um pouco, acho que vale a pena... este é o objetivo..
Olha, com todo respeito: o tópico já tem quatro meses. Se nesse meio tempo você tivesse seguido o que a galera indicou, estudado e praticado o que é necessário, já estaria vendo resultados para alcançar o seu objetivo. Você tá procurando um atalho que não existe e tá só perdendo tempo com isso.
Leia cifras, estude o básico de campo harmônico. Pratique as músicas, vá devagarinho montando um repertório. Com o tempo você vai enxergar que existem certos padrões de sequências de acordes, vai desenvolver seu ouvido para "não depender" de cifras, etc.
|
thidal Membro Novato |
# 17/jan/24 18:28
· votar
ejames Membro Novato
Rapais , você me falou umas verdade que eu demorei ate agora pra enxergar.. eu comprei um curso muito bom ( heitor castro) mas é pra formar musico e eu não quero aprofundar tanto pois não tenho pretensões maiores tipo compor etc.. Demorei pra seguir os conselhos e perdi tempo, mas vou mudar agora, fazer um cronograma de estudo e procurar seguir ao invés de ficar pesquisando na internet que acaba gerando mais duvidas e não chega ao objetivo que é repetir musica... valeu Obrigado!
|
thidal Membro Novato |
# 03/mai/24 11:12
· votar
Pessoal, oque vocês acham de saber a sequencia harmônica maior
Pessoal gostaria tirar uma duvida: estou tentando gravar as sequencias harmônica básicas , tipo Sequencia de G. Sequência de C. como vocês fazem para conseguir ficar no automático os graus das sequencias. tipo você sabe que esta na sequencia de G mas só pensa nos números dos graus. Como fazer isto?
ejames ejames
|
Buja Veterano |
# 03/mai/24 11:32
· votar
thidal
Com o tempo de instrumento e prática. Nao tem segredo, precisa tocar musicas, expandir seu repertorio.
Por exemplo, ao iniciar uma musica em C, e saber que, se o proximo acorde é um Dm, provavelmente o proximo será um F, ou um Am, ou G, talvez Em. Se o terceiro acorde foi um Am, muito provavel do proximo ser um G, talvez F.
Voce acaba se acostumando sem perceber a identificar os acordes do campo harmonico, seja maior, menor, o que for.
Mas pra isso, alem de ser importante estudar, é claro, mas a pratica é fundamental. Na musica, quem nao pratica (todo dia preferencialmente), nao aprende, nao tem jeito.
|
thidal Membro Novato |
# 03/mai/24 15:20
· votar
Buja
Então , estou focando em gravar a sequencia harmônica em grau.. acontece que eu já estava com a sequencia de Sol em grau já no automático ai comecei a sequencia de Dó , fiz um dia voltei pra praticar novamente a sequencia de Sol mas percebi que parece que o cérebro começou a embolar as duas sequencias, tive começar a pensar novamente .. tem algum macete pra não confundir um com outro? Entendi oque você disse ,mas pra mim fazer tenho primeiro que fixar no cérebro sem misturar cada sequencia, seria isto?
|
Buja Veterano |
# 03/mai/24 17:55
· votar
Entendi oque você disse ,mas pra mim fazer tenho primeiro que fixar no cérebro sem misturar cada sequencia, seria isto?
Eu nao acho que esse seja o certo. De todo caso, se voce ainda nao tem um professor, pode ser bom ter aulas.
Mas, sobre o campo harmonico. Se quiser decorar ele...segue a formulazinha de
primeira maior, segunda menor, terceira menor, quarta maior, quinta maior, sexta menor, setima menor (com b5)
Com isso, nao importa qual grau da escala esteja, ou qual escala está, saberá qual o proximo acorde.
Porem, memorizar isso vem com o tempo e pratica. Nao da pra ficar estudando forçando a decorar assim.
Com o tempo voce vai memorizando, de tanto tocar musicas.
|
Buja Veterano |
# 03/mai/24 18:00 · Editado por: Buja
· votar
Por exemplo, usando a formulazinha que postei acima:
primeira maior, segunda menor, terceira menor, quarta maior, quinta maior, sexta menor, setima menor (com b5)
Voce está em C. Qual acorde é o quarto?
Conta 1=C, 2=D, 3=E, 4=F Sabendo que a quarta é maior, o acorde é Fa maior.
Voce esta em F#m Qual é o sexto acorde?
Conta 1=F#m, 2=G#m, 3=A#m, 4=B, 5=C#, 6=D# Sabendo que o sexto é uma menor
Logo será um D#m, ou Ebm
Entende...aprende a contar os intervalos de acordo com a regrinha que voce acha os acordes, sem precisar ficar decorando uma tabela.
|
thidal Membro Novato |
# 04/mai/24 15:38
· votar
Buja Acho que não estou sabendo fazer a pergunta.. Eu sei sobre o básico do campo harmônico.. a questão é que pra tocar de ouvido futuramente eu tenho que pensar em graus.. imagino como exemplo a sequencia de G .. eu sabendo em graus eu ouvindo uma musica vou saber em números a sequencia tenho que tocar assim não preciso mais olhar as cifras. A questão é esta sequencia ficar no automático
|
Buja Veterano |
# 04/mai/24 22:50
· votar
Olha nao sei tambem se eu to sabendo me expressar, mas eu, uso um macetinho, pra nao ficar pensando em quantos intervalos e graus pra cima e baixo eu vou contar.
Eu penso assim: A boa quantidade de musicas sao feitas usando primeira maior, quarta maior, quinta maior, e setima menor..
Exemplo em C: C F G Am
Exemplo em E E A B C#m
Entao..sabendo disso, eu consigo tocar muitos musicas, e trocar de tonalidade tambem se eu precisar.
Agora, tem muita musica que muda de tonalidade no meio dela. Eu lembro de cabeça aqui varias, mas pra citar e nao ficar vago, Os Bee Gees, o Roupa Nova.
Eles começam por exemplo tocando em tom de G#, e depois podem subir meio tom, pra A, ou voltar meio tom.
Digamos entao que uma musica esteja no tom de G# Se ela toca em 1M, 4M, 5M e 7m, ficaria
G# C# D# Gm
Se depois sobe meio tom, passando a ser tom de A que por ventura tem quase os mesmos acordes do tom de E ficaria
A D E G#m
Eu nao gravo estes acordes na mente. Eu gravo a formula 1M 4M 5M 7m
Pra mim que sou baixista é talvez um pouco mais intuitivo pois temos o costume, nao de montar acordes, mas sim enxergar onde estão os intervalos no instrumento, especialmente saber identificar onde está uma terça maior e menor, onde ta a quinta, a setima e a oitava de uma tonica (tonica essa que sempre será o acorde tocado no momento, talvez o inicio da tonalidade).
|
thidal Membro Novato |
# 06/mai/24 09:51
· votar
Buja Rapais, quero te agradecer sua atenção pois realmente estou muito confuso e pelo seu nível de conhecimento eu não consigo assimilar algumas dicas..
Estou tentando realizar um sonho de criança que é tocar violão , tocar o básico ,repetir musicas pra família e amigos.. Sei o básico do campo harmônico, bem básico.. Por isto pensei em saber as 7 sequencia maiores em graus no automático e tocar naquele tom escolhido.. Gostaria de pensar como cantor de barzinho.. eu conheço um.. ele pega um tom tipo G e no cérebro dele já tem a sequencia sem precisar pensar. Imagino que quando chega neste nível, você não precisa mais de pastas. e ficar lendo cifras..
Te agradeço muito por ter me passado dicas que com certeza ajuda a achar um caminho pra realizar o sonho de tocar violão , um sonho pra quem gosta de musica..
|
Buja Veterano |
# 06/mai/24 14:08
· votar
thidal Ola
Acho que todos aqui do forum tambem são iguais a voce, sempre tiveram sonho de tocar pra amigos, familia, ou bandinha.
Mas vejo duas coisas que voce precisa pra ficar bom: 1 - Tente ver de arrumar um professor. Se for professor presencial melhor ainda, mas se não puder, vejo um professor online mesmo. Mas que nao seja um cursinho gravado, e sim, alguem que te ensine, de forma personalizada. Vai fazer uma diferença bruta.
2 - A gente nao fica tentando memorizar escalas nem campo harmonico. Pra tocar despretensiosamente, a gente memoriza é cifras mesmo. Pega uma musica que goste, tira as cifras dela, e treina até ficar boa. Vai fazendo isso, logo voce estará tocando umas 50 musicas facil.
A medida que foi tirando musicas em cifras, e tocando, voce vai notar que a grande maioria segue campos harmonicos. E isso fica mais natural pra voce com o tempo. Sem precisar ficar ali se forçando a memoria graus e escalas.
Claro que entender a teoria é importante. Mas eu, particularmente, acho mais importante é tocar, mesmo sem saber exatamente o porque de estar fazendo um E ou um F#m .
Até porque tem muitos artistas, inclusive grandes icones da musica e famosos, que compuseram musicas incriveis, e se voce perguntar pra ele o que é campo harmonico, ele nao sabe. Talvez nao saiba nem o nome da cifra que ta tocando. É verdade.
Alem do mais, outra coisa: Musico de barzinho, e até de banda grande, tem a mania de dizer assim. Me da um Ré maior!
E dai o resto da banda sabe o que tocar sem precisar pensar. Isso funciona em partes.
No sertanejo quase que absolutamente será tocado em 1M 4M 5M e 7m. Ou variações disso.
Quando o cara grita um "me dá um Dó maior", fica meio que automatico, tocar D G A Bm. Mas nao porque ele em si gravou o campo harmonico, mas sim porque ele toca zilhoes de musicas sertanejas com esse sequencia de acordes, durante anos.
E sem falar que, as vezes, o cantor la grita esse "me da um Sol maior" e na verdade nao sabe bulhufas do que significa isso kkk Ele so ta fazendo charme. Os musicos ja sabem tocar a musica.
Pra quem toca violao, é meio que obrigatorio saber como tocar a musica, de já te-la tocado antes, em treino e ensaio. Ou entao estar bem familiarizado com o estilo. Uma musica nao sai assim do zero.
Ja pra um baixista, que toca acompanhando, é necessario estar mais por dentro de escalas, intervalos e campo harmonico, porem, sim acontece muito de voce ir tocar com uma galera, que ja conhece a musica X, mas voce como baixista nao sabe tocar. Porem ele diz...é dó maior. E isso ja da um bom norte, mas nada impede de depois daquele Dó maior, sair um Bm, um D, um G#, um Bbm, qualquer acorde rsrs.
Depois do segundo acorde voce tem uma nocao melhor do terceiro acorde, por que meio que automaticamente voce sabe se ta numa tonalidade maior ou menor.
Mas, mais um vez eu digo. A gente nao fica em casa bitolado lendo ou vendo videis de campo harmonico pra enfiar na cachola e tentar memorizar.
Isso vem de pratica, tocar, tocar e tocar, e com o tempo fica natural.
|
thidal Membro Novato |
# 07/mai/24 10:05
· votar
Buja
Rapais, muito bom ler seus comentários, a gente vai analisando e vendo sentido no que você diz.. Eu acabei demorando anos pra enfim entrar com tudo e sabendo de todas as dificuldade pra quem começa tarde, não vou desistir nunca.. Sobre um professor, eu já tive uma mas acho que a didática não era pra principiante, ela usava termos de teoria que eu nem imaginava oque era, acabava ficando perdido e frustrado.. Comprei um curso on line Heitor Castro , um dos melhores , ele é um gênio da musica , didática muito boa mas este curso acho que é pra quem quer ser musico, trabalhar com musica , muitos e muitos detalhes que como ele diz você tem saber tudo oque esta fazendo.. Eu acho que pra quem quer compor ,analisar musica, tocar em banda ,dar aula, mas no meu caso só quero me divertir com a familia... Tenho um conhecido que esta com 55 anos e começou tocar já em banda com 16 anos.. viajava o interior do estado tocando nos bailes.. Hoje ele usa caderno de cifras pra tocar pra família , ele me disse que tudo aprendeu na teoria ele nem sabe mais pra que serve.. ai eu penso nisto tudo.. Pensei sabendo, sabendo umas 4 sequencias harmônicas em graus pra tocar a maioria das musicas fáceis a gente se vira sem ficar olhando caderno de cifras.. Esqueci de falar ,também comprei curso de como tirar musica ouvido do Heitor Castro também.
|
thidal Membro Novato |
# 06/jan/25 17:51
· votar
Capotraste.. Gostaria tirar uma duvida.. Gravei as sequencias G sol -C dó. em graus, quando tento gravar as outras ai eu misturo tudo e não consigo lembrar... Pensei em usar o capotraste nestas duas sequencias e ir só mudando o capotraste pra mudar o tom da musica no formato, desenho destas duas sequencias que sei em graus.. assim posso conseguir tocar em todos os tons so com estas duas que sei em graus., oque vocês acham ?
|