Tarraxas com problemas?

    Autor Mensagem
    Joaopaladio
    Membro Novato
    # out/21


    Olá. Possuo um violão com tarraxas blindadas e quando estou afinando, consigo girá-las de boa. Mas perto da afinação original da corda elas meio que travam e fazem barulhos do tipo "créc".
    O instrumento está bem "lubrificado". Não é resistência da corda com o rastilho ou nut.

    Tenho certeza que é algo na tarraxa. Mas mais bizarro é que eu encontrava esse problema na corda E. Mas agora ela está ok e o problema está aparecendo na corda A.
    Se fosse um problema na engrenagem das tarraxas, o problema da E continuaria. Mas simplesmente sumiu e agora apareceu na corda A


    Alguém já passou por isso? Obrigado.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/21
    · votar


    Joaopaladio

    Cara, é difícil dar um parecer sem ver "in loco" mas, muitas vezes, isso ocorre porque o parafuso interno que fixa o conjunto afrouxa.

    É preciso abrir a tarraxa e verificar como estão os dentes da engrenagem e trocar o que está danificado ou apenas reapertar o parafuso (dê preferência usando um "trava rosca" nele).

    Existem várias formas de abrir estas tarraxas blindadas, se você procurar no Youtube ("abrir tarraxa blindada") acha vários métodos, veja a que se assemelha mais ao seu tipo.

    Joaopaladio
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    Lelo Mig
    Valeu pela resposta, cara. Sou o cara do violão Vintage Statesboro que queria saber da bridge plate, lembra? Heheh

    Então.. acho que vou ter que abrir mesmo. O f* é que é uma trabalheira..
    As vezes acho que é algum dente quebrado, mas o mais bizarro é que as travadas dão justamente quando a corda atinge a tensão correta dela. Quando faço outras afinações não acontece.

    Sem contar o fato de que o problema apareceu na E e agora ela melhorou e apareceu na A.

    Vai entender... Acho que vou ter que abrir tudo mesmo.

    Já vi vídeos dos caras usando cola quente e puxando a tampa. Tu conhece algum método pra fazer isso sem ter que tirar as tarraxas do violão? Abraço.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/21
    · votar


    Joaopaladio

    "Tu conhece algum método pra fazer isso sem ter que tirar as tarraxas do violão? Abraço."

    Não conheço. Mas, também não arriscaria. As tarraxas, geralmente, são presas no headstock somente por um parafusinho rosca soberba na madeira, você vai ter que colocar alguma força em determinado ponto ou momento, fazer uma alavanca e etc., ou seja, o risco de arrancar a tarraxa e espanar esta fixação é grande.

    Dá um certo trabalho, mas remova tudo, não corra risco. Aproveita e limpa e lubrifica todo sistema.

    Joaopaladio
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    Lelo Mig
    Valeu. Se continuar incomodando, vou levar no luthier mesmo.

    LeandroP
    Moderador
    # out/21
    · votar


    Mas perto da afinação original da corda elas meio que travam e fazem barulhos do tipo "créc".

    São tarraxas inteligentes. Elas estão avisando que está chegando na afinação.
    Brincadeira rs

    Isso acontece com um meu violão também, com mais frequência na corda Ré e raramente na corda Lá. Eu espirro um pouquinho de óleo e resolve. Depois de alguns dias, volta!

    Eu fico com a pulga atrás da orelha também e sigo observando. Até o momento não cheguei a uma conclusão. Mas, não pretendo substituir essas tarraxas agora, ainda mais com os preços de hoje. Seja o que Deus quiser rs

    Lelo Mig
    Membro
    # out/21
    · votar


    LeandroP

    "não pretendo substituir essas tarraxas agora, ainda mais com os preços de hoje"

    Abre e dá uma manutenção. Pode ser só o parafuso meio solto, aí a engrenagem "inclina". Pode ser dente da engrenagem quebrado (por isso funciona bem num ponto e ruim em outro). Se for a engrenagem elas são baratas.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    Joaopaladio Não recomendo abrir para mexer, pois não da pra abrir sem quebrar tudo (ser blindada é justamente isso, as que da pra abrir e mexer são semiblindadas). O seu problema as vezes nem é problema. Qual modelo é o seu violão? (digo se é jumbo, folk). Pois dependendo do modelo de violão tem a escala curta ou longa (geralmente os que tem a junção do braço e do corpo na 15 casa e os de escala curta na 12 segunda casa). E assim acaba tendo que considerar no tipo de corda se é escala longa ou curta, e as vezes esta usando um tipo de corda pra escala curta usando um violão de escala longa e as cordas ficam mais tensas. Tenta observar isso e ver as cordas mais compativeis, mas se o problema continuar ai pode ser bom ver o luthier. Mas acredito que isso não seja um problema, eu msm com isso usaria, só trocaria se a tarracha espanasse msm

    Lelo Mig
    Membro
    # out/21
    · votar


    anderson_gesteira

    "não da pra abrir sem quebrar tudo"

    Pode ser até que exista, mas desconheço uma tarraxa blindada que não possa ser aberta.

    A "blindagem" é apenas uma proteção para a engrenagem não ficar exposta à poeira e micro resíduos, e a lubrificação durar mais tempo, aumentando assim sua vida útil.

    É apenas uma tarraxa normal com uma "capinha" ou "tampinha" de proteção, não é um cofre.

    Joaopaladio
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    LeandroP
    Pois é, cara. Isso que é bizarro. É sempre perto da afinação da corda. Já usei grafite e óleo de máquina em todas as fendas possíveis.

    Não entendo nada de instrumentos. Mas tenho uma teoria. Acredito que seja um "dente" da engrenagem danificado. Já que é justamente na posição onde fica mais tempo. Deve forçar e danificar ali.

    O estranho é que esse problema já me surgiu no Mizão, mas agora é só na Lá. Vai entender...

    Joaopaladio
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    anderson_gesteira
    É um Parlour. Estou usando cordas extra light .010. da marca Solez (que por sinal, estou achando bem ruim. Principalmente as agudas. São estridentes. As que vieram eram bem melhores).
    Coloquei essa tensão justamente pq estou conhecendo o instrumento e não queria forçar ele.

    Joaopaladio
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    anderson_gesteira
    Complementando: escala longa.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    Lelo Mig Então, em um dos meus violões consegui abrir tudo e vi a engrenagem. Já no baixolão que a tarracha deu problema (estourou um anel de plástico do nada), ai tentei desmontar e não conseguir abrir a cavidade da engrenagem, teria que quebrar pra abrir, não tinha outro jeito.

    Joaopaladio Sabe qual era a tensão das cordas originais? Então tenta colocar cordas mais leves só pra testar na próxima (0.9) e pra violão de escala longa

    Joaopaladio
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    anderson_gesteira
    Na descrição do site diz vir com light bronze apenas.

    https://vintageguitarsus.com/collections/statesboro-series/products/vi ntage-statesboro-parlour-elecrto-acoustic-guitar-whisky-sour

    Estou usando extra light .010

    Joaopaladio
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    anderson_gesteira
    Existe encordoamento específico para escala longa?
    Só conheço cordas por tensão mesmo.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    Joaopaladio Num encordoamento que usei, dizia recomendado pra escala de tamanho X (não lembro de cabeça). Usei o mesmo em violões de escala curta e longa, e senti que as tarraxas forçaram mais no de escala longa (era um jogo 0.11).

    LeandroP
    Moderador
    # out/21
    · votar


    Lelo Mig

    As tarraxas são aquelas comuns para violão de náilon, não são blindadas.
    O que me incomoda de fato não são as tarraxas, mas o volume baixo do bordão no captador piezo.

    Joaopaladio
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    anderson_gesteira
    Legal. Nunca vi isso. De qualquer forma, tô usando extra light, acho que não é problema de tensão das cordas.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    undefinedJoaopaladio Tenta mudar o calibre das cordas então (ou aumentar ou diminuir), pra ver se é problema de regulagem (o original pode ter vindo com outras cordas)

    Joaopaladio
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    anderson_gesteira
    Minha G arrebentou uma hora atrás e não tinha corda reserva. Consegui resgatar a G que veio no violão e ela tem uma tensão maior, deu pra perceber na hora. Porém, visualmente, têm o mesmo diâmetro.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    Joaopaladio Pse as vezes acaba tendo isso msm. Por isso pode acabar realmente sendo as cordas. Inclusive as vezes até por isso sua corda estourou (a corda G e a D são as mais tensionadas no violão por serem as mais esticadas )

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tarraxas com problemas?