Adaptação Viola 10 cordas

    Autor Mensagem
    Diogo Ribeiro
    Membro Novato
    # set/21


    Salve galera, comprei uma viola Gianinni vs14, e como esperado pelo baixo preço, ela tem algumas "irregularidades" na fabricação.
    Até onde eu sei os pares de cordas devem distanciar 2mm entre elas e 7mm entre os pares, o que até está razoavelmente marcado na pestana, porém o rastilho veio com algumas distâncias diferentes entre si.
    Pergunta dupla, posso criar novos sulcos pra regularizar as distâncias? Posso aproveitar e reduzir a altura do rastilho?

    Lelo Mig
    Membro
    # set/21
    · votar


    Diogo Ribeiro

    "posso criar novos sulcos pra regularizar as distâncias? Posso aproveitar e reduzir a altura do rastilho?"

    Pode, mas ao criar um novo sulco próximo ao existente pode comprometer, deixando muito frágil e ele quebrar.

    No entanto, se você têm altura sobrando e pretende abaixar, lixe tudo para altura nova e faça os sulcos novos "do zero".

    Quanto a "reduzir a altura do rastilho" é possível se, como disse antes, você tiver altura para tal sem trastejar. Aperte as cordas com o dedo próximo ao cavalete e olhe ao longo da lateral da escala se a corda não encosta em algum ponto. Não é a maneira mais precisa, mas dá uma idéia de quantos mm você pode tirar do rastilho.

    Diogo Ribeiro
    Membro Novato
    # set/21
    · votar


    Obrigado @Lelo Mig, o trastejamento é minha maior preocupação nessa operação. Tinha pensado em lixar por cima para "apagar" os antigos sulcos como você sugeriu, só preciso ter certeza que vou conseguir um bom acabamento...

    LeandroP
    Moderador
    # set/21
    · votar


    Pode, mas ao criar um novo sulco próximo ao existente pode comprometer, deixando muito frágil e ele quebrar.


    Excelente observação!

    Diogo Ribeiro

    Se este afastamento te incomoda, recomendo substituir o rastilho por outro com um material de melhor qualidade. Não é uma substituição radical, mas que certamente impacta na tocabilidade e também na qualidade sonora.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/21
    · votar


    Diogo Ribeiro

    "só preciso ter certeza que vou conseguir um bom acabamento..."

    Não é algo complexo que necessite de um luthier, pode ser feito por qualquer um com alguma paciência, capricho e lixa.

    No entanto (que fique bem claro) tudo vai depender se você têm altura suficiente para tirar. Em teoria se a escala esta correta e sem empeno, se as cordas estão altas você têm uma sobra. Talvez precise compensar um pouco o nut (pestana) também. Repito é observação e paciência. Não dá para "garantir" sem ver o instrumento.

    Outra coisa a observar, se o rastilho e pestana forem de osso, não lixa fácil, dá trabalho e querer "meter força" para desbastar rápido com certeza vai deixar torto ou abaulado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Adaptação Viola 10 cordas