Autor |
Mensagem |
Diogo Ribeiro Membro Novato |
# set/21
Salve galera, comprei uma viola Gianinni vs14, e como esperado pelo baixo preço, ela tem algumas "irregularidades" na fabricação. Até onde eu sei os pares de cordas devem distanciar 2mm entre elas e 7mm entre os pares, o que até está razoavelmente marcado na pestana, porém o rastilho veio com algumas distâncias diferentes entre si. Pergunta dupla, posso criar novos sulcos pra regularizar as distâncias? Posso aproveitar e reduzir a altura do rastilho?
|
Lelo Mig Membro
|
# set/21
· votar
Diogo Ribeiro
"posso criar novos sulcos pra regularizar as distâncias? Posso aproveitar e reduzir a altura do rastilho?"
Pode, mas ao criar um novo sulco próximo ao existente pode comprometer, deixando muito frágil e ele quebrar.
No entanto, se você têm altura sobrando e pretende abaixar, lixe tudo para altura nova e faça os sulcos novos "do zero".
Quanto a "reduzir a altura do rastilho" é possível se, como disse antes, você tiver altura para tal sem trastejar. Aperte as cordas com o dedo próximo ao cavalete e olhe ao longo da lateral da escala se a corda não encosta em algum ponto. Não é a maneira mais precisa, mas dá uma idéia de quantos mm você pode tirar do rastilho.
|
Diogo Ribeiro Membro Novato |
# set/21
· votar
Obrigado @Lelo Mig, o trastejamento é minha maior preocupação nessa operação. Tinha pensado em lixar por cima para "apagar" os antigos sulcos como você sugeriu, só preciso ter certeza que vou conseguir um bom acabamento...
|
LeandroP Moderador |
# set/21
· votar
Pode, mas ao criar um novo sulco próximo ao existente pode comprometer, deixando muito frágil e ele quebrar.
Excelente observação!
Diogo Ribeiro
Se este afastamento te incomoda, recomendo substituir o rastilho por outro com um material de melhor qualidade. Não é uma substituição radical, mas que certamente impacta na tocabilidade e também na qualidade sonora.
|
Lelo Mig Membro
|
# set/21
· votar
Diogo Ribeiro
"só preciso ter certeza que vou conseguir um bom acabamento..."
Não é algo complexo que necessite de um luthier, pode ser feito por qualquer um com alguma paciência, capricho e lixa.
No entanto (que fique bem claro) tudo vai depender se você têm altura suficiente para tirar. Em teoria se a escala esta correta e sem empeno, se as cordas estão altas você têm uma sobra. Talvez precise compensar um pouco o nut (pestana) também. Repito é observação e paciência. Não dá para "garantir" sem ver o instrumento.
Outra coisa a observar, se o rastilho e pestana forem de osso, não lixa fácil, dá trabalho e querer "meter força" para desbastar rápido com certeza vai deixar torto ou abaulado.
|