Afinação do Sino da Igreja

    Autor Mensagem
    juaummm
    Membro Novato
    # ago/21


    Bom dia, pessoal, sou novo aqui, desculpem-me de qualquer equívoco.

    Estou com uma dúvida, é o seguinte, lembro que certa vez, (acho que foi um professor que tive na época) me disseram que para decorar o som da mizona eu só precisava lembrar do som do sino da igreja. Acho que na época nem pensei muito nisso, na verdade não sei se essa dica funcionou, porque mal ouço o soar desses sinos, mas enfim, acabei criando essa associação de sons. Então andei pesquisando e não consegui esclarecer minhas dúvidas, por isso decidi vir até aqui. Afinal, alguém saberia dizer se o sino da Igreja é mesmo afinado em Mi? Existe, ou existiu, uma afinação padrão para os sinos das igrejas?

    qew
    Veterano
    # ago/21
    · votar


    o que eu lembro é que o tom do telefone é em lá

    sino eu nunca ouvi falar, outro método seria o diapasão, então talvez faça sentido

    agora, haja ouvido pra "lembrar" o som do sino da igreja e acertar o mizão hein

    juaummm
    Membro Novato
    # ago/21
    · votar


    qew
    o que eu lembro é que o tom do telefone é em lá

    sino eu nunca ouvi falar, outro método seria o diapasão, então talvez faça sentido

    agora, haja ouvido pra "lembrar" o som do sino da igreja e acertar o mizão hein


    Sim, hahaha, como eu disse, acho que não funcionou pra mim, mas fiquei com isso na cabeça

    Schelb
    Veterano
    # ago/21
    · votar


    Não sei se tem alguma padronização hoje em dia, mas você pode fazer sinos em qualquer tonalidade né .. inclusive, historicamente, haviam igrejas com sinos em mais de uma tonalidade na tentativa de criar melodias. Ou igrejas diferentes na mesma região ter notas diferentes pra diferenciar .. coisas assim.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/21 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    juaummm

    Sinos bem feitos são afinados. Porém é um instrumento de percussão, possuem uma nota fixa, mas eles emitem harmônicos e há uma regra rígida na confecção. Sinos são sempre afinados em 5 harmônicas, ele emite 1) o som principal dominante, 2) a quinta, 3) a terça menor, 4) Tônica uma oitava abaixo, 5) Tônica duas oitavas abaixo (que eles chamam de bordão). Essa variação de frequências se dá por conta do formato "cone" são notas que vibram em anéis específicos do cone... um sino não é tão simples quanto parece.

    A altura x diâmetro x formato do cone x massa = produzem o som ideal, é uma equação bem complexa. Um sino de 1.26 de altura x 1.43 de diâmetro x 2.160 Kg de massa, emite um Dó, como nota dominante.

    O que eu sei é que antigamente (e onde ainda se mantém tradição de tocar sinos) existe um padrão de toques, repiques, repetições, velocidade e etc, que "sinalizam" o tipo de evento anunciado. (missa, batismo, casamento, celebração especial, anúncio público e etc.). Tudo na igreja católica antigo é muito rígido e metódico, não há improviso, "qualquer nota", tudo é cheio de regras e métodos.

    Com relação as "notas certas" se os sinos devem ter algum padrão por regra, não sei, mas imagino que este sino a que o professor se referiu é um sino em Mi e o professor sabia disso. Por isso o uso como referência, como um diapasão, o que não significa que todo sino de igreja seja em Mi.

    juaummm
    Membro Novato
    # ago/21
    · votar


    Lelo Mig

    Interessante, acredito que seja isso mesmo, na verdade eu fazia aula bem perto de uma igreja, por isso acredito que tenha sido esse professor quem me falou sobre o sino.

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/21
    · votar


    Afinal, alguém saberia dizer se o sino da Igreja é mesmo afinado em Mi?

    não talvez o da igreja próximo de onde ele morava seja, mas não é obrigação
    depende de tamanho da criança, material usado,

    esse por ex soa em sol
    https://youtu.be/_ZWucEKWZcM

    esse em mi
    https://youtu.be/6bqpHuloKZs

    em dó
    https://youtu.be/0kX6YWmDOnE

    se o projeto prevê vários as vezes há uns intervalos de 5 e 8 pra soar musical, já ouvi alguns assim
    ---------------------------------------------------------
    qew
    o que eu lembro é que o tom do telefone é em lá

    não é mais, era no tempo das telesp, analógicos, depois já ouvi com variações

    LeandroP
    Moderador
    # ago/21 · Editado por: LeandroP
    · votar


    fernando tecladista
    não é mais, era no tempo das telesp, analógicos, depois já ouvi com variações


    Era mesmo. Eu pegava o telefone e segurava entre o ombro e o ouvido, enquanto afinava a corda Lá. Mas, depois que deixou de ser analógico, eu nunca mais usei. Na verdade eu afino sempre por uma música que eu já conheço e sei o tom rs

    Sinos produzem um monte de notas, tocam até melodias. Não sei se foi o caso, mas a melodia da introdução da música "As the world falls down" do David Bowie soa pra mim como a melodia de uns sinos que eu ouvi de um campanário.

    qew
    Veterano
    # ago/21
    · votar


    esse em mi
    https://youtu.be/6bqpHuloKZs

    O cara do lado esquerdo é muito filho da puta, pqp

    sobre o topico: estive na basilica de Aparecida na semana passada e aprendi duas coisas sobre sinos:

    i. sente-se embaixo dele sem perceber e tomarás um susto considerável

    ii. nao necessariamente são tocados pelo "pêndulo" central, os de lá tem uma parada na lateral com um motor que o faz soar conforme a programação de horário/combinação (são vários) sendo aquele aparato do meio meramente estético

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinação do Sino da Igreja