Zumbido ao trocar de acordes

    Autor Mensagem
    VitorC7
    Membro Novato
    # 08/set/20 18:00


    Comprei um violão com cordas de aço e estou começando a praticar, e estou percebendo um som estranho algumas vezes, quando toco as cordas e solto os dedos do acorde para fazer outro acorde sai um "zumbido" estranho nas cordas que ainda estão soando.

    Também acontece esse mesmo som quando toco as cordas e os dedos que estão fazendo o acorde não estão MUITO firmes.

    Não sei se isso é problema no violão ou apenas falta de pratica, se alguem conseguir me ajudar, obrigado!

    makumbator
    Moderador
    # 08/set/20 18:15 · Editado por: makumbator
    · votar


    VitorC7

    Isso é falta de técnica (algo normal para iniciantes). O ruído que ocorre quando você não posiciona corretamente ou com a força mínima neessária se chama trastejamento.

    Observe que há dois pontos de atenção:

    1. Você deve posicionar o dedo logo atrás do traste, não pode ser em cima dele e nem mais para o meio e início da casa. Precisa ser o mais perto possível do traste, mas sem estar em cima dele.

    2. Há uma força mínima requerida para “fechar” a corda no traste. Então se você pressionar demasiadamente leve (mesmo com o dedo no lugar correto), a corda vai fazer barulho. O correto é pressionar o mínimo possível sem que haja trastejamento. Exagerar na força é desperdício de energia e de agilidade, mas não pressionar no mínimo requerido vai causar trastejamento.

    A questão da pressão correta é ainda mais importante quando fizer pestanas (em que o dedo 1 precisa fechar corretamente várias cordas) e na montagem de acordes com posição pouco ergonômica.

    O instrumento bem regulado também ajuda muito, pois se estiver ruim vai precisar fazer mais esforço para se ter o mesmo resultado.

    Lelo Mig
    Membro
    # 08/set/20 23:42 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    VitorC7

    Além do que nosso amigo makumbator já disse muito bem, eu recomendaria que você levasse o violão a um professor ou amigo que toque bem e tenha experiência e, em somente pela tocabilidade (sonoridade e conforto), analisar algumas coisas que você ainda não deve conseguir com boa precisão:

    - Altura das cordas
    - Afinação ao longo da escala
    - Estado e qualidade das cordas

    Se alguém disser que o instrumento precisa de algum ajuste, leve a um Luthier.

    Cordas muito altas e tensionadas ou muito baixas irão dificultar seu aprendizado, atrasar seu desenvolvimento e produzir sons indesejáveis.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Zumbido ao trocar de acordes