Aprender músicas que eu goste para não desanimar? Como?

    Autor Mensagem
    ODecorador
    Membro Novato
    # jul/20


    Pessoal. Comprei um violão e estou planejando dividir meus estudos em Teoria e um tempo pra Aprender novas músicas. Mas estou me desanimando. Pois eu quero aprender músicas que eu goste, justamente para não desanimar. Mas o problema é que estou desanimado pois as músicas que eu gosto não tem video aulas. Qual seria a solução? Aprender a tirar músicas sozinho, só assistindo videos delas e pegando a cifra no Cifra Club? Se sim, como aprendo a fazer isso?

    TendTudo
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    OI beleza?
    Você tem Guitar pro?

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jul/20 · Editado por: Beto Guitar Player
    · votar


    ODecorador

    Quais músicas você gosta?

    Deixa eu te dizer uma coisa, antigamente, quando eu queria aprender uma música, dificilmente existia video aulas. O que existiam eram aquelas revistinhas de cifras e quando eu dava sorte, tinha tablatura publicada em alguma revista tipo Guitar Player ou Cover guitarra. E vou te dizer, a gente se virara com o que tinha na mão.
    Quando nem isso tinha, pegava o CD, botava pra rodar, repetia duzentas vezes e tentava tirar a música de ouvido.

    Com o tempo, você acaba entendendo como funciona a dinâmica das músicas e vai tirando meio que automaticamente.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/20
    · votar


    Tem um negócio mais antigo que vídeo-aula chamado professor de música.
    O curioso é que em tempo de pandemia, muitos desses professores de música estão dando aulas particulares através de aplicativos de comunicação, como o Zoom, Google Meet, Whatsapp, etc.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Qual seria a solução?
    professor

    Mas estou me desanimando. Pois eu quero aprender músicas que eu goste,
    eu queria comer pizza, coxinha e refrigerante todo dia,
    mas tenho que comer legumes, verduras, arroz...sucos, água

    instrumentista
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Teoria e um tempo pra Aprender novas músicas
    eu considero esse método MUITO ruim, e conheço MUITOS acadêmicos de música que dizem o mesmo, qual é o lance. A música "pratica" surge muito, mas muito antes da teoria, qual a melhor forma de aprender música? Praticando, no inicio no lugar de dividir seu tempo com teoria e prática tire seu tempo pra praticar apenas e organize seus estudos, não adianta achar que vai sair tocando com 2 horas uma música, no inicio é beeeeem mais difícil, depois melhora. Minhas dicas, procure vídeos de alguém tocando a música e vá tentando sacar quais acordes essa pessoa ta fazendo (inicialmente não se preocupe em saber mais que os 7 acordes maiores e menores, e entender onde ficam os bemois e os sustenidos) segunda dica, como eu já disse foca num primeiro momento em tocar e aprender, depois ce vai ter além de mais pratica mais familiaridade com os sons (música é isso, som) e ai ce começa a estudar escala, campo harmonico e teoria em si. Vou te citar meu exemplo, toco violão desde os 9 anos de idade e desde mais ou menos uns 12 eu sempre esquento a mão fazendo uma progressão de blues e ate uns 19 eu nem sabia que aquilo que eu tocava tinha um nome, eu so fui descobrir o nome quando eu sentei pra estudar blues, inclusive aprendi que era um 12-bar blues e aprender o nome mudou em alguma coisa? ABSOLUTAMENTE NADA, é óbvio que a teoria importa muito pra um músico entender o que ta fazendo, mas um músico iniciante saber tudo sobre a teoria e não conseguir colocar em prática é o mesmo que pegar o melhor jogador de futebol e coloca-lo pra jogar basquete.

    instrumentista
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Por fim o que eu quero dizer é, no momento foque em aprender a pratica, comece tocando e aprendendo as músicas, e ai quando você sentir que ta dominando o básico passe pro próximo nível. Eu costumo dizer que teoria musical é pra músico intermediário, músico iniciante tem que aprender primeiro a reproduzir música. Isso obviamente falando de alguém que estuda música por hobbie, um acadêmico provavelmente vai estudar ambos ao mesmo tempo, mas também vai estudar horas por dia e ter o acompanhamento de um professor. É isso, espero que consiga melhorar esse desânimo.

    Ismah
    Veterano
    # jul/20 · Editado por: Ismah
    · votar


    instrumentista
    teoria

    Acho que ele não está dando o mesmo sentido a essa palavra, que tu deu no texto.

    vai sair tocando com 2 horas uma música, no inicio é beeeeem mais difícil, depois melhora

    Depende o grau técnico da música e da pessoa. Pessoalmente, "decoro" a estrutura de uma música em 20 minutos. Só não tiro os riffs ou executo eles. Algumas coisas seguem padrões, portanto é mais fácil pra mim decorar a estrutura de um 12-bar blues, do que decorar o último sucesso de uma dupla sertaneja.
    Já dei bola fora por isso, o artista ficou de cara comigo, pois eu não consegui passar essa música. E bom, razão ele tinha: são só 4 acordes. Porém, a complexidade dos 4 acordes de Gipsy Kings, é bem diferente de Ramones.

    procure vídeos de alguém tocando a música e vá tentando sacar quais acordes essa pessoa ta fazendo

    Hoje a tecnologia nos favorece. Sites como Chordfy.net fazem esse trabalho duro em segundos. Não é cegamente confiável, mas é aceitável para maioria dos casos. E ainda por cima, existe a versão em aplicativo.
    PORÉM, como tudo na vida, vamos nos especializando em coisas que praticamos. Se não praticar, não aprenderá a tirar música de ouvido.
    Isso é primordial? Depende das pretensões. Dentro do meu universo, de músicos profissionais no sentido literal, é mais essencial do que para quem quer tocar por diversão, ou no máximo fazer um apoio para algum amigo ou ele próprio cantar. Aliás, cabe nota que um cantor que toca, é diferente de um instrumentista que canta.

    instrumentista
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Depende o grau técnico da música e da pessoa. Pessoalmente, "decoro" a estrutura de uma música em 20 minutos.
    ai que tá, tu é um músico profissional, hoje é bem mais fácil pra você, mas tenta lembrar da primeira música que você tentou aprender, é muito mais penoso, hoje com anos no instrumento eu tiro uma música (com cifra) em meia hora, de ouvido, puts ai depende do grau de complexidade da música... mas é aquela, pra decorar sem olhar a cifra e saber exatamente o que fazer é com treino, isso é capacitação motora, o cérebro precisa decorar a posição dos dedos e o corpo entender o que fazer, isso leva mais tempo, é sobre isso que eu to falando, não adianta achar que você vai ver uma video aula no youtube e pronto, acabou a aula você ta com a música na ponta dos dedos, principalmente no início, com os anos isso tende a melhorar, principalmente se a gente mantém um repertório que tem estruturas parecidas... mas são casos e casos, o que eu quis passar é que no geral o melhor a se fazer é colocar o maior empenho possível na prática, pra se sentir bem e perceber que existe um resultado, e depois se preocupar com os pormenores técnicos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aprender músicas que eu goste para não desanimar? Como?