Braço de guitarra no violão

    Autor Mensagem
    NickoSaturn
    Membro Novato
    # jun/20 · Editado por: NickoSaturn


    Eu dei uma pesquisada no Google e aqui no próprio fórum sobre recomendação de violões bons que tivessem o braço parecido com o de guitarra (fino e encurvado)
    Meu antigo professor e um amigo meu tinham violões assim e era muito confortável tocar no deles, porém não me lembro as marcas. O meu é um flat com as cordas extremamente altas e o braço comummente reto. (Não pude abaixar por que o rastilho é um captador e o meu violão é antigo)
    Porém estou tentando fugir dos Jumbo, por que na minha opinião eu os acho bem feinhos.

    Mas alguém tem recomendações?
    (Eu já pesquisei aki no fórum mas não achei a resposta que eu queria)

    T-Rodman
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Esse da Dean, por exemplo?
    https://www.youtube.com/watch?v=kmhK9IxFy5Q

    NickoSaturn
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    ...mais ou menos isso! O braço que parece com o de guitarra sempre é mais confortável pra tocar (na minha opinião nesse caso)
    Eu cheguei a ver o Giannini gd1 que na verdade tem quase esse tipo de braço

    T-Rodman
    Veterano
    # jun/20 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    se estiver procurando mais em conta, tem uns Strinberg e uns Crafter que não eram muito grossos também - nessa linha que você está pensando. Esse da Dean deve ser mais fino ainda.
    Eu não considero grosso um Takamine, por exemplo, mas seriam mais caros do que esse Dean tb (no ML tá mais ou menos 4k esse Dean).

    amplexos

    T.

    Ningen
    Veterano
    # jun/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    NickoSaturn

    Uma coisa a se considerar:

    Os dois instrumentos produzem sons de forma um tanto diferente. A captação magnética da guitarra permite que a corda esbarre levemente nos trastes sem que isso fique impresso no timbre. O violão, por outro lado, por ser acústico, quando com cordas numa altura similar à da guitarra com ação baixa, vai apresentar de forma pronunciada aquele som de metal batendo.

    Por outro lado, existem sim violões de braço "fino", como você disse.

    O meu Taylor 114ce é um violão que é conhecido por aliviar o lado de quem tem mãos pequenas. A largura do nut dele é de 1-11/16" (4,28 centímetros). Essa especificação é algo a se atentar.

    P.S: O Dean recomendado acima tem nut de ótimos 4,30 centímetros.
    P.P.S: Os Fender da Série Califórnia me parecem a sua cara. Headstock de stratocaster, braço slim "C" (inspirado em guitarras), e nut de 4.30 centímetros. Foto.

    NickoSaturn
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Esses da Strinberg que vcs comentaram eu estive vendo tbm. Só estava em dúvida se são bons mesmo, por que eu nunca comprei nada da strinberg até então

    Ismah
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Se não me engano, o Tagima Kansas e o Dallas, também são assim. Foi uma das coisas que me incomodou.

    T-Rodman
    Veterano
    # jun/20 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    NickoSaturn
    Strinberg costuma valer o que custa, mas não é nada além de um violão de entrada, importado da China.
    por pouco mais, eu prefiro os Rozini nacionais.
    Sai testando violões 'folk flat' que devem te servir.
    --- edit---
    ve esse - 44mm
    https://www.youtube.com/watch?v=d3a4mLeaVqI
    http://rozinibrazil.com/nossosprodutos/violao-presenca-brasil-folk-6-c ordas-cutaway/

    amplexos

    T.

    NickoSaturn
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    T-Rodman
    por pouco mais, eu prefiro os Rozini nacionais.

    O meu é Rozini, só que bem antigo. O tipo da escala dele é a clássica "retona" de qualquer violão clássico, sabe? Ou qualquer violão comum de 200 conto.
    Mas vc sabe se tem algum nome específico pra esse tipo de violão? (Com escala reta e escala curvada)

    Ningen
    O meu Taylor 114ce é um violão que é conhecido por aliviar o lado de quem tem mãos pequenas. A largura do nut dele é de 1-11/16" (4,28 centímetros). Essa especificação é algo a se atentar.


    Um bom exemplo, dei uma pesquisada aqui sobre esse Taylor aí e de fato esse é um braço que só pela foto já me parece confortável de tocar mesmo.
    É uma boa diferença de um violão com a escala simples que nem um Giannini n14 ou gsx. Já é diferente daqueles com encordoamento atrás, que até hoje tenhos dúvida se é só coincidencia quase todos os violões que tem encordoamento atrás terem a escala um pouco "curvada", se é que me entendem

    NickoSaturn
    Membro Novato
    # jun/20 · Editado por: NickoSaturn
    · votar


    https://www.americanas.com.br/produto/1740014045/violao-aco-ativo-gian nini-gdc-1-ceq-vsb-s-folk-vintage-sunburst-satin?WT.srch=1&acc=e789ea5 6094489dffd798f86ff51c7a9&epar=bp_pl_00_go_im_todas_geral_gmv&gclid=Cj wKCAjw8pH3BRAXEiwA1pvMsVARL88jbrIt0b4p2qpi0bkWIql4Fu9dviEo6KewR-OTlVBA E-JYGBoCRfUQAvD_BwE&i=5e7c211849f937f6251fb3bc&o=5ed27d01f8e95eac3df72 8bd&opn=YSMESP&sellerId=10555883000150
    aki um exemplo da escala que eu digo

    https://www.americanas.com.br/produto/50906977/violao-acustico-start-n ylon-n-14-bk-giannini?WT.srch=1&acc=e789ea56094489dffd798f86ff51c7a9&e par=bp_pl_00_go_im_todas_geral_gmv&gclid=CjwKCAjw8pH3BRAXEiwA1pvMsT68w PEW_SIgJLMWaZZG8-p-evd9VVXiUncrm6cpEHH0MQMCgr4g6hoCwIsQAvD_BwE&i=5a0fb 07ceec3dfb1f8bfc9cd&o=5c484f816c28a3cb505839d7&opn=YSMESP&sellerid=108 85874000127
    E aki um exemplo da escala de violão clássico

    T-Rodman
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    tem de ver especificamente cada modelo. Rozini tem atualizado suas linhas para violões mais modernos. agora se pegar qualquer violão mais antigo, sim, vão todos parecer mais clássicos. Se voltar lá pelos anos 2000, ai você vai encontrar asiáticos em geral com braços mais finos, mas hoje em dia, qualquer marca tem violão pra todos os gostos e estilos.
    Esse que passei acima, Rozini RX315 tem lá só 44mm de largura na escala, o que é bem fino, pensando que em média uma strato tem por exemplo 42mm de largura na escala.
    Daí também tem a grossura do braço que pode influir. Mais antigos e clássicos tem um braço mais grosso atrás. Mais novos podem ora usar um braço D, ora podem usar braço moderno C, que vão ser mais finos.
    Raio na escala, hum, no site da Rozini aí não fala - mas deve ser flat total, enquanto um violão Fender tem raio de 12", que é um pouco curvado. Nesse quesito, acho que poucas marcas fazem algo curvado como um Fender, ou seja, não é um diferencial que você vai notar por ai em qualquer violão, mas como um raio mais curvado envolve mais a mão, fica mais fácil por exemplo fazer pestana, apesar de fazer enroscar mais a corda num bend (é o que dizem na teoria).

    no mais, sendo violão de baixo/médio custo, além das specs iniciais, o que pode realmente melhorar o violão é uma boa regulagem, que é acho que é o que mais falta na maioria dos violões ai no mercado.

    amplexos

    T.

    NickoSaturn
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Falou e disse amigo, esse rx315 não tem lá o braço curvado como o de guitarra mas sim, é bem fino mesmo, isso deve influenciar bastante na confortabilidade de tocar. O meu tem a parte de trás do braço nem um pouco deslizante, ou seja é meio difícil deslizar a mão porque as vezes agarra, esses aí geralmente foscos parecem ter o braço liso que nem o de guitarra atrás.

    (Não ao nível desse Fender california lindo aí kkkkk)

    T-Rodman
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Giannini Gdc-1 Ceq Vsb-S Folk Vintage - tem nada de 'fino' ai, só a diferença que um Folk é mais fino que um clássico de nylon (26, 28, 36, 38 nas medidas da Di Giorgio, que só aumentavam, rs)

    sobre o verniz, se não tiver dó do seu violão tem gente que tira o verniz com lixa bem fina e depois encera com carnaúba. Isso deixaria liso o braço a ponto de não incomodar (tem gente que faz isso até em Gibsons, rs). Se quiser testar só encerando o braço com cera de carnaúba, já é um começo.

    amplexos

    T.

    NickoSaturn
    Membro Novato
    # jun/20 · Editado por: NickoSaturn
    · votar


    Se quiser testar só encerando o braço com cera de carnaúba, já é um começo.


    Menos arriscado, ou melhor, menos riscado.
    (tá foi mal kkkk)

    T-Rodman
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    aquela parte verde da esponja, nesse video, ele tira só o 'glossy', a camada brilhante


    Ningen
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    NickoSaturn

    Eu posso estar me precipitando, mas a impressão que eu tive, olhando fotos desse seu modelo de violão, como essa, é que não é que você procura um violão de braço "fino". Você procura um violão normal para cordas de aço. O seu violão que é anormal, parece para nylon.

    Se você fechar o olho e comprar um bom violão aço, mandar regular. Aposto que você vai ficar bem satisfeito com o braço dele. Não precisa dessa preocupação toda não. Ao menos não nesse sentido.

    NickoSaturn
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Cara, bem lembrado. Quando coloquei cordas nele com meu pai, eu era extremamente leigo e não sabia dos danos que podia causar em um violão colocando cordas de aço num de nylon ou vice-versa. Eu ganhei ele sem saber se era nylon ou aço, aí meu pai que entendia mais que eu colocou de aço apenas por suposição. Ele até pode ser de Nylon e eu nem sei, oloko meu. Mas na sua opinião, ele parece ser nylon, ou não tem diferença física no corpo referente às cordas?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Braço de guitarra no violão