Braço do violão - Iniciante

    Autor Mensagem
    NakanoKendi
    Membro Novato
    # mai/20


    Estou iniciando os estudos de violão.

    Tenho um Michael aqui de aço, que coloquei cordas de nylon (não é um violão de estudante).

    Porem tenho a impressão que como o braço dele afina muito nas primeiras casas e me atrapalha pra fazer acordes, encosto sempre o dedo em outras cordas.

    Pergunto, realmente atrapalha ou é só falta de prática?

    Segundo, vale a pena investir em um violão de nylon para estudante? O Gianinni N14 cabe no que eu estou disposto a investir.

    Abraços

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    NakanoKendi

    "Tenho um Michael aqui de aço, que coloquei cordas de nylon.....me atrapalha pra fazer acordes...realmente atrapalha ou é só falta de prática?"

    Violão de nylon e violão de aço (geralmente folk) não são o "mesmo" instrumento.

    Não é só a sonoridade deles que é diferente, a tocabilidade também...

    Via de regra, violões folk, possuem distância menor entre as cordas porque privilegiam estilos que usam muita batida com palhetas e dedeiras, como folk, rock, country, blues e etc.

    Quando se usam acordes mais complexos, dedilhados e arpegios mais sofisticados e, principalmente, "mix batidas com dedilhado", se opta pelo nylon. Por isso generos como a música clássica, choro, jazz, MPB e etc fazem esta opção. (até existem violões de aço com espaçamento padrão nylon entre as cordas, mas não vêm ao caso aqui).

    Então, use aço como aço e nylon como nylon. Mudar as cordas é gambiarra. Não é nenhum fim do mundo, mas não é recomendável.

    Compre um violãozinho de nylon, mantenha os dois, estude nos dois, use-os de forma correta.

    Pense o seguinte: Você possui um alicate normal e um de corte. Muitas vezes é possível cortar com o normal ou apertar com o de corte, não é? Mas, não é o correto. O correto é a ferramenta certa para cada uso.

    Com violões, não é diferente.

    Obs: O Gianinni N14 é um violão iniciante, de entrada, honesto.

    NakanoKendi
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Então essa dificuldade realmente faz sentido?

    A melhor opção é realmente comprar um novo violão?

    Muito obrigado pelo retorno, abraços.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    NakanoKendi

    "Então essa dificuldade realmente faz sentido?"

    De forma geral sim. Mas, saiba que não é uma regra rígida, isso varia bastante de instrumento para instrumento (tem uma média padrão, mas têm variações...).

    Estas variações podem ocorrer tanto pelo modelo/tipo/fabricante, quanto pela própria interação do músico, que quando troca o nut e o rastilho pode pedir para um luthier espaçar mais ou menos dentro de uma margem de possível.

    Meu violão de nylon possui um nut de 50 mm de largura. E o espaçamento entre cordas é mais ou menos 7 mm.

    O de aço possui um nut de 45 mm e o espaçamento é uns 6,5 mm. Além desse menor distanciamento, o braço é mais fino, a mão fica com um posicionamento diferente.

    Qualquer dúvida estamos aí!

    kiridu
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Eu colocaria cordas de aço nesse violão seu, acho que seria desperdício gastar com um violão meia boca quando você já têm algo legal em casa pra trabalhar. Vai ser mais fácil e confortável pra você tocar num instrumento bom.
    Já que você está começando, pega cordas 0.09, dependendo até 0.10.
    Só que, lembrando, no começo você esbarra os dedos nas outras cordas, acaba abafando uma sem querer... Etc. Vai treinando que é sucesso.

    NakanoKendi
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Agradeço as considerações, acabei comprando um violao usado tagima vegas em ótimo estado, fui na loja ver uns novos e o vendedor tinha um, acho que harmonics por 400 reais, muito mal acabado, achei o preço elevado demais e preferi este usado.

    O violao veio com um pequeno problema na tarracha, que eu preciso trocar, alguém sabe me dizer se esse acessório é tamanho universal? Buracos de parafusos e etc?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Braço do violão - Iniciante