E agora? Oque eu faço com minhas tarraxas?

    Autor Mensagem
    NickoSaturn
    Membro Novato
    # mai/20


    Troquei as cordas do meu violão ontem, e depois de verificar e limpar todas as tarraxas, comecei a instalar as cordas. Só que quando comecei a afinar, e cheguei na terceira corda (Sol) a tarraxa estalou, a engrenagem ficou toda desdentada e comida em uma parte, impossibilitando a rotação dela no pino.
    Nessa situação de pandemia, fica meio difícil comprar um jogo de tarraxas novos, ainda mais quando você instalou todas as cordas no dia anterior e uma deu ruim. Não tem nenhum jeito de rodar o pino só pra segurar até comprar outra? Fico meio desapontado de ver as cordas douradas dele com um som tão lindo e não poder usá-lo corretamente por causa de uma mísera tarraxa que estraga a harmonia das cordas.
    O violão é um Giannini GSX-15N

    LeandroP
    Moderador
    # mai/20
    · votar


    NickoSaturn

    Já tentou lubrificar pra ver se ainda consegue girar?
    Experimente afrouxar a corda específica, lubrificar e girar em um sentido e em outro.
    Se não der resultado, infelizmente terá de substituir mesmo.

    NickoSaturn
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Tipo, ela não tá girando, quando chega no erro ela para de girar e estala. Acho que eu devia substituir então. ;-;
    Não creio que vendam o pino da tarraxa separado.

    Filippo14
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Estranho isso, mas aparentemente a tarraxa foi para o saco. O Violão era muito velho?

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/20
    · votar


    NickoSaturn

    "Nessa situação de pandemia, fica meio difícil comprar um jogo de tarraxas novos"

    Compra pela internet, recebe em casa, sussa. Meu filho acabou de comprar os carrinhos de ponte Floyd Rose, em 5 dias tava em casa.

    Só um exemplo:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1374882876-tarraxa-extra-luxo- violo-nylon-pino-grosso-giannini-dourada-_JM?matt_tool=19811555&matt_w ord&gclid=Cj0KCQjwhtT1BRCiARIsAGlY51If2Mk93yeQZ5wFk2Bl77z0dfCuaMJHHCMV DSDCEI7TrVf9anUJx4YaApxREALw_wcB&quantity=1

    Filippo14
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Lelo Mig

    Caramba, tarraxa de violão é barato demais. Achava que era bem mais caro.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Filippo14

    Eu troquei, um pouquinho antes da pandemia, de um violão nylon e de uma viola.

    Comprei em loja, escolhi uns modelinhos bons, um pouco acima destes, mas mesmo assim paguei algo em torno de 65 reais a do violão e 90 reais para a viola. Por 120 reais você já entra nas importadas, D´adario e etc. Mas, dependendo do instrumento é um luxo/custo desnecessário. As que eu comprei são bastante boas, bem acabadas e robustas.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    NickoSaturn
    Essas tarraxas "já eram".
    Compre um jogo novo.
    Abç

    NickoSaturn
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Por um milagre eu consegui rodar o parafuso com uma chave de fenda e a afinação chegou no tom. Mesmo assim obrigado pelos comentários galera!

    NickoSaturn
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Estranho isso, mas aparentemente a tarraxa foi para o saco. O Violão era muito velho?

    Não não deve ter no máximo uns tres anos sla

    Ismah
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Pode acontecer, de um dente ter falhado na fundição. Não se desespere...
    Mesmo que tenha funcionado, a troca é conveniente. Um problema não se resolverá sozinho, no máximo vai acarretar mais um problema.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/20
    · votar


    Ismah
    Pode acontecer, de um dente ter falhado na fundição.

    Não são fundidos. São usinados mesmo. O que pode levar a isso é uma folga exagerada no eixo que possui uma rosca sem fim. O eixo é geralmente feito em aço, e a engrenagem feita em latão. Com essa folga exagerada, pode encavalar os dentes, e sendo a engrenagem mais fraca que o eixo, ela acaba sofrendo com a deformação.

    NickoSaturn
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Pode acontecer, de um dente ter falhado na fundição. Não se desespere...
    Mesmo que tenha funcionado, a troca é conveniente. Um problema não se resolverá sozinho, no máximo vai acarretar mais um problema.

    Sem dúvida, próxima troca de cordas ou algo relacionado à elas pode crer que vou trocar.

    Ismah
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    LeandroP

    Sim, está certo. Só que é usinado de uma barra fundida. As vezes a ponta da barra pode ter algum defeito, ou mesmo um grânulo. Saca?
    Peguei dois casos já, que existe um buraco na peça. Um deles havia tipo uma bolha, que com a pressão do mecanismo afundou.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a E agora? Oque eu faço com minhas tarraxas?