É normal Ukulele desafinar em poucos minutos?

    Autor Mensagem
    edo bh
    Membro Novato
    # abr/20


    Olá, comprei um Ukulele, sou iniciante, e reparei uma coisa: O uke fica perdendo a afinação o tempo todo, as vezes quando afino uma corda e passo pra outra já desafinou a que eu tinha afinado.

    Ouvi falar que instrumento novo desafina muito, mas achei meio absurdo esse nível

    entamoeba
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Normal. Depois melhora.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/20
    · votar


    edo bh

    O que desafinam são as cordas. Fique tranquilo.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/20
    · votar


    edo bh

    É normal. Mas, não deveria ser.

    O que acontece é que esses instrumentos utilizam tarraxas com a haste metálica e cordas de náilon. O que faz com que a corda deslize na superfície polida do metal, perdendo a afinação.

    O que eu recomendo é dar uma volta de fita crepe na haste da tarraxa, aonde enrola a corda. Feito isso, a corda deve prender melhor e não escorregar.

    Pode observar nas tarraxas de violão que são próprias pra corda de aço e pra corda de náilon. O que é próprio pra corda de náilon não tem o eixo metálico. Tem a alma metálica revestida com plástico.

    Experimente isso que eu te disse que vai melhorar bastante. Além de não ser um processo que vai destruir o seu instrumento.

    Buja
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    LeandroP

    Boa dica. Meu uke desafina quase que diariamente,
    mas nao ligo,
    porque sempre que pego num instrumento qualquer,
    ja meto a mao na tarracha e ja afino ele sem perceber.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/20
    · votar


    Buja

    Dei de presente pra minha filha. O mesmo problema.
    Esse truque não resolve, mas, minimiza bastante!
    Instrumentos de cordas desafinam mesmo, principalmente de náilon.
    Entre uma música e outra, tudo bem desafinar, normal. O ruim é desafinar no meio de uma música.

    entamoeba