É normal Ukulele desafinar em poucos minutos?

    Autor Mensagem
    edo bh
    Membro Novato
    # abr/20


    Olá, comprei um Ukulele, sou iniciante, e reparei uma coisa: O uke fica perdendo a afinação o tempo todo, as vezes quando afino uma corda e passo pra outra já desafinou a que eu tinha afinado.

    Ouvi falar que instrumento novo desafina muito, mas achei meio absurdo esse nível

    entamoeba
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Normal. Depois melhora.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/20
    · votar


    edo bh

    O que desafinam são as cordas. Fique tranquilo.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/20
    · votar


    edo bh

    É normal. Mas, não deveria ser.

    O que acontece é que esses instrumentos utilizam tarraxas com a haste metálica e cordas de náilon. O que faz com que a corda deslize na superfície polida do metal, perdendo a afinação.

    O que eu recomendo é dar uma volta de fita crepe na haste da tarraxa, aonde enrola a corda. Feito isso, a corda deve prender melhor e não escorregar.

    Pode observar nas tarraxas de violão que são próprias pra corda de aço e pra corda de náilon. O que é próprio pra corda de náilon não tem o eixo metálico. Tem a alma metálica revestida com plástico.

    Experimente isso que eu te disse que vai melhorar bastante. Além de não ser um processo que vai destruir o seu instrumento.

    Buja
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    LeandroP

    Boa dica. Meu uke desafina quase que diariamente,
    mas nao ligo,
    porque sempre que pego num instrumento qualquer,
    ja meto a mao na tarracha e ja afino ele sem perceber.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/20
    · votar


    Buja

    Dei de presente pra minha filha. O mesmo problema.
    Esse truque não resolve, mas, minimiza bastante!
    Instrumentos de cordas desafinam mesmo, principalmente de náilon.
    Entre uma música e outra, tudo bem desafinar, normal. O ruim é desafinar no meio de uma música.

    entamoeba
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    LeandroP
    O que faz com que a corda deslize na superfície polida do metal, perdendo a afinação.

    Eu sempre desconfiei que fosse por causa das propriedades elásticas do nylon, que vai se acomodando (ficando mais apertado) com o uso. Se deslizasse, eu acho que o instrumento nunca pegaria afinação. Mas tô só especulando...

    MetalJames
    Membro
    # abr/20
    · votar


    Tem muito ukulele que não segura afinação nem de cordas boas.

    Se o seu for um desses, considere problema do instrumento e não das cordas:



    Buja
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Tambem penso que o nylon é mais "elastico".
    Violao de nylon pra ficar afinado muito tempo, é so com "acomodação" da corda, ou se for um instrumento $$muito bom mesmo$$.

    Com uke entao, rs !!! Mas nao importa...quem é das cordas e nao afina instrumento quando pega, ainda vai aprender a fazer isso.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/20
    · votar


    Buja

    Só por um milagre rs

    LeandroP
    Moderador
    # abr/20
    · votar


    entamoeba

    Desconsiderando a físcia quântica, só pode ser isso rs

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Sempre tive violão de nylon.

    Além do nylon ter maior elasticidade ele é mais suscetível as mudanças climáticas. Mesmo bons encordoamentos em bons instrumentos e sem "escorregar" no eixo da tarraxa.

    Coloque um pedaço de plástico e um de metal com a mesma "massa" sob o Sol. O metal esquenta mas não sofre alteração física perceptível a olho nu ou ao tato. O plástico não aparenta ficar tão quente mas, nitidamente, amolece (sofre alteração física notável).

    Um "pouquinho" sempre desafina, precisa de um ajuste, mas segura bastante tempo.

    Se estiver desafinando muito e muito rápido ou é corda muito ruim ou é problema no eixo da tarraxa como disse o LeandroP

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Lelo Mig
    Ou corda velha...
    Abç

    lamas92
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Cordas novas demoram um tempo para acomodar/lacerar... Mas, via de regra, o nylon desafina mais mesmo.
    Aliás, pelas cordas serem bem finas, é importante prestar atenção na forma de prender à tarraxa.

    Guilhermelepinski
    Membro Novato
    # 25/out/23 01:45
    · votar


    posso mudar a afinacao do ukulele baritono ? no caso seria a corda mi, queria afinar ela em re' , tem algum problema??

    LeandroP
    Moderador
    # 25/out/23 17:43
    · votar


    Guilhermelepinski

    Pode sim. Não tem problema.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É normal Ukulele desafinar em poucos minutos?