Qual corda colocar no violão strinberg modelo aw51cbk?

    Autor Mensagem
    alissonbarbosa
    Membro Novato
    # fev/19


    olá pessoal tenho um violão strinberg modelo aw51cbk, porém não tenho ném ideal qual cordas de aço colocar nele!

    LeandroP
    Moderador
    # fev/19 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Seu violão é um modelo que utiliza cordas de aço.

    Assim como na guitarra, as tensões dos jogos variam em função do diâmetro da corda prima Mi (ou a popular mizinha). Este diâmetro é informado em centésimos de polegada. E você pode encontrar tensões leve, média e pesada. As tensões mais comuns são 0,009" / 0,010" / 0,011".

    A resposta à sua dúvida depende do tipo de sonoridade que você busca. E também qual a forma mais confortável pra tocar.

    Se você gosta de um som mais encorpado, as tensões mais pesadas são as indicadas. Se você não precisa de um som mais encorpado, e quer as cordas menos tensas pra tocar a técnica de bend, por exemplo, utilize tensões mais leves.

    De qualquer maneira, é bom levar o seu instrumento a um luthier, pois assim ele saberá como ajustar o tensor do braço do instrumento de acordo com a tensão das cordas no braço. Cordas mais pesadas exigem um ajuste mais rigoroso no tensor. Cordas mais leves não precisam de tanto esforço. É uma questão de equilíbrio de forças. As cordas puxam o braço pra um lado, e o tensor (bem ajustado) puxa o braço pro sentido oposto.

    Não há como afirmar aqui no fórum qual a melhor tensão de cordas pro seu violão, pois cada instrumento pode ter sido regulado de fábrica de uma maneira, outro instrumento de outra, mesmo que seja o mesmo modelo, inclusive.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual corda colocar no violão strinberg modelo aw51cbk?