Fui "consertar" minha guitarra e fiz besteira ;-;

    Autor Mensagem
    GABRIEL459XD
    Membro Novato
    # nov/18


    Olá, ontem resolvi mexer no tensor da minha guitarra (Strinberg Les Paul LPS-230), pq achei que as oitavas estavam muito altas (Sei que eu poderia apenas ter abaixado a ponte, mas faz só um mês que toco guitarra), então eu mexi o tensor pra lá e pra cá, e se ainda não bastasse fui lá e mexi na ponte na intenção de abaixar. Resultado: as cordas ficaram mais duras e o braço foi um pouquinho para trás. E mais, agora é impossível fazer acordes como F#m, pq a corda D e B ficam abafadas, e antes eu fazia tranquilamente isso. O que eu posso fazer pra consertar toda essa merd4 que eu fiz? Lembrando que não posso levar no Luthier pq to sem grana.

    Sandoval Quaresma
    Membro Novato
    # nov/18 · Editado por: Sandoval Quaresma
    · votar


    E complicado ne, acho que o certo e soltar o tensor e começar com calma tudo de novo, não se deve apertar de mais o tensor. Ontem também quase fiz a maior cagada com a minha que tem ponte flutuante, resolvi trocar as molas dela, só que as molas que vieram eram mais curtas, e mesmo assim eu forcei elas, resultado os parafusos começaram sair arrebentando toda a madeira, tive que colocar de novo as molas velhas e to ate com medo de olhar a guitarra, guardei ela na caixa e deixei ela quieta la mesmo

    GABRIEL459XD
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Pois é, eu quero deixar ela quieta tbm, mas como que eu posso fazer será pra soltar o tensor? pq não sei nem pra que lado tanto girei. ;-;

    sandroguiraldo
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    GABRIEL459XD
    A grande maioria dos parafusos em geral apertam girando em sentido horário e afrouxam gerando sentido anti-horário.

    Então vá girando anti-horário bem devagar, a principio deve estar bem apertado, mas vai ficando mais leve. Quando soltar tudo comece a apertar de novo até sentir a pressão, ou seja, começou a "apertar" você para e testa.

    Nessas guitarras mais simples é isso... deu pressão no tensor, pode deixar assim. Aí você mexe na ponte e nos carrinhos pra regular oitavas.

    Só uma dica, se faz tão pouco tempo que você toca guitarra, a ponto de admitir que não deveria ter mexido, de onde tirou que as oitavas estavam altas? O quero dizer é: plugue sua guitarra e toque! Deixe a parte de regulagem pra quem entende (ou aprenda direito) e não caia na pilha de amigos entendidos que muitas vezes vão te colocar em enrascadas...

    Já vi cara apertar tanto o tensor que rachou o braço (geralmente a escala solta ou o tensor quebra antes).

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/18
    · votar


    GABRIEL459XD

    Tensor e ponte parecem simples e são!.... Ficar uma merda depois de mexer é mais simples ainda.

    Muitas vezes ta bom e a gente vai mexer pra ficar melhor ainda e caga!

    Luther amigo.... Ou, então, paciência de monge....No entanto, regulagem de instrumentos, além de paciência precisa ter noção do que esta fazendo!

    Via de regra, quando se solta o tensor o que ocorre com as cordas?

    Não sabe a resposta? Ficou em dúvida?

    Então não tem noção... Por si só isso não é um problema. Problema é fuçar sem ter noção.

    JJJ
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    GABRIEL459XD
    mexi o tensor pra lá e pra cá

    Erro grave, amigão... tensor se roda bem pouco (1/4 de volta por vez - e olhe lá!), se espera até o braço "assentar", se testa tudo, se mede a distância da escala até o topo das cordas (conforme a regulagem padrão recomenda) e daí se volta a mexer com muita calma, até ficar bom. E sempre há riscos envolvidos (se o tensor quebrar ou espanar... pra consertar é osso!).

    Boa sorte.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    GABRIEL459XD
    Lembrando que não posso levar no Luthier pq to sem grana.
    Então não mexa naquilo que não sabes fazer...
    Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    GABRIEL459XD
    Lembrando que não posso levar no Luthier pq to sem grana.
    Então não mexa naquilo que não sabes fazer...
    Abç

    makumbator
    Moderador
    # nov/18
    · votar


    GABRIEL459XD
    pq não sei nem pra que lado tanto girei. ;-;

    Isso mostra que você no momento não tem o mínimo de conhecimento pra arrumar seu instrumento.

    Tem 3 alternativas:

    1. Levar em um luthier pra consertar a cagada que você mesmo fez
    2. Não mudar mais nada e deixar tudo como está
    3. Tentar arrumar de novo e piorar ainda mais tudo.

    GABRIEL459XD
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Pois é, fucei de novo aqui, e parece que ficou como estava agora. Agora nunca mais mexo nisso kkkkk. Deus me livre, meu doeu o coração até.

    ejames
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    GABRIEL459XD
    Agora nunca mais mexo nisso

    Não precisa ter medo. Basta não ser afobado e procurar compreender como cada componente funciona antes de sair metendo a mão.

    Existe informação mais do que o suficiente e de fácil acesso sobre regulagem básica. Agora, se você não tem o mínimo de noção e nem a responsabilidade de ao menos pesquisar antes, não se meta com isso...

    dudurlzz
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    tensor se roda bem pouco (1/4 de volta por vez - e olhe lá!)

    existe regra quanto a isso? Mauricio Luiz Bertola

    GABRIEL459XD
    Membro Novato
    # nov/18 · Editado por: GABRIEL459XD
    · votar


    Aaah, esqueci de perguntar, tipo quando eu coloco a Les Paul deitada em uma superfície plana, é normal a parte do meio ficar flutuando em relação as extremidades?

    ejames
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    GABRIEL459XD
    Aaah, esqueci de perguntar, tipo quando eu coloco a Les Paul deitada em uma superfície plana, é normal a parte do meio ficar flutuando em relação as extremidades?

    Não entendi exatamente o que você quis dizer, mas se for o que eu tô pensando basta você olhar pro instrumento e raciocinar um pouco - o que causa isso é a curvatura do headstock.

    Sandoval Quaresma
    Membro Novato
    # nov/18 · Editado por: Sandoval Quaresma
    · votar


    GABRIEL459XD
    O meio? Se refere ao braço? Se for e normal sim, a mão da sua guitarra deve ser inclinada para trás não?

    GABRIEL459XD
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Que pergunta besta kkkk. Mas era só isso mesmo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    dudurlzz
    existe regra quanto a isso? Mauricio Luiz Bertola
    Sim. Ademais, o que conta mesmo é a experiência do luthier.
    Levei anos para adquirí-la...
    Abç

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    GABRIEL459XD

    Tenho contato com instrumento ha 20 anos, só a pouco tempo que mexo no tensor, das minhas guitarras baratas. fender vai pro luthier, gasto 400$ de boa.
    Não é só mexer no tensor e na ponte, as vezes precisa retificar traste, regular angulo do braço, etc etc etc e isto precisa de uma estrutura e experiencia.
    Melhor agora é não mexer, pra não estragar mais, e levar no luthier quando tiver $. ja era.

    ogner
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    https://www.google.com.br/search?q=truss+rod+adjustment&client=ms-andr oid-motorola&prmd=ivsn&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjZ6OX5yNTe AhUHlpAKHctMC2QQ_AUIEigB&biw=360&bih=512

    Besuntado de Tonga
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Se gira muito pro mesmo lado pode acontece do parafuso sair da porca e estraga o trussrod?

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/18
    · votar


    Besuntado de Tonga

    Se girar "muito" a ponto da porca sair do tensor (Truss Rod), alguma coisa já esta muito errada. O tensor é um ajuste de precisão, não é pra dar dezenas de voltas!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fui "consertar" minha guitarra e fiz besteira ;-;