Casas do violão

    Autor Mensagem
    A Bad Violinist
    Membro Novato
    # jul/18


    Bem meus mano, estudo música faz pouco tempo e tô com uma dúvida cruel.
    Por que diabos o violão tem 15 casas?
    Tocando a casa 5 da Mizona faz o som da Lasolta, pra que ter mais casas além da quinta?
    Onde diabos elas estão na partitura? Quando eu vou saber que é o som de uma corda solta ou a quinta casa da corda anterior?

    TendTudo
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    Precisamos ler a partitura relativizando altura de uma nota como referência a outra.
    O Sol como exemplo em relação ao si.

    rodsom
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Por que diabos o violão tem 15 casas?
    nunca vi violao com menos de 19 casas, ah nao ser que seja feito por encomenda.
    pra que ter mais casas além da quinta?
    da pra fazer todos os acordes com 5 casas, mas e no caso de algum solo com notas acima do LA da 5a casa da mizinha?
    Quando eu vou saber que é o som de uma corda solta ou a quinta casa da corda anterior?
    a partitura apenas representa a nota a ser executada. se vai ser corda solta ou 5a casa da corda anterior, isso é decisao sua.

    Jota Jota SP
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    Por que diabos o violão tem 15 casas?
    Tocando a casa 5 da Mizona faz o som da Lasolta, pra que ter mais casas além da quinta?


    Para você poder subir uma oitava durante a música.

    Onde diabos elas estão na partitura? Quando eu vou saber que é o som de uma corda solta ou a quinta casa da corda anterior?

    Algumas partituras para violão clássico possuem um número entre uma bolinha indicando a corda que se deve tocar aquela nota (sendo de 1 a 6, da corda aguda para a mais grave) mas também acontece de que analisando o arranjo e as demais notas, já dá para saber em que região se deve tocar.

    Jota Jota SP
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    Por padrão, considere que mi na primeira linha da partitura é o mi na segunda casa da quarta corda, que o lá solta da quinta fica na segunda linha suplementar inferior da partitura, e assim por diante. Daí, quando a mesma nota representada na partitura precisar ser executada em outras casas (mais agudas) do braço do violão, ou haverá indicação na partitura, ou você perceberá isso porque precisará de fato tocar naquela região para conseguir alcançar outras notas simultâneas ou próximas na partitura.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/18
    · votar


    Quando eu vou saber que é o som de uma corda solta ou a quinta casa da corda anterior?


    Lei de Gerson

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Você vai saber dizer, tente tocar em vários lugares e verá o que fica melhor. Depende muito muito de onde você está tocando e para onde você vai depois, para evitar movimentos desnecessários.

    Essa é uma das belezas do violão, a possibilidade de se tocar a mesma nota em diferentes posições.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Casas do violão