Como tocar corretamente nas ultimas casas do violão?

    Autor Mensagem
    PatrickBass
    Veterano
    # dez/11


    Bom galera, eu toco baixo a alguns meses e tenho um violão meio morto aqui em casa. Hoje pensei em voltar a tocar violão, e percebi que existem casas que não da para alcançar como os dedos da mão esquerda, sabe, aquelas ultimas casas do violão. E como eu gosto de fazer solos, fiquei na dúvida de como tocar corretamente lá em baixo, como posicionar a mão esquerda corretamente para tocar, sem perder muito a agilidade etc.

    D.V.
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Não tem muito segredo. Se o violão não tem cutway realmente é difícil. Meu violão não tem cutway então eu toco até a casa 17 das cordas primas. Pra fazer solo é uma dificuldade mesmo.

    O único jeito é praticar mesmo ou comprar um violão com cutway.

    kiki
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    PatrickBass
    pois é, essas casas sao pouco usadas no violao mesmo.
    em geral sobe a mao por cima do corpo, apoiando um pouco com o dedao no tampo.

    sem perder muito a agilidade etc.
    nao dá pra ter agilidade nessa regiao do braço. violao nao é guitarra!

    da uma olhada nuns videos do yamandu costa, ele viaja bastante pela escala, e usa bastante as notas agudas, com a agilidade costumeira dele.

    D.V.
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    kiki

    violao nao é guitarra!

    Pode fechar o tópico porque você tirou o mistério. Falou tudo.

    Musicalmente falando violão é muito parecido com guitarra. Tem suas poucas diferenças e ai está uma delas. O difícil acesso as últimas casas.

    Qualquer solo de violão toca na guitarra mas não é qualquer solo de guitarra que se toca no violão. (minha opinião)

    kiki
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    D.V.
    Qualquer solo de violão toca na guitarra mas não é qualquer solo de guitarra que se toca no violão. (minha opinião)
    do ponto de vista fisico sim. a guitarra tem mais "espaço".

    mas do ponto de vista sonoro nao! nem tudo que fica legal no violao fica legal na guitarra.
    é meio esotérico isso, mas eu sempre digo que tem coisa que "funciona" e que "não funciona", quando pula de guitarra pra violao, ou mesmo de violao aço pra nylon, etc. voce faz exatamente a mesma coisa e simplesmente nao fica legal.
    por exemplo, eu sempre tenho problema com bordões em violão de aço, por que eu to acostumado com violão nylon, e soa muito diferente.
    ou no uso de muitas notas abertas ou acordes. a guitarra em geral cai melhor quando é mais economico, e violao cai bem preencher mais. isso em termos beeeeem genericos...

    PatrickBass
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Obrigado a todos... era só uma dúvida pequena.

    Ainda bem que toco baixo.. e é mil vezes melhor. Chega de violão.

    D.V.
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    kiki

    Quando falei aquilo me referi ao modo de tocar fisicamente mesmo. Sonoramente nem tudo fica legal.

    Eu sou acostumado com violão de aço.... fui contra as regras e comecei com violão de aço 0.10. Agora não sei tocar em violão de nylon kk. Eu acho a corda de nylon mole de mais, fica super desconfortável pra mim.

    PatrickBass


    é mil vezes melhor.

    Se eu fosse você não usaria tais palavras. Isso pode provocar um debate sem fim de milhares de páginas. rsrs
    Até mais.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Cuidado com algumas coisas que falam. O autor perguntou uma coisa e vocês responderam outra.

    PatrickBass

    Existe uma posição que é a clássica de um violão clássico. Claro que vocês podem se posicionar desse jeito com um violão elétrico...enfim.

    É essa.

    Mas quando você for se posicionar, preste atenção nas suas costas, se estão confortáveis.

    A coluna precisa ficar reta, se possível encostá-la em algum lugar,( cadeira, parede) para ajudar na sustentação do corpo e mão e não se cansar com tanta facilidade.

    A agilidade não vai melhorar muito, o que vai melhorar é o conforto de atingir as ultimas casas.

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    D.V.
    Eu sou acostumado com violão de aço.... fui contra as regras e comecei com violão de aço 0.10. Agora não sei tocar em violão de nylon kk. Eu acho a corda de nylon mole de mais, fica super desconfortável pra mim.

    pois é, eu sou exatamente o contrário. as raras vezes que toco violão aço, fico com os dedos doendo depois!

    tem gente que é categórico em afirmar que guitarra é diferente de violão.
    eu digo o mesmo pra violão aço e nylon!
    quem toca um toca os outros (aço, nylon ou guitarra), mas tocar bem mesmo é só pra quem treina especificamente algum deles.

    PatrickBass
    Ainda bem que toco baixo.. e é mil vezes melhor. Chega de violão.

    o que é melhor, piano ou violino?
    pandeiro ou bateria?

    não tem melhor!
    eu também toco baixo, e não dá pra comparar com violão. são instrumentos diferentes para funções diferentes!

    Guilherme Nau
    bem observado!
    realmente a postura clássica facilita o acesso às últimas casas!
    mas ainda assim, não se consegue a mesma agilidade do que com uma guitarra, por exemplo.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    kiki
    mas ainda assim, não se consegue a mesma agilidade do que com uma guitarra, por exemplo.

    Na verdade, isso é fato. Nem mesmo com um violão com cutway você consegue.

    Mas a posição clássica ajuda não só nas ultimas casas, mas também em solos e dedilhados no meio e perto do headstock do braço do violão.

    Mas é preciso tomar cuidado com posições quando se aprende sozinho.

    gabitereza
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    não tem nenhum segredo ou tecnica,é realmente mais complicado! mas tanto que vc consiga fazer a nota soar tá correto.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    gabitereza
    mas tanto que vc consiga fazer a nota soar tá correto.

    Esteticamente

    Agora se a sua postura está correta, aí é outra história.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como tocar corretamente nas ultimas casas do violão?