Violão trastejando nas primeiras casas

    Autor Mensagem
    Gabriel321
    Membro Novato
    # mai/18


    Boa tarde, existem muitos tópicos sobre isso mas nenhum que me ajudou. Eu comprei um takamine gd15ce faz 2 meses e ele estava trastejando. eu levei ao luthier 2 vezes e ele apenas alinhou os trastes mas não resolveu o problema, apenas diminuiu. Quando eu comprei ele acho que não estava trastejando, ele tinha um jogo de cordas D'dario 0.10 e eu coloquei elixir 0.11. Alguém poderia me ajudar?

    metal_ofender
    Membro Novato
    # mai/18
    · votar


    -Verifique se você não está palhetando muito forte

    -Você mandou regular depois que trocou de 0.10 para 0.11? Pois tem !

    -Problema de trastejamento pode ser Rastilho muito baixo, braço
    empenado, etc..Não é só trastes desalinhados que são a causa não.

    -Vá em outro Luthier

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    Exatamente o que o metal ofender disse. O problema pode estar no rastilho muito baixo ou, ainda, a pestana / nut muito baixo também. Nesse último caso afetaria apenas as cordas tocadas soltas. Caso contrário, é o rastilho mesmo.

    Ambos os casos é de fácil solução. Lojas de música e na internet vendem rastilhos extras, você pode experimentar usar um mais alto e ver se melhora.

    Agora, apenas minhas opiniões aqui, sem querer ofender ninguém nem etc, ok?

    1) tanto o rastilho como a pestana podem facilmente serem feitos e moldados em casa, ou por alguém que tenha jeito com trabalhos manuais. Basta utilizar o anterior como molde. O rastilho é bem fácil, você precisa apenas de um "serrinha" para cortar na medida e uma ou duas lixas para moldar. A pestana já é um pouco mais "chata", porque precisa fazer os veios para as cordas passarem, calcular espaçamento... fora que, para ficar bem feito, precisa de uma lixa especial para fazer esses espaços.

    Te sugiro fazer com plástico mesmo, osso dá muito trabalho e para começar pode ser meio frustrante. Obs.: nunca jogue os originais fora ou modifique eles!

    2) por mais que eu valorize demais a profissão de luthier, inclusive tenho um bom amigo que sempre me dá ótimos conselhos e dicas, cuidado com os "curiosos". Tem muito luthier curioso por aí que na verdade não sabe bem o que está fazendo ou acaba fazendo de qualquer jeito por preguiça mesmo. Acho os ajustes de altura das cordas algo muito pessoal, acredito que todo violonista / guitarrista deveria saber fazê-los ou pelo menos orientar quem os faça. Minhas experiências com luthier foram como a sua, o rastilho veio baixo demais trastejava o tempo todo! Pedi também para colocar marcações de bolinha na escala e veio um negócio feio demais, nada discreto e com marcações enormes e transparentes. Faz tempo isso, não entendia muito de violão, então achei que se "o luthier falou que está bom, então está bom".

    Assim como em qualquer profissão, temos profissionais bons e ruins.

    Gabriel321
    Membro Novato
    # mai/18 · Editado por: Gabriel321
    · votar


    Bom, eu creio que rastilho não deve ser a causa, porque quando eu comprei ele estava no tamanho original e trastejava, ai o Luthier abaixou o rastilho e abaixou os trastes e ainda assim continuou, apenas diminuiu um pouco. Palhetar muito forte também acho que não seria o problema porque eu não uso palheta e toco bem leve. Será que se eu voltar pras cordas 0.10 e regular um pouco o tensor, o trastejo não é resolvido?

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Violão trastejando nas primeiras casas