Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Passos num fingerstyle

Autor Mensagem
      BadLuckMath
      Membro Novato
      # 15/jan/18 10:58

Olá pessoal, estou começando a criar meus próprios arranjos no fingerstyle.
      Após encontrar a melodia da musica, qual seria o próximo passo para encontrar o baixo e a harmonia da musica?

Beto Guitar Player
      Veterano
      # 17/jan/18 08:57
      · votar

Eu não sei tocar em fingerstyle, mas acho que você começou de forma um tanto estranha...
      Primeiro deve encontrar a harmonia e daí construir arpejos que sirvam como melodia... Deve haver uma junção entre harmonia e melodia, já que (acredito eu) será apenas UM violão.

Singles
      Membro Novato
      # 17/jan/18 20:05
      · votar

Tambem acho q vc começou de forma meio estranha.... vc precisa primeiro construir os acordes da sua musica, quais sao as triades e as tetrades... mas ja q vc começou com a melodia tente formar acordes simptes pra encontrar o baixo e a harmonia.. dps vc lapida dedilhando e tal

Ismah
      Veterano
      # 17/jan/18 20:54
      · votar

Também acho de começar pela harmonia, e ir tentando encontrar onde a melodia anda...

Eddie Van Hallen
      Veterano
      # 08/fev/18 19:16 · Editado por: Eddie Van Hallen
      · votar

Brother, vou dizer como EU faço. Primeiro pego a harmonia da musica e depois a melodia. Depois tento achar as notas da melodia nas notas mais agudas do acorde. Se a melodia não estiver na região mais aguda do acorde, eu mudo a posição do acorde.
      Vou colocar um video de um arranjo em fingestyle que fiz da musica Wave pra você ter uma ideia:

Também tenho este tocando Moon River:

Lelo Mig
      Membro
      # 08/fev/18 19:40
      · votar

Faço como nosso amigo Eddie Van Hallen, trabalho/desenho a melodia em função da sequência harmonica, as vezes, quando dá, coloco algumas passagens de baixo nos bordões.

Percussão não faço. Não tenho tecnica para tanto, fazer os dedilhados e arpeggios de mão esquerda é meu máximo.

Two hands também não faço... Nunca me interessei em desenvolver, não tive disciplina para tanto, desta feita, meu two hands é sofrível.

Adler3x3
      Veterano
      # 09/fev/18 11:29 · Editado por: Adler3x3
      · votar

Bem acho muito válida a demonstração do Eddie

Isto vale muito bem para uma música com composição já feita e pronta, mas nada impede que se comece pela melodia.

No caso do tópico existe tão somente a melodia, então tem que fazer a harmonia.
      Se a melodia é boa não pode ser desperdiçada.

Ambos os métodos de composição e arranjo são válidos não importa o estilo e não tem nada de estranho ou incomum.
      Não importa o estilo, alias pode-se pegar uma melodia original em um estilo e fazer uma harmonia em outro estilo que se deseje tocar.

Então existem métodos diferentes de compor ou fazer arranjos:
      - partindo da melodia para a harmonia;
      - e da harmonia para a melodia;

Nada demais, nada complicado.
      Depende de qual lado vem a inspiração do momento, depende do ponto de partida, do ritmo que se deseja imprimir.

Lelo Mig
      Membro
      # 09/fev/18 13:42
      · votar

Adler3x3

"mas nada impede que se comece pela melodia."

Sem dúvida... Não existe regra para tal. Tanto é que a maioria citou "como faz" e não como "seria o certo fazer".

No meu caso, tirar melodias em geral é bastante fácil. Então, num caso como uma MPB, Jazz, Choro e etc... Me concentro em desenhar toda a harmonia, colocar os baixos e ir "assoviando" a melodia até construir esta base.

Depois vou "encaixando" a melodia... Mas é uma questão de facilidade pessoal mesmo.

Eddie Van Hallen
      Veterano
      # 24/fev/18 11:35
      · votar

BadLuckMath
      Sei que já coloquei alguns exemplos de fingerstyle aqui, mas aproveitando a deixa do seu topico, acabei gravando outro video de fingerstyle. Dessa vez de uma musica do Ed Sheeran.
      Criei um tópico para compartilhá-lo. Quando puder dá uma olhada aqui:
      http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/333291/

Eddie Van Hallen
      Veterano
      # 24/fev/18 11:35
      · votar

BadLuckMath
      Sei que já coloquei alguns exemplos de fingerstyle aqui, mas aproveitando a deixa do seu topico, acabei gravando outro video de fingerstyle. Dessa vez de uma musica do Ed Sheeran.
      Criei um tópico para compartilhá-lo. Quando puder dá uma olhada aqui:
      http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/333291/

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Passos num fingerstyle

306.265 tópicos 7.905.045 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital