Passos num fingerstyle

    Autor Mensagem
    BadLuckMath
    Membro Novato
    # jan/18


    Olá pessoal, estou começando a criar meus próprios arranjos no fingerstyle.
    Após encontrar a melodia da musica, qual seria o próximo passo para encontrar o baixo e a harmonia da musica?

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Eu não sei tocar em fingerstyle, mas acho que você começou de forma um tanto estranha...
    Primeiro deve encontrar a harmonia e daí construir arpejos que sirvam como melodia... Deve haver uma junção entre harmonia e melodia, já que (acredito eu) será apenas UM violão.

    Singles
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    Tambem acho q vc começou de forma meio estranha.... vc precisa primeiro construir os acordes da sua musica, quais sao as triades e as tetrades... mas ja q vc começou com a melodia tente formar acordes simptes pra encontrar o baixo e a harmonia.. dps vc lapida dedilhando e tal

    Ismah
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Também acho de começar pela harmonia, e ir tentando encontrar onde a melodia anda...

    Eddie Van Hallen
    Veterano
    # fev/18 · Editado por: Eddie Van Hallen
    · votar


    Brother, vou dizer como EU faço. Primeiro pego a harmonia da musica e depois a melodia. Depois tento achar as notas da melodia nas notas mais agudas do acorde. Se a melodia não estiver na região mais aguda do acorde, eu mudo a posição do acorde.
    Vou colocar um video de um arranjo em fingestyle que fiz da musica Wave pra você ter uma ideia:


    Também tenho este tocando Moon River:


    Lelo Mig
    Membro
    # fev/18
    · votar


    Faço como nosso amigo Eddie Van Hallen, trabalho/desenho a melodia em função da sequência harmonica, as vezes, quando dá, coloco algumas passagens de baixo nos bordões.

    Percussão não faço. Não tenho tecnica para tanto, fazer os dedilhados e arpeggios de mão esquerda é meu máximo.

    Two hands também não faço... Nunca me interessei em desenvolver, não tive disciplina para tanto, desta feita, meu two hands é sofrível.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem acho muito válida a demonstração do Eddie

    Isto vale muito bem para uma música com composição já feita e pronta, mas nada impede que se comece pela melodia.

    No caso do tópico existe tão somente a melodia, então tem que fazer a harmonia.
    Se a melodia é boa não pode ser desperdiçada.

    Ambos os métodos de composição e arranjo são válidos não importa o estilo e não tem nada de estranho ou incomum.
    Não importa o estilo, alias pode-se pegar uma melodia original em um estilo e fazer uma harmonia em outro estilo que se deseje tocar.

    Então existem métodos diferentes de compor ou fazer arranjos:
    - partindo da melodia para a harmonia;
    - e da harmonia para a melodia;

    Nada demais, nada complicado.
    Depende de qual lado vem a inspiração do momento, depende do ponto de partida, do ritmo que se deseja imprimir.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/18
    · votar


    Adler3x3

    "mas nada impede que se comece pela melodia."

    Sem dúvida... Não existe regra para tal. Tanto é que a maioria citou "como faz" e não como "seria o certo fazer".

    No meu caso, tirar melodias em geral é bastante fácil. Então, num caso como uma MPB, Jazz, Choro e etc... Me concentro em desenhar toda a harmonia, colocar os baixos e ir "assoviando" a melodia até construir esta base.

    Depois vou "encaixando" a melodia... Mas é uma questão de facilidade pessoal mesmo.

    Eddie Van Hallen
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    BadLuckMath
    Sei que já coloquei alguns exemplos de fingerstyle aqui, mas aproveitando a deixa do seu topico, acabei gravando outro video de fingerstyle. Dessa vez de uma musica do Ed Sheeran.
    Criei um tópico para compartilhá-lo. Quando puder dá uma olhada aqui:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/333291/

    Eddie Van Hallen
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    BadLuckMath
    Sei que já coloquei alguns exemplos de fingerstyle aqui, mas aproveitando a deixa do seu topico, acabei gravando outro video de fingerstyle. Dessa vez de uma musica do Ed Sheeran.
    Criei um tópico para compartilhá-lo. Quando puder dá uma olhada aqui:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/333291/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Passos num fingerstyle