Aprender uma música por vez ou mais de uma?

    Autor Mensagem
    douglas2202
    Membro Novato
    # dez/17 · Editado por: douglas2202


    Olá pessoal,

    Eu estou aprendendo a tocar violão sozinho já há algumas semanas. Sou iniciante e aprendi coisas básicas como o nome das cordas, os acordes básicos e tal, e agora estou aprendendo a tocar músicas mesmo.

    Acontece que eu tinha decidido aprender a tocar duas músicas, uma com dedilhado e outra com palheta, sendo que eu praticava uma em uma semana e a outra na semana seguinte. O problema é que quando eu voltava a tocar uma das músicas depois de uma semana, parecia que eu tinha esquecido o que já tinha aprendido, e por isso decidi aprender uma por vez.

    Queria saber a opinião de vocês e como foi as suas experiências, é melhor focar em uma música só, mesmo que a pessoa demore 1 mês para aprender ou é melhor alternar músicas diferentes? Qual o método recomendado?

    OBS: As músicas que estou aprendendo são essas: Hallelujah - Simplificada e Wish You Were Here - Simplificada

    Desde já agradeço.

    Amago
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Uma por vez

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Dá pra aprender duas ou mais de uma vez... Pelo menos eu tirava assim... É claro que depende da complexidade...
    Mas músicas simples, é só vc tocar uma, em seguida toca a outra, depois volta na primeira, repete a segunda e assim por diante...
    O que faz vc aprender de fato uma música é a repetição.

    Ismah
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Eu tiro umas 10 de vez... Se ficar batendo numa tecla só, o cara desiste...

    xmarhunterx
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Pega várias músicas fáceis que você gosta pakas pra tentar a aprender (como se você fosse um músico profissional e fosse gravar um álbum) e vai tirando uma a uma, isso te dá um ânimo à mais pra aprender (e lembre-se que fazer exercícios- como subir e descer escalas aumentando a velocidade- também são fundamentais e vão ajudar bastante a você ir tirando músicas cada vez mais complexas.

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    A repetição leva a melhorar a técnica.

    Mas não precisa ser enjoativa.
    Pegue várias músicas fáceis no mesmo tom, com quase os mesmos acordes, e vá treinando.
    E na sequência tente fazer um pot-pourri, mesmo que com alguma dificuldade, isto vai te beneficiar no futuro.

    Claro primeiro tem começar só com uma para entender o processo.

    vintage_man
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Eu também sempre tiro várias por vez.
    Pelo menos umas 4....

    Vou tirando elas por partes e vou relembrando elas.

    JJJ
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Simples:

    Enquanto estiver bom, fica em uma. Se enjoar, parte pra outra.

    MattSantos
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Eu deixo um solo de uma música pra eu ir pegando aos poucos, outra música eu vou pegando a parte de base. Aí conforme vou enjoando ou travando em alguma parte, eu vou revezando entre elas. Sempre fazendo exercícios também

    harlero rock
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    pego umas quatro em dificuldades diferentes, uma vai levando ao nível da outra, e vai indo a cada dia, fica na organização das aulas, tenho tempo reservado dos estudos e do repertório. saio cedo volto tarde, se não organizar não sai nada.

    douglas2202
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Pessoal,

    valeu pela ajuda! Pelos comentários de vocês, cheguei à conclusão que vou começar a tocar músicas diferentes mesmo, senão enjoa, e mesmo se não enjoasse, eu demoraria muito tempo para aprender de modo "profissional" uma música só, já que sou iniciante.

    fernandotieppo
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Nunca tente aprender mais de uma música por vez, porém também não deixe as outras de lado... Essa é a dica que meu professor me passou e a que passo para meus alunos.

    O que isso quer dizer? Bom, vamos supor que essa semana a música que vamos tirar é "Wave" do Tom Jobim, a maior parte do seu tempo de estudo deve ser focada nessa música, seja em acordes, melodia e tudo mais, essa é a música que você vai estudar essa semana (ou duas semanas, dependendo do seu ritmo), porém sempre deixe reservado 10-15 minutos para tocar outras músicas que já estão em dedos, não fique sem tocar as músicas que você já sabe, porém não confunda seu cérebro e dedos trabalhando em duas músicas que você não sabe, não é eficiente.

    Uma dica que posso te dar é não focar somente em músicas, quando pegar o violão foque primeiro em exercícios, seja de dedilhado ou palheta, faça isso por 10 minutos, depois faça mais uns 10 minutos de escalas pra ganhar velocidade e independência dos dedos, depois disso tire uns 10 minutos pra focar em ritmos, a pegada ritmica é muito importante, bom estar sempre na mão, só ai deu meia hora de estudo, depois foque na música que você está aprendendo e por fim tire um tempo pra tocar as outras... em uma hora você estudou melhor do que se ficasse 4 horas tocando por tocar.

    harlero rock
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    "em uma hora você estudou melhor do que se ficasse 4 horas tocando por tocar."



    desse jeito rende bem pra mim, disperso atenção com facilidade, desligo whats, coloco um timer pra cada exercício.

    fernandotieppo
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Esse jeito rende bem pra qualquer pessoa quando vai estudar, tocar violão é como qualquer outra atividade, você não vê o Roger Federer jogando tenis por jogar quando treina, ele tem um objetivo, segue esses objetivos, completa e passa pro proximo, no violão tem que ser assim também.

    Buja
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Quem me dera ter foco e disciplina desse jeito. Quando quero aprender algo, pego e vou estudando, sem ficar cronometrando time e percentual de progresso.
    Isso começa a virar pra mim uma cobrança, uma pressão, igual as que tenho no trabalho todo dia. Logo, o ato de tocar começa a ficar estressante, cansativo, e ao olhar para a guitarra, ja começo logo a lembrar de fluxogramas, quadros de kanban, analise de custos, metas e resultados.....pronto....da vontade de pedir conta do emprego de tocar guitarra.

    fernandotieppo
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Buja

    O "cronometro" seria mais pra exercicios ou escalas mesmo, geralmente digo pros meus alunos pra focar 10 minutos em cada aspecto do aprendizado (tecnicas, escalas e ritmos) e o resto do tempo livre pra repertório, é uma maneira eficiente. É tipo quando você treina alguma arte marcial, você tem o aquecimento, tem a parte voltada pra defesa pessoal, tem a parte de técnicas voltadas pra arte marcial em si e por fim tem o resto do treino pra luta, é só uma maneira de organizar mesmo.

    jefenorato
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Quando comecei tocava o máximo que podia de musicas que tinham a mesma batida.

    Ismah
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Quem me dera ter foco e disciplina desse jeito. Quando quero aprender algo, pego e vou estudando, sem ficar cronometrando time e percentual de progresso.

    Isso é hobby!
    Sexta tem data, tem 50 músicas pra tu tirar até lá. Isso é trabalho, e se quiser ser chamado de novo, é bom levar a sério...

    TendTudo
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Fala Douglas.
    Repertório novo se toca todo dia. Estude teoria. Repertório antigo três vezes na semana. Pegue uma e toque com os acordes de outra que tu ta estudando.
    Conforme tu adquira conhecimento em acordes mais difíceis tu pode começar a tocar outros acordes numa música sua. Aprenda uma coisa primeiro. Tu tem que ter foco, inclua outros gêneros no teu repertório.
    Posso até passar um link de estudo de pestanas em tablatura. Tenho certeza que tu vai fazer sucesso de uma forma ou de outra, mesmo diferente do que tu acha hoje é até uma coisa como ajudar o próximo. Sem ganhar bilhões ou não. Tocar em porão deve ser demais.
    Então foco no que tu pensa em o que é sucesso e voltar a fazer a tua vida a fazer sentido. Guitar pro 7. Este é o ideal se tu quiser virar um bom músico.

    gabert
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Priorize o que é difícil é deixe um tempinho para o fácil. Os tempo para cada um dependerá de você. Comigo funcionou.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aprender uma música por vez ou mais de uma?