Dedos doendo muito com violão de aço - não sou iniciante

    Autor Mensagem
    denisb411
    Membro Novato
    # ago/17


    Eae pessoal,

    É o seguinte, tenho um gf r1 da giannini e eu simplesmente não consigo tocar nele por nem 10..15 minutos porque as cordas são tão duras e machucam tanto que me desanima e acabo voltando pro nylon/guitarra.
    Eu já level esse violão pra regular e meu... continua doendo muito. Eu toco há dois anos (pelo menos 1 hr por dia) e fico com a mão doendo de tanta força quando tento fazer um Fá ou Fá# (pestana). Além disso o som acaba saindo uma completa b*sta...

    O problema está em mim ou no violão?

    Paguei 400 nele e to achando que foi bomba...

    Matheus Sax e violão
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    é só colocar uma corda com menor numeração

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    denisb411

    Realmente violão de aço, é mais duro que um de nylon ou uma guitarra, mas... É preciso atentar a algumas coisas...

    -> Cordas: o diâmetro delas qual é?
    -> Trastes: existem tamanhos diversos, quanto maior, mais macio de tocar
    -> Altura do nut / pestana: um nut muito alto exige bastante força da parte do executante, principalmente nas primeiras casas. Aliás, até a metade do braço, a maciez é mais relacionada ao nut que ao rastilho, coisa que pouca gente observa nos instrumentos do tipo.
    -> Força: existem pessoas que apertam muito o braço do instrumento, algumas vezes sem necessidade. Trastes pequenos e cordas grossas, exigem muito mais força que cordas finas, com trastes grandes, ainda menos força se for numa escala escalopada. Eu precisei de um ano para me educar, e quando isso aconteceu, minha velocidade melhorou absurdamente, principalmente para ligados.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Como dito pelo Ismah, verifique a altura do nut, do rastilho, e a espessura/diâmetro/calibre das cordas.

    denisb411
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Obrigado pelas dicas pessoal, as cordas são 0.10
    Mexi um pouco no tensor dele (dei uma apertada) e agora está levemente melhor, mas sem comparação com o de nylon, que está beeeem melhor.Preciso ver melhor sobre lixar o rastilho. O ruim é o trabalho que isso da.... (na guitarra é só mexer nos parafusos...)

    zodiaco10001
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Uso cordas de aço 012 no violão com cordas strinberg e acho mais macio do que tocar com minha guitarra 010 da nig kkk

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    denisb411

    Cara o tensor nada tem a ver com a maciez... Podes ter criado problemas no violão, a única função do tensor é contra-balancear a tração das cordas e nada mais. Cuidado aí ein!

    MMI
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Ismah

    Cara, o tensor e a regulagem geral de um violão tem tudo a ver com a maciez. Violão de aço tem que ser muito bem regulado, é bem mais difícil balancear o conforto, som etc. Ainda mais porque, muita gente diz e eu concordo, violão precisa de cordas mais grossas que guitarra, .10 é leve demais para sair som.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Já que você ja havia mandado no luthier pra regular, leve de novo, fale que está muito duro pra tocar talvez ele resolva o problema, existem músicos e músicos
    Tem quem prefira o violão com cordas a 5mm do 12 traste, e tem quem prefira com 3 ou 2mm tudo isso vai interferir diretamente na forma de tocar
    um violão com cordas altas não significa que o luthier não regulou, isso é algo pessoal de cada musico.
    Já nut muito alto, e tensor concavo com as cordas afinadas, é sinal que o instrumento não foi regulado.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    denisb411

    A primeira coisa a ter em mente: Violão de aço, por melhor que seja, não é tão confortável quanto uma guitarra e muito menos que um violão de nylon.

    A explicação é simples... é o custo de muito brilho com boa sonoridade. Veja que a guitarra desplugada têm um som ridículo, sonzinho de arame sobre lata de goiabada... uma bosta. E o violão de nylon, tem boa sonoridade mas é suave, doce, pouco ataque (ele foi feito para soar assim, a maciez é a sua meta sonora e reflete na tocabilidade).

    Então, é o que a galera já falou (regulagem geral e equilíbrio das cordas).

    Obs: Entenda por equilíbrio das cordas o seguinte: Quanto maior o calibre (diâmetro) melhor a sonoridade e pior a tocabilidade. Numa guitarra elétrica o som ruim de uma corda muito fina é compensado por regulagens, não pesa tanto, e muitas vezes vale perder aqui para ganhar na tocabilidade (os shredders aprovam este conceito).

    Num violão de aço, tem de fazer o contrário....

    Buja
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Ja toquei anos a fio com uma tonante que duvido muito que mais do que uns 5 daqui do forum ja tiveram que tocar algo tao pesado e ruim assim.
    Tinha tantos calos que eu podia passar a ponta dos dedos num muro chapiscado, que nao sentia nada. (literalmente falando, pois ja fiz isso).
    Tocava por umas 5 horas diarias, ou mais.

    O que quero dizer com isso? Que fui machao, que nao sintia dor?
    Muito pelo contrario, desenvolvi uma capsulite brava e passei 6 meses sem tocar, com uma luva ortopedica, correndo o risco de perder o emprego ainda, ja que trabalho digitando o dia inteiro.

    Mas digo que tambem falta um pouco de persistencia. Está impossivel de tocar? Entao o violão tem um problema serio, muito errado isso ai.
    Se o violao é tao duro e ruim, pode ser a construcao dele mesmo, e somente um luthier cobrando caro talvez vai conseguir dar um jeito. Como era o caso do meu tonante.

    Agora se o violao é tocavel, falta só uma regulagem. Cordas mais finas, lixar o nut, cavalete, (troca de trastes acho meio bobagem num giannini, por que nao é barato. Se apos isso, ainda sentir dores, falta persistencia pra tocar este violao. Hoje que tenho mais instrumentos bem macios, acho ruim de tocar até um violão de aço reguladinho. Me falta persistencia, pode violao, sempre, será mais pesado de tocar mesmo.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    MMI

    Vindo de ti estou surpreso... Se as cordas estão desequilibradas e a ação alta, é uma coisa e realmente tem a ver, mas note-se que quanto mais o braço curva mais macio fica, pois diminui a tração...

    Agora ele não é responsável pela "maciez" diretamente, e sim pela curvatura do braço. Claro que é o first step aferir isso, e depois partir para outras coisas, mas.... Se o instrumento já foi regulado, quais são as chances do rapazito fazer cagada, ao invés de acertar?

    Ah sim, as cordas... Eu concordo em partes, mas tenho usado com sucesso 009 em D no meu violão. Estou pensando até em passar para afinação Nashville.

    Ningen
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Também aposto em nut alto.

    Flipe J.
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    denisb411

    Estou na mesma situação mas com um Yamaha, ainda devo mandar regular.
    Até lá estou conseguindo tocar com ele afinado 1/2 tom abaixo.

    MMI
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Ismah

    note-se que quanto mais o braço curva mais macio fica, pois diminui a tração...

    Sim. Isso faz com que caia o pitch, então você vai na tarraxa e aperta, aumentando a tração para manter a nota. O efeito final é que diminui um tantinho o comprimento da corda, o que de fato com a corda solta e no primeiro traste fique de fato mais mole, bem pouco. O problema é que arqueia o braço, então lá para o meio da corda fique mais alta a ação - o que deixa mais duro de tocar.

    A realidade é que o tensor aumenta ou diminui a flexibilidade e vibração do braço. Isso foi uma conversa longa que tive com dois especialistas em archtops e violões. Esses instrumentos, acústicos, precisam de um braço arqueado para a boa vibração. Existe um ótimo, relacionado ao próprio instrumento, a força e dinâmica que é usada, às cordas e segundo um luthier gringo que conversei (dos tops, de livros), ele direciona detalhes da construção para o tipo de cordas e se o músico vai tocar "fingerpicking" ou "strumming" primordialmente. Isso é o que complica a regulagem nesses instrumentos acústicos, especialmente esses genéricos que a gente usa. Este mesmo luthier fala em cordas leves para um tipo de instrumento, que seria uma 011. De certa forma eu aceito isto, tenho usado isso no mínimo, nas archtops pelo menos 012, um violão ponho 013 (para afinação padrão, 013 é meio abaixo). Mas depende...

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Som ÓTIMO de violão, só consegui com 013~014.... Mas toca-se duas músicas...

    Buja
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Ismah
    Tem um treco que poe no dedo pra para de doer. O De Ros até falou sobre isso num video. Eu particulamente acho que aquilo é só pra atrasar a formação de calos.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Não era nem o dedo Buja, era a mão mesmo... rsrs

    Buja
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Ismah
    Não era nem o dedo Buja, era a mão mesmo... rsrs

    Ai é tenso kkkk.

    Engraçado que no baixolao a gente usa no minimo 0.40 e nao reclama nada kkkk

    sandroguiraldo
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Uma dica que pode "salvar"
    Afine o violão meio tom ou até mesmo um tom abaixo, até resolver...

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Buja

    Tamanho de escala!

    metal_ofender
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Só completando o que o Ismah disse. Se voce perceber, quando vc faz uma pestana você não precisa apertar todas as cordas daquela casa, por exemplo, num F Maior, você só precisa colocar força na 1ª Corda, 2ª Corda e 6ª Corda (de baixo para cima). porque as outras cordas já estão sendo apertada com os outros dedos na casa da frente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dedos doendo muito com violão de aço - não sou iniciante