Estraguei meu violão?

    Autor Mensagem
    Victocha
    Membro Novato
    # mar/17


    Pessoal, recentemente percebi um leve desconforto ao tocar no meu violão, as cordas estavam um pouco altas o que dificultava fazer solos etc.Ai decidi de forma burra mexer no tensor(me arrependo demais) acontece que não consegui achar mais um equilíbrio para a curvatura do braço e começei a girar demais,(quando o recomendado é 1/4 de volta) passei tipo um dia inteiro girando e procurando um ponto estável, sem concavidade nem convexidade. Sempre olhando apartir do headstock para conferir, mas não confio nos meus olhos então estou desesperado, acho que posso ter empenado o braço pois as cordas estão muito próximas dos primeiros trastes e a sonoridade não é mais a mesma. não quero mais girar o tensor pois como falei já fui muito agressivo com a madeira do violão. Tudo que eu queria era desfazer toda essa geringonça e voltar como era antes, ou será que os danos causados pela minha incompetência são irreversíveis?

    Obs: fuçei tanto que antes o braço aparentava estar com uma barriga, agora parece estar levemente côncavo. Enfim vou colocar uma foto para vocês verem.

    http://imgur.com/sdEWm1H


    Comprei este violão ano passado e não me liguei nos ricos de regular tensor sozinho. Socorro ! Aqui em minha cidade não conheço luthiers, será que em lojas de instrumentos eles podem dar uma olhada nisso pra mim?

    Jube
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Victocha
    Cara, é normal que o violão fique levemente com barriga ou concavo, nunca vai estar 100% reto. O ideal seria levar no luthier para tentar amenizar a cagada e ver o que aconteceu com o braço, você pode peguntar no tópico sobre lutheria no fórum de guitarra ou veja esse Tutorial ensinando como regular o violão e tente reverter a nhaca.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # mar/17 · Editado por: sandroguiraldo
    · votar


    Victocha

    1 - Se não sabe mexer ou tem medo do resultado, não mexa.

    2 - Há muitos tutoriais no youtube sobre regulagem de instrumentos. Assista-os.

    3 - Solte todo o tensor novamente. Se você apertou muito, a ponto de espanar a rosca ou "quebrar" o braço, terá que levar num luthier.

    4 - Não creio que você deva ter apertado tanto assim o tensor ao ponto de quebrar algo, então solte ele todo, e AOS POUCOS vá ajustando.
    Cada 1/4 de volta, afine o instrumento e veja como ficou.

    Não é difícil de fazer, só é chato.

    5 - Não se desespere. A cada mexida no tensor, é necessário esperar um pouco a madeira "assentar". Por isso em cada mexida, afine e espere um pouco.

    Victocha
    Membro Novato
    # mar/17 · Editado por: Victocha
    · votar


    Jube

    Realmente ele não parece estar condenado cara, estou até conseguindo tocar de boas(o som não está lá essas coisas)/ o problema é que eu estou notando esta curvatura que antes não tinha ou não era tão acentuada.

    O violão é um Strinberg aw53c BK estava bonzinho tirando a altura das cordas. O som perfeito. :(

    sandroguiraldo

    Cara o ideal não seria apertar um pouco mais o tensor ao invés de afrouxar ?já que ele está convexo?
    Detalhe: está duro para apertar, melhor não né?


    Obg pela atenção pessoal.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/17
    · votar


    Você aperta o tensor quando as cordas então vencendo o equilíbrio (quando as últimas casas estão bem mais altas que as primeiras).

    Pra apertar o tensor as cordas devem estar frouxas. Não faça isso com o violão afinado.

    O braço precisa de um ligeira inclinação em relação as cordas. Pouca, mas precisa. Senão você não consegue tocar em nenhuma casa.

    Victocha
    Membro Novato
    # mar/17 · Editado por: Victocha
    · votar


    LeandroP

    Minha nossa cara, descobri que estava fazendo tudo errado, apertando o tensor com as cordas afinadas e talz. Outra coisa que tenho observado é que olhando com uma visão superior do lado dá "mizona" o braço faz um "(" bem de leve já do lado da "mizinha" aparenta estar mais alinhado e reto. Será que definitivamente está empenado de tanto eu fuçar?

    Ainda hoje a tarde vou comprar um encordoamento novo e vou aproveitar para me informar sobre luthiers na minha cidade. Já mexi demais espero não ter ferrado tanto.

    JJJ
    Veterano
    # mar/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    passei tipo um dia inteiro girando

    O.O

    Rapaz... a gente vira um tiquinho, espera, afina a guitarra, espera, vê o que acontece... é um processo cuidadoso...

    Mas acho que isso você já entendeu, né? (do pior jeito).

    Enfim... o que você pode fazer:

    1) Ver se está (do ponto de vista da escala) concavo (frouxo) ou convexo (apertado) e agir de acordo, AOS POUQUINHOS.

    *** ou ***

    2) levar a um luthier.

    Victocha
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    JJJ

    Pois é cara, quando disse que passei o dia inteiro foi desta forma, girava aguardava um pouco girava de novo e tal.
    Só que perdi o senso de alinhamento e apertei e folguei tantas vezes que não sei mais a situação do braço visto que tensor é uma coisa delicada. Aos meus olhos não parece tão torto, mas as notas não soam como antes. Outro detalhe:Lá pela 12° casa continua chato para tocar ainda.

    JJJ
    Veterano
    # mar/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    Victocha

    Tem que ver a altura da ponte, arrumar as oitavas, se as cordas não estão "batendo" nos captadores, se os trastes precisam de ajuste ou retífica, etc. Tem muita coisa envolvida no ajuste do braço, não é só o tensor...

    Victocha
    Membro Novato
    # mar/17 · Editado por: Victocha
    · votar


    Verdade, melhor mesmo mandar pro luthier regular ele legal. Mas voltando ao assunto acabei de ver um vídeo onde o camarada fala para mirar na direção do corpo do violão e analisar a curvatura do braço. Segundo ele quando um dos lados está mais curvo que o outro olhando pelo bordão e pela mizinha quer dizer que está empenado,caso contrário se a curvatura for uniforme para os dois ângulos de visão aí é apenas o tensor desregulado.

    O que preocupa é que meu violão tá mais ou menos assim ainda que pouquinho. se observar cirurgicamente dá para perceber, na imagem fica disfarçado mas pessoalmente dá pra ver mesmo!
    (O lado dá mizinha está mais reto)


    http://imgur.com/ILRpkJl
    http://imgur.com/uOUvlkU

    No início do tópico coloquei uma foto que dá uma visão geral de como está o violão. Vocês não acham que está meio desengonçado? Ou é paranóia minha?

    Ismah
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Leva num luthier, o máximo que vai conseguir é fazer mais merda...

    o som não está lá essas coisas

    Que?

    Amago
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    Victocha
    Para abaixar a ação das cordas tem que lixar o rastilho e só (pelo menos e assim que tenho feito)

    Jube
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Amago
    Victocha
    Para abaixar a ação das cordas tem que lixar o rastilho e só (pelo menos e assim que tenho feito)


    Mas se você já fez isso no tensor, não tente lixar o rastilho sozinho, melhor achar um luthier mesmo.

    Victocha
    Membro Novato
    # mar/17 · Editado por: Victocha
    · votar


    Jube

    Uhum, chega de aventuras, acho que minha curiosidade pode ter custado caro. Fui em uma loja de música hoje e me indicaram um luthier bom aqui na região, espero que ele deixe meu violãozinnho zero bala !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estraguei meu violão?