Toco há mais de ano e meus dedos ainda doem

    Autor Mensagem
    denisb411
    Membro Novato
    # fev/17


    Oi pessoal,

    Toco guitarra/violão a mais de ano e puts.. depois de longo tempo tocando a ponta dos meus dedos da mão esquerda doem!!
    Com a guitarra não acontece isso, é mais com o violão de aço! É absurdo e eu até paro de tocar por causa da dor, as vezes. E olha que eu toco quase todos os dias!

    Será que é porque eu não tenho unhas na mão? (mania de roer)
    Será que é porque as vezes eu tiro a pele que forma nos dedos?

    Alguem sabe uma maneira boa de tirar essas dores? Alguma pomada?

    Valeu e abraços pra todo pessoal do FCC

    Buja
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    denisb411
    Será que é porque as vezes eu tiro a pele que forma nos dedos?

    Exatamente. A dor para por causa da pele que se acumula, formando os calos.

    Buja
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    denisb411
    Será que é porque as vezes eu tiro a pele que forma nos dedos?

    Exatamente. A dor para por causa da pele que se acumula, formando os calos.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/17
    · votar


    Rapaz, meus dedos doem, minhas costas doem... Mas quando eu to no palco não sinto nada disso. Mas depois dói sim... Normal.

    DuBarzinho
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    Talvez seja o caso de baixar a ação das cordas do seu violão, más o Buja tem total razão no que escreveu, deixa os calos nos seus dedos pois são ele que protegem.

    looidi
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    Tinha a ponta dos dedos da mão esquerda relativamente calejadas e já tinha superado a fase de ter dificuldades com pestanas. Após uns anos sem pegar no violão, incrível, parece que voltei à fase de iniciante: dedos doem, pestanas não suficientemente presas, construção de alguns acordes dissonantes difícil... Penso, além disso, que cada pessoa tem de tentar compreender o melhor comprimento para as unhas - tanto para dedilhar quanto formar posições sem trastejar. Mas as dores e o suador nas mãos, típicos de iniciante são um saco.

    ViniciusBorges
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    denisb411
    Se a dor for na pele da ponta do dedo, faça isso que o pessoal falou: Não tire o excesso de pele e espere calejar. Tem um produto chamado Deedals, umas capinhas de silicone para colocar nos dedos, que patrocinava o Cifra Club ao vivo há alguns anos, eu nunca cheguei a usar o produto mas parecia útil para quem estava começando.

    Se a dor for mais nas articulações/juntas, você pode tentar diminuir o calibre das cordas um pouco. Eu uso .013 hoje depois de anos de adaptação, subindo gradativamente o calibre das cordas todos os anos. Se você está usando .012, por exemplo, põe uma .010 ou .011 um tempo para permitir que seus dedos criem uma resistência.
    Mandar regular para abaixar a ação das cordas também é uma boa.

    rodsom
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    toco baixo a 22 anos e ate hj me doi os dedos, ombros, pernas, etc.
    uma cervejinha durante o show sempre ajuda. se for banda que nao deixa o musico beber, uma vodka disfarçada na garrafa de agua mineral tambem rola.

    denisb411
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    muito obrigado pelos comentários pessoal! Acho q vou por até um esmalte ruim pra evitar esse mal hábito... ontem fiquei um dia sem tocar e meu dedos ja estão doendo, mas dessa vez sao as articulacoes! pois é, vida de músico é foda mesmo kkk abraços!

    DoisUm
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    Os violões, pra soarem bem acústicamente, normalmente precisam de encordoamentos mais 'duros', o que não ocorre nas guitarras por passaram pela amplificação.
    Sem essas cordas mais grossas o som fica meio xoxinho,

    Pelo menos foi essa observação que tive ao experimentar um encordoamento leve, justamente pela mesma razão que você nos relata.

    Pra dar uma suavizada no problema, decidi abaixar o calibre das guitarras e manter só violão na tensao média, já que eu preciso de um som acustico decente. Não facilita tocar violão, mas poupa meus dedos pra quando precisar esfolá-los no violao..

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/17
    · votar


    denisb411

    Você roe os calos que se formam nas pontas dos dedos? O.o

    Caso sim, é uma péssima idéia pois os calos protegem os dedos, além de até melhorar a sonoridade, na minha opinião.

    Abs

    DoisUm
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    MauricioBahia

    os calos protegem os dedos, além de até melhorar a sonoridade, na minha opinião.

    Essa eu nunca tinha ouvido. Se importa de nos contar um pouco mais sobre?

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    além de até melhorar a sonoridade
    talvez pq quem tem calos já tem um pouco mais de experiencia com instrumentos de corda e já está habituado com a postura da mão na hora de fazer os acordes, assim o som sai mais limpo

    pra não perder a piada: vale a pena investir em calos valvulados? kkkkkkkkk

    denisb411
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    vou comprar calos transistorizados mesmo, sai mais em conta pra mim... valeu a dica pessoal

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Toco há mais de ano e meus dedos ainda doem