ufpemagnetismo Membro Novato |
# dez/16 · Editado por: ufpemagnetismo
Boa noites senhores!
Acabei de comprar um violão de aço pra mim e fiquei encantado com o timbre do violão plugado. O sistema de captação é sensacional e muito fiel ao timbre do violão.
Gostaria que vocês comentasse um pouco sobre ele comentando sobre suas qualidades e defeitos. Se alguém tem ou teve um desse modelo, gostaria de trocar algumas experiências. Acho que foi o melhor investimento em relação ao custo e benefício.
VIOLÃO YAMAHA CPX 700 II
Tampo: Sitka Spruce maciço (abeto) Corpo e braço: Nato (mogno oriental) Escala e ponte: Rosewood (jacarandá) Cordas: ELIXIR PHOSPHOR BRONZE NANOWEB (0.12 / 0.56) AMERICANA Rastilho e nut: UREA Tarraxas: Enclosed, Die-Cast Chrome Plated Amarrações internas X: Eletrônica: Pré-Amp System 64 1-way A.R.T (transdutores sob o tampo)
Abaixo está a resposta da Yamaha sobre a tensão de cordas e o processo de fabricação do CPX 700 II
O CPX700 vem de fábrica com cordas 0.12 light, porém como dito anteriormente você pode utilizar até 0.13, pois os violões da Yamaha utilizam madeiras de qualidade e todas as peças, até os parafusos são feitos pela Yamaha, ao contrário da maioria das marcas que utilizam peças de diferentes fábricas genéricas.
Só o setor de secagem, seleção e tempero das madeiras da Yamaha é maior que muitas fábricas de outras marcas conhecidas. Os violões de aço que tem o braço empenado por conta de uso de cordas pesadas são violões que não possuem madeiras e construção adequadas. O processo de fabricação e controle de qualidade da Yamaha são muito rigorosos.
Aqui no Brasil é muito comum as pessoas usarem a mesma tensão que nas guitarras, , 0.9, 0.10, mas para violões de aço, as cordas ficam muito moles, até para manter a afinação. Em países da Europa e nos EUA as cordas 0.12 para violão são consideradas leves, pois quanto maior o calibre para violão de aço, mais o som fica encorpado e presente. PALAVRAS DA YAMAHA!
A única coisa que irei fazer é trocar o rastilho e o nut por TUSQ Graphtech. O que vocês acham? A Yamaha disse que o material do meu rastilho e nut é de UREA.
Também irei trocar os pinos por Ébano, osso ou TUSQ. Com relação aos pinos, qual o melhor que se encaixa no meu violão?
Sei que já existe alguns comentários com relação aos violões da Yamaha. Mas não existe sobre um modelo específico.
Abraços!
|