Autor |
Mensagem |
OldFuneral66 Membro Novato |
# nov/16
Boa noite meus caros , dei inicio aos estudos no violao a cerca de 10 meses , pratico violao erudito. Notei que , minha mao esquerda esta muito projetada para frente , e que o meu dedao esquerdo fica meio de lado nas costas do violao( quase como um dedo de pestana) . E ando percebendo que essa posicao vem aumentando o meu cansaco e prejudicando meus movimentos com a mao de digitacao, venho tentando corrigir esse problema e gostaria de que se possivel , me indicassem exercicios e/ou estudos proprios pra arrumar esse eixo da mao esquerda , se possivel coisas que exaltem tambem os movimentos do pulso e cotovelo Obrigado, abraco a todos PS: ja procurei nos topicos e nao encontrei nenhum que sanasse minha duvida !!
|
LeandroP Moderador |
# nov/16
· votar
OldFuneral66
Acredito que por ser estudo de violão erudito você faça aulas. Já perguntou ao seu professor? Se sim, o que ele lhe disse?
|
# nov/16
· votar
LeandroP
Faco aulas sim , e meu professor ja havia me alertado sobre essa "projecao" e sobre o excesso de tensao que colocava em minha mao (foi um dos ultimos toques que me deu , pois mais no inicio dei um enfoque maior a estudos voltados para a mao direita , ate coloca-la no eixo , ter firmeza e independecia dos dedos) Porem, devido as paralizacoes da universidade meu professor nao se encontra na cidade , tenho estudado sozinho nos ultimos 2 meses
|
LeandroP Moderador |
# nov/16
· votar
OldFuneral66
Acho que você deve praticar o que já vem praticando, mas lentamente, dando a devida atenção ao posicionamento da sua mão, e corrigindo por sua conta esse "desvio". Eu não conheço nenhum exercício específico pra isso. Vejo como postura errada, que deve ser corrigida logo no começo por um professor competente.
|
rcorts Veterano |
# dez/16
· votar
OldFuneral66
Eu toco algumas poucas coisas de violão erudito, mas por conta própria, depois de mais de 10 anos só na guitarra e violão popular.
O comentário acima do LeandroP é bem pertinente. Apesar de não conhecer também nenhum exercício específico para a sua demanda, acho (apenas acho) que você pode estar colocando toda a atenção na mão e esquecendo detalhes posturais globais, como posicionamento de ombros, cotovelo, inclusive o estado de relaxamento dessas estruturas ósseas e demais articulações.
Sempre dei essa dica pros meus alunos (de guitarra): afaste o cotovelo do corpo (braço da digitação). Pois no início a maioria deles acabava por grudar o cotovelo ao corpo e prejudicar toda a movimentação do restante do braço, pulso, mãos e dedos.
No mais, sendo a sua área a do violão erudito e já que você já tem um professor, tente pegar leve por um tempo até voltar a ter a orientação de perto com ele. Nada melhor do que isto para tirar de vez esta dúvida.
|
# dez/16
· votar
Obrigado pelas dicas galera ... Acredito que seja realmente um problema postural , li em algum lugar que e bom treinar em frente de algum espelho pra observar esses detalhes de ombro, cotovelo e etc..
Seguirei tentando corrigir essa postura , so forca galea
|