Mão esquerda e trasteamento

    Autor Mensagem
    MSB
    Veterano
    # mai/05


    oi galera,
    Antes de mais queria agradecer todo o apoio que este forum me tem dado (indirectamente), pois consigo encontrar aqui muitas questões que não existem em nenhuma apostila.
    Sou um portuga que recentemente se fascinou por bossa nova e caí na tentação de experimentar tocar no violão da minha mulher que estava parado faz tempo (+/- 5 anos).
    Estou nisto à duas semanas, e sou mais um dequeles caras que se considera capaz de aprender a tocar violão sem aula :). Sei que é dificil mas tenho um horário muito apertado (profissionalmente) e só tenho hora para treinar às tantas da noite. Tenho me preocupado muito com a postura pois trabalho em informática e sei os problemas que podem trazer as más posturas, logo tenho visto videos (violão clássico) lido documentos e consultado este forum sobre o assunto para evitar criar vicios de postura logo de inicio.
    A dúvida que queria colocar é daquelas que aula de violão esclarecia logo :|. Quando faço os execercios de mão esquerda para percorrer o braço do violão (principalmente os que envolvem os quatro dedos), nos trastes mais perto do cabeçalho sinto dificuldade em tocar sem trastear, e a única maneira de evitar isso é fazer uma maior pressão sobre a corda. Isso resulta sempre em dores nos dedos após meia hora de exercicio. A pergunta é, isto é normal acontecer aos iniciantes ? Ou é falta de força nos dedos ? Ou estou de certeza a fazer algo errado e a criar problemas nos tendões ? Outra possibilidade que já considerei é o violão estar com problemas por ter estado parado vários anos, mas não sei se devo ir a um luthier para fazer figura de otário pois o problema pode ser meu.
    O violão está afinado (espero... usei software de afinação pois ainda não tenho ouvido) e o trasteamento não acontece (ou acontece raramente) a partir de determinado ponto do braço.
    O violão é de marca espanhola (não sei qual) as cordas são de nylon.

    Obrigado antecipadamente e fiquem bem.

    Gabriel Giannini
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    bem...oq vc flw eh isso mesmo..
    em vez de vc "quebrar seus dedos"
    tentando precionar as cordas...bota bem proximo do traste...mas naum em cima...
    se continuar trastejando troque as cordas...se o mesmo continuar vá a uma loja q tenha autorizada do seu violao...e o resto vc se ajeita...
    espero ter ajudado...
    ah!!!
    v se o braço n tah empenado
    vc aperta na ultima casa do violao...no 12° traste...tem q estar quase encostando....
    se tiver uma diferença mt grande...se braço esta empenado:'(
    fui!

    yellowbear
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Tem jeito de empenamento mesmo. Talvez seja bom também verificar o alinhamento dos trastes. É bom também tentar um acordoamento de tensão mais alta. às vezes usar tensão leve pode causar este incômodo.

    MSB
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Valeu Gabriel Giannini

    vou hoje mesmo ver isso da ultima casa para verificar se o braço está empenado.
    Em relação ao precionar perto do traste já tinha lido isso noutros topicos, mas ainda é meio complicado para mim quando ainda estou na fase de tentar acertar no meio dos trastes :). Na maior parte das vezes que tento isso acerto no proprio traste.
    Estou a ver q preciso ainda de muita prática, so queria mesmo conferir se era força ou jeito a menos.

    obrigado.

    MSB
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    yellowbear

    tentar um acordoamento de tensão mais alta

    Não entendi, como faço isso ? Existe alguma apostila que me oriente neste tipo passos - verificar empenamento de braço e trastes, acordoamento ?
    Ou só mesmo recorrendo a loja ou luthier ?

    HANS NEUSIDLER
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    MSB
    Caro amigo, a questão é a seguinte! Esses trastejamentos sao muito comuns em quem está começando justamente por nao conseguir ainda colocar de forma mais correta os dedos nas casas!
    Pode ser que o violao esteja com problemas, mas é difícil saber, sendo que todo inciante toca mais notas trastejadas do que limpas! hehehe!
    Bem, minha dica pra vc é a seguinte, nunca coloque força para apertar as cordas, é sempre jeito, nunca força, nunca use a pressão do polegar para prender seus dedos as cordas, a pressão está no peso do seu braço, movimente o cotovelo em direção ao seu corpo e toque um exercício de digitação comum, como por exemplo 1-2-3-4 onde sua mao permanece na mesma cordas e os dedos 1 e 2 e 3 e 4 vao sendo colocados um a um em cada casa. Faça os exercícios bem, mas BEM devagar até pegar o jeito.
    Se sentir que está com a mao tensionada de qualquer forma que seja, pare, solte os braços, relaxe e depois recomece.

    Boa sorte e muito estudo!

    Abraços

    MSB
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    HANS NEUSIDLER
    Puxa... essa explicação quase vale uma aula de violão ao vivo, obrigado. Já verifiquei o braço conforme Gabriel Giannini sugeriu e não me parece
    empenado. A dica que necessitava era esta mesmo: todo inciante toca mais notas trastejadas do que limpas. E a sua explicação de como devo proceder foi muito bem conseguida.
    Acho que para já, vou-me preocupar mais com o treino de postura, agilidade e aprender um pouco mais de teoria antes de me preocupar com o estado do violão.

    Obrigado e Abraços.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Mão esquerda e trasteamento