Vale a Pena Restaurar um Tonante 105 da década de 90?

    Autor Mensagem
    BruMarcondes
    Veterano
    # set/16


    Opa, galera, tudo bem?

    Tenho um Tonante 105 da década de 90, acho que é de 1997, não sei ao certo... Era do meu padrinho e ele me deu quando eu tava aprendendo a tocar violão depois que o braço meu Kashima partiu ao meio. De lá pra cá já estou há 8 anos com ele. Ele tava bem ruinzinho quando peguei, dei uns tratos algumas vezes mas nunca levei no luthier.

    Bom, agora, depois de tê-lo deixado uns meses parado, parece que a coisa complicou, ele tá bem feio, zinabre nos trates, madeira ressecada, alguns riscos no tampo, ralados nas bordas do corpo, na mão, verniz do braço descascando, madeira do braço ficou marcada pelas cordas, um pedaço do fundo descolou, próximo ao braço e tá trastejando bastante na primeira casa e nas últimas.

    Sera que ainda da pra restaurar? E vale a pena? Da pra ter uma estimativa entre minimo e maximo que luthiers costumam cobrar? Esse garoto tem muito valor sentimental e historia comigo.

    LeandroP
    Moderador
    # set/16
    · votar


    Não vale nem um pouco a pena restaurar.

    Se tiver um apego sentimental aí a história é outra.

    Amago
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Se tiver um apego sentimental aí a história é outra.
    Verdade ,sobre esta ótica vale a pena sim .

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    O legal de violão Tonante é exatamente que dá pra "malhar" ele sem dó...

    Fica com seu Tonante "vintage" mesmo (só troque as cordas) e quando sobrar uma grana compra um melhor.

    JJJ
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Faço minhas as sábias palavras do LeandroP.

    Acrescento apenas que, além do valor sentimental, poderia valer a pena para aprender a mexer com essas coisas (melhor aprender com algo que possa quebrar, sem muito prejuízo, né? rs).

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/16
    · votar


    JJJ
    LeandroP
    Acho que nem assim....
    Colocaría na parede como lembrança apenas...
    Abçs

    LeandroP
    Moderador
    # set/16
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Em tempos modernos tiraria uma foto apenas rsrsrs

    BruMarcondes
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Bem pessoal... hoje resolvi mexer nele, tinha desistido e deixado ele abandonado em cima do guarda roupas mas aí ontem à noite fiquei lembrando de certos momentos e o lado sentimental apelou pra eu deixar ele como violão pra tocar quando tiver de bobeira. Ficar ali a mão..

    A mudança estética vai ser até que significativa.

    Album da Reforma

    Nesse link acima dá pra acompanhar a reforma. Sempre que eu fizer algo novo posto aqui pra vocês.

    Falar nisso usei óleo nativa soa ora hidratar a madeira, apesar de achar que não vai fazer diferença nenhuma nesse violão. Vocês usam o quê?

    Alguma sugestão pra melhorar o som ou a estética deste meu estimado amigo?

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    BruMarcondes
    Para hidratar a escala, normalmente a galera usa uma mistura de suco de limão com álcool e óleo de cozinha, não sei a proporção deles. Acho que é suco de meio limão, uma quantidade um pouco menor de óleo, e uma quantidade igual de álcool.
    Serve pra escala, mas como vc tirou o verniz do violão todo, deve servir pra todo ele também.
    Eu já usei óleo de peroba pra limpar a escala, e acabou dando uma hidratada também.

    Buja
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Tambem faria como o Mauricio Luiz Bertola
    Tomante velho so serve como peça de decoração ou pra ajudar alguem muito necessitado que nao se importa em ganhar um tonante.
    Talvez até investiria uns 100 reais pra fazer algumas firulinhas esteticas nele so pra ficar mais bonito digamos assim. E ai decidiria se botaria na minha sala ou se daria pra alguem na terra do meu pai no interior.

    tiagoolicheski
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Depende do valor que este violao tem pra vc, se faz parte da historia da familia ou foi o seu primeiro violao aconselho a restaurar para ficar de lembran'a sim muito legal, se nao, do contrario nao vale a pena heh
    http://bit.ly/violao_100_por_cento

    Amago
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    BruMarcondes
    Passa álcool isopropílico na escala, assim que ele secar você passa o oleo de peroba.

    BruMarcondes
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    acabaramosnicksPara hidratar a escala, normalmente a galera usa uma mistura de suco de limão com álcool e óleo de cozinha, não sei a proporção deles. Acho que é suco de meio limão, uma quantidade um pouco menor de óleo, e uma quantidade igual de álcool.
    Serve pra escala, mas como vc tirou o verniz do violão todo, deve servir pra todo ele também.
    Eu já usei óleo de peroba pra limpar a escala, e acabou dando uma hidratada também.


    Então cara, álcool isopropílico né? Cara eu substituía álcool isopropílico por etanol na lavagem de componentes eletrônicos e nunca tive nenhum problema, será que rola de substituir nesse hidratante pra escala? O que me preocupa é o cheiro.

    Buja
    Tambem faria como o Mauricio Luiz Bertola
    Tomante velho so serve como peça de decoração ou pra ajudar alguem muito necessitado que nao se importa em ganhar um tonante.
    Talvez até investiria uns 100 reais pra fazer algumas firulinhas esteticas nele so pra ficar mais bonito digamos assim. E ai decidiria se botaria na minha sala ou se daria pra alguem na terra do meu pai no interior.

    É que eu já comecei a reforma. Tinha levado o conselho dele em frente mas a verdade é que tenho sim apego no violão e gosto até da experiência de tocar nele. Recentemente toquei num violão da Yamaha de Nylon ótimo. Indiscutível que era melhor que o meu de longe, mas por questão de hábito eu lembrei na hora desse. Acostumei a tocar nesse violão então senti que vale a pena reformar ele desde que eu gaste mais tempo do que dinheiro. Inclusive gosto mais dele do que do Tagima Vegas do meu amigo que costumo tocar.

    tiagoolicheski
    Depende do valor que este violao tem pra vc, se faz parte da historia da familia ou foi o seu primeiro violao aconselho a restaurar para ficar de lembran'a sim muito legal, se nao, do contrario nao vale a pena heh
    http://bit.ly/violao_100_por_cento


    Foi meu segundo violão, mas valeu como se fosse o primeiro. Aprendi a tocar nele, era do meu padrinho. Tem muita história esse violão, inclusive foi com ele e minha voz que conquistei minha mulher. Então desde que eu gaste pouco pra reformar ele, vale a pena sim, pra mim. Por esse motivo.

    Amago
    BruMarcondes
    Passa álcool isopropílico na escala, assim que ele secar você passa o oleo de peroba.

    Cara tô pensando de substituir por Etanol. Outra dúvida que tenho é se esses óleos hidratantes corporais como o que mostrei na foto que usei pro fundo, se não seria bom. A limpeza pensei em fazer com uma esponja de cozinha e etanol.

    BruMarcondes
    Veterano
    # dez/16 · Editado por: BruMarcondes
    · votar


    Galera novas fotos da reforma aqui no álbum, acabei de upar.

    Fotos da Reforma Aqui

    Fiz o violão na lixa 100 inteiro. O tampo passei já 220 e 400. No resto ainda não deu tempo. Só o fundo que pulei da 100 pra 600 só pra ter uma ideia de como ficaria mas pretendo voltar pra 220, e depois 400, 600 e finalizar na 1200. Meu medo é só de desgastar demais a madeira e isso aferar a sonoridade.

    Meu vizinho ofereceu de envernizar pra mim no compressor com pistola e verniz automotivo, não quero verniz brilhante wue ele tem e não tô a fim de gastar 64 reais de verniz fosco. Tem algum problema deixar direto na madeira e encerar?
    Posso hidratar o violão com óleo de peroba ou óleo hidratante a cada 10 dias?

    Pensei em usar as cordas Daddario Pro Arté normal tension porque acho que uma corda inferior é muito pouco e corda acima tá muito overpriced pro violão que é.

    Queria um efeito acinzentado no tampo, pensei em misturar tinta branca com óleo hidratante e depois pingar umas gotas de corante preto na mesma solução. Será que rola?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    BruMarcondes
    aplique seladora no instrumento todo (exceto na escala).
    Abç

    BruMarcondes
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Opa, obrigado mestre Bertola.

    Então posso seguir lixando gradativamente sem me preocupar com isso afetar a sonoridade e depois aplicar a seladora?

    Há uma pequena abertura no fundo, digo uma parte dele descolou. Utilizando cola para madeira e pinças de pressão é possível fazer o reparo sem grande dificuldade?

    BruMarcondes
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Galera, comprei as cordas Daddario Pró Arté normal tension. Chega em 10 dias úteis. Não comprei em loja física porque a diferença de preço era de 60 por cento ao que paguei na internet.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    BruMarcondes
    Sim, mas agora utilize lixas mais finas.
    Aplique a seladora à pistola, ou em spray. Após a 1ª demão, lixe de novo, e assim sucessivamente, uma 3 ou 4 demãos.
    Abç

    Amago
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    BruMarcondes
    Esta ficando legal. Á propósito, este tonante tem tensor ?

    BruMarcondes
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Beleza, lixa 600/1200 a cada demão de seladora.

    Amago

    Não tem tensor, braço colado e pior que tá empenado. Um pouco. Desde que to com ele.

    viniciusjau
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Cara achei legal sua iniciativa também já tive um tonante que tinha um valor sentimental por ele...

    Mas nunca mais passe hidratante do boticário no seu violão rsrs...

    Boa sorte

    BruMarcondes
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    viniciusjau

    Huahuahua, pô, cara, mas a sensação que tenho é que deu um resultado legal. E ainda ficou cheiroso. Kkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vale a Pena Restaurar um Tonante 105 da década de 90?