Executar peças polifônicas

    Autor Mensagem
    GuitarN00b
    Membro Novato
    # ago/16


    Boa tarde a todos!!

    Estou estudando as peças do António Lauro e notei que existem recursos que me parecem um pouco obscuros em relação à execução: síncope e contraponto.

    Minha dificuldade reside em conseguir pensar nas várias vozes enquanto estou tocando, pois preciso lembrar não apenas de ferir as cordas mas também preciso me lembrar de silenciá-las, e a síncope tem me atrapalhado muito nisso. Gostaria de saber como atacar este problema. A estratégia que estou usando é a mais óbvia: estudar compasso a compasso. Porém, preciso adquirir a habilidade de pensar nas várias vozes ao mesmo tempo. Seria melhor treinar uma voz de cada vez?

    Deixo como exemplo a última peça do link abaixo (valsa 2).

    http://www.el-atril.com/partituras/Guitarra/Lauro%20Coleccion.pdf

    Executo as seguintes peças atualmente:

    - Villa Lobos: preludios 1,2,3 e choro 1
    - Paulinho Nogueira: Bachianinha
    - João Teixeira Guimarães: Grauna, Sons de Carrilhões, Pó de mico, Choro 1
    - Zequinha Abreu: tico tico no fubá

    Obrigado.

    l30guitar
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    GuitarN00b

    3 estrategias basicas que eu uso:

    1- falar nome de nota de cada voz separadamente (enquanto esta tocando tudo);
    2- estudar as vozes separadamente, mas lembrando-se de usar os mesmos dedos que usa quando toca tudo junto (isso vale para ambas as aos, nao e' facil);
    3- usar o metronomo, o melhor amigo do musico instrumentista.

    Nao da murro em ponta de faca. Se vc tentar isso tudo durante umas 2 ou 3 semanas e ainda assim estiver ruim, abandona a peca e parte pra outra. No futuro vc ataca essa Valsa novamente e ira acha-la facil.

    Bons estudos!

    GuitarN00b
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    I30guitar

    Obrigado pela resposta. Pelo visto essas peças com várias vozes precisam mesmo de mais atenção pra executar.

    Vou Me empenhar no uso do metrônomo, pois realmente eu praticamente o abandonei já que ainda não consegui fazer uma leitura rítmica da partitura com polifonia.

    Daqui umas 2 semanas volto pra dizer o resultado

    Bom fim de semana!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Executar peças polifônicas