Afinação x Escala

    Autor Mensagem
    Shark__
    Veterano
    # jun/16 · Editado por: Shark__


    Caros, boa noite.
    Gostaria de aprofundar um pouco mais sobre a afinação do violão.

    A afinação das cordas em Mi, lá, ré, sol, si, mi, é composta através de uma escala? Qual escala e qual a regra utilizada para essa e outras afinações?

    Alguém poderia comentar sobre?
    Obrigado

    GuitarN00b
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    Não sei se é coincidência, mas sol-re-la-mi-si tem 1-2-3-4-5 acidentes na escala.

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Shark__
    é composta através de uma escala? Qual escala e qual a regra utilizada para essa e outras afinações?

    Creio que popularidade... Por aqui foi a que ficou, talvez por influência portuguesa, da música da época... Nos EUA percebi uma variação maior de afinações usadas... Na música instrumental tem quem toque cada música com uma afinação...

    Shark__
    Veterano
    # jun/16 · Editado por: Shark__
    · votar


    Ismah
    Creio que popularidade... Por aqui foi a que ficou, talvez por influência portuguesa, da música da época...


    Certo, eu concordo com a popularidade e utilização.

    Mas o que eu gostaria de saber mesmo são as regras utilizadas para se definir essa "sequência"... É formada com base em alguma escala Mi? Se sim qual é quais graus utilizados ou qual a lógica para formar e apontar tais notas para essas cordas?

    Acredito que assim como tudo na música, deve ter alguma convenção, uma lógica matemática ou uma metodologia coerente...

    Já pesquisei bastante sobre e ainda não encontei nada que satifizesse essa questão.

    Obrigado e abraços.

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Talvez não haja... Aposto na proximidade das notas, tenho 2 oitavas e meia (30 notas) distribuídas em 6 cordas - cada uma solta + 4 casas, uma para cada dedo... Voi la mos ami!

    strinbergshredder
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Shark__
    Vamos partir da afinação padrão dos violões ou guitarras: E-A-D-G-B-E. Essa afinação é usada na maioria dos estilos musicais e não é assim “porque sim”, há uma lógica. Repararam que partindo de E, adicionando 3 tons se chega ao A? Isso, E, F, G, A. Siga adiante e vai ver que A+3=D e assim por diante… É uma afinação usando “intervalos de quarta” (nota + 3). Legal, não é? A lógica só “falha” na passagem da corda G para B e retoma a partir daí (B+3=E). Por que? A explicação, a única que encontrei, é “tocabilidade”, séculos de experimentos e se chegou até essa fórmula. Por curiosidade, afine a corda B em C (G + 3) e veja como é difícil tocar (hehehe)…

    Fonte: http://www.superquadranews.com.br/o-fino-da-afinacao/

    Realmente faz muito sentido!

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Shark__

    Talvez algum musico de formação saiba lhe responder com precisão a historia e origem (makumbator ? pianoglauco?, só para citar alguns daqui).

    Já pesquisei isto também e foi dificil encontrar o "fio da meada".

    A coisa é muito antiga e por consequencia, pouco documentada.

    Esta afinação foi herança de outros instrumentos de corda bastante mais antigos do que ele, por exemplo, alaude, viola portuguesa, nem sei como coloca-los numa ordem cronologica, talvez um musicólogo ajudaria.

    Você sabe que o violão tem afinação em quartas e uma terça maior, certo ?

    Não é baseado em nenhuma escala

    Mas por que a primeira corda solta começa no Mi ?

    Acredito que por arquitetura do instrumento, a questão do tensionamento das cordas funciona da forma que é, se afinassem começando em Dó, ou em Sol, talvez a disposição dos demais intervalos gerasse um instrumento muito molenga, ou muito duro para se tocar. Estou citando isto, pensando na sequencia lógica das quartas + terça maior, claro que há muitas outras afinações alternativas.

    Para mim isto é fruto de tentativa e erro dos nossos ancestrais.

    É a disposição intervalar (quartas + 1 terça maior) que melhor adapta a execução de harmonia e melodia, no violão.

    Tente fazer um sol maior em pestana, aquele bem tradiconal mesmo na afinação standard (E-A-D-G-B-E) e tente fazer o mesmo acorde afinando as cordas todas em quartas (E-A-D-G-C-F)....

    Caso consiga, faça o Sol menor pestanão também em ambas.

    Teoria musical é teoria musical e serve para qualquer instrumento, portanto, um Sol maior será sempre composto por um Sol, Si e Re.

    Um menor, será sempre um Sol, Si bemol e Ré.

    Para mim, a afinação em quartas com uma terça maior é a que apresenta melhor mecanica para formação dos acordes no violão.

    Outro ponto que corrobora com isto, a escala do nosso instrumento é cromatica, ou seja, dividida em semi-tons.

    Perceba que a afinação standard permite na posição 0 do braço a execução da escala cromatica, partindo do mi mais grave, sem precisar mover a mão de lugar, percorrendo todas cordas do instrumento.

    Se você mover a mão para as próximas casas ai a mecanica muda, precisando mover a mão uma casa abaixo para cada nova corda, mas na posição zero, não precisamos mover a mão, pois a afinação encaixa perfeitamente na escala cromatica.

    Isto para mim é mais uma evidencia do processo de tentativa e erro para chegarem numa afinação que funcionasse bem para acordes e solos.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    JoeCruzGuitar
    Acredito que por arquitetura do instrumento, a questão do tensionamento das cordas funciona da forma que é, se afinassem começando em Dó, ou em Sol, talvez a disposição dos demais intervalos gerasse um instrumento muito molenga, ou muito duro para se tocar.
    Eu ia falar isso mesmo. É inclusive o principal motivo das afinações reentrantes. O ukulele, que tem as cordas "de fora" (primeira e quarta) mais agudas, é assim porque a construção frágil não aguentaria a tensão da quarta corda grave. O cuatro venezolano é o contrário: tem as cordas de fora mais graves, porque eles não conseguiam fazer cordas de tripa agudas o suficiente para a primeira, então fizeram a primeira corda uma oitava abaixo.

    Sobre os intervalos, deve ter sido tentativa e erro mesmo. Não creio que seja influência portuguesa, por dois motivos: o primeiro é que essa afinação é a standard no mundo inteiro, sendo a sua fórmula de intervalos usada parcialmente em muitos instrumentos além da guitarra; o segundo é que em Portugal existe um monte de instrumento de corda que usa afinações que não tem nada a ver com a standard de guitarra.

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    BrotherCrow

    Me interpretou errado... Disse que ela se popularizou por AQUI pela influência da música portuguesa, e suas variantes que surgiram aqui... Numa segunda olhada, os tzigans e hispânos, eles usaram muito esse padrão no flamenco, pelo motivo de proximidade, consequente velocidade, que se chega a ter.

    JoeCruzGuitar
    Para mim, a afinação em quartas com uma terça maior é a que apresenta melhor mecanica para formação dos acordes no violão.

    No acordeon também... Alguns pianos e órgãos vem com com as notas dispostas assim...

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Shark__

    Cara!! Eis uma dúvida que gera milhões de controvérsias...

    A única coisa plausível, entre todas que já li, e a mais aceita por estudiosos, é relativo a tocabilidade. (intervalo de 4as + facilidade para tocar)

    Isso porque o violão possui uma lógica de afinação das mais incomuns entre outros instrumentos.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Afinação x Escala