Autor |
Mensagem |
Shark__ Veterano |
# jun/16 · Editado por: Shark__
Caros, boa noite. Gostaria de aprofundar um pouco mais sobre a afinação do violão.
A afinação das cordas em Mi, lá, ré, sol, si, mi, é composta através de uma escala? Qual escala e qual a regra utilizada para essa e outras afinações?
Alguém poderia comentar sobre? Obrigado
|
GuitarN00b Membro Novato |
# jun/16
· votar
Não sei se é coincidência, mas sol-re-la-mi-si tem 1-2-3-4-5 acidentes na escala.
|
Ismah Veterano |
# jun/16
· votar
Shark__ é composta através de uma escala? Qual escala e qual a regra utilizada para essa e outras afinações?
Creio que popularidade... Por aqui foi a que ficou, talvez por influência portuguesa, da música da época... Nos EUA percebi uma variação maior de afinações usadas... Na música instrumental tem quem toque cada música com uma afinação...
|
Shark__ Veterano |
# jun/16 · Editado por: Shark__
· votar
Ismah Creio que popularidade... Por aqui foi a que ficou, talvez por influência portuguesa, da música da época...
Certo, eu concordo com a popularidade e utilização.
Mas o que eu gostaria de saber mesmo são as regras utilizadas para se definir essa "sequência"... É formada com base em alguma escala Mi? Se sim qual é quais graus utilizados ou qual a lógica para formar e apontar tais notas para essas cordas?
Acredito que assim como tudo na música, deve ter alguma convenção, uma lógica matemática ou uma metodologia coerente...
Já pesquisei bastante sobre e ainda não encontei nada que satifizesse essa questão.
Obrigado e abraços.
|
Ismah Veterano |
# jun/16
· votar
Talvez não haja... Aposto na proximidade das notas, tenho 2 oitavas e meia (30 notas) distribuídas em 6 cordas - cada uma solta + 4 casas, uma para cada dedo... Voi la mos ami!
|
strinbergshredder Veterano
|
# jun/16
· votar
Shark__ Vamos partir da afinação padrão dos violões ou guitarras: E-A-D-G-B-E. Essa afinação é usada na maioria dos estilos musicais e não é assim “porque sim”, há uma lógica. Repararam que partindo de E, adicionando 3 tons se chega ao A? Isso, E, F, G, A. Siga adiante e vai ver que A+3=D e assim por diante… É uma afinação usando “intervalos de quarta” (nota + 3). Legal, não é? A lógica só “falha” na passagem da corda G para B e retoma a partir daí (B+3=E). Por que? A explicação, a única que encontrei, é “tocabilidade”, séculos de experimentos e se chegou até essa fórmula. Por curiosidade, afine a corda B em C (G + 3) e veja como é difícil tocar (hehehe)…
Fonte: http://www.superquadranews.com.br/o-fino-da-afinacao/
Realmente faz muito sentido!
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# jun/16
· votar
Shark__
Talvez algum musico de formação saiba lhe responder com precisão a historia e origem (makumbator ? pianoglauco?, só para citar alguns daqui).
Já pesquisei isto também e foi dificil encontrar o "fio da meada".
A coisa é muito antiga e por consequencia, pouco documentada.
Esta afinação foi herança de outros instrumentos de corda bastante mais antigos do que ele, por exemplo, alaude, viola portuguesa, nem sei como coloca-los numa ordem cronologica, talvez um musicólogo ajudaria.
Você sabe que o violão tem afinação em quartas e uma terça maior, certo ?
Não é baseado em nenhuma escala
Mas por que a primeira corda solta começa no Mi ?
Acredito que por arquitetura do instrumento, a questão do tensionamento das cordas funciona da forma que é, se afinassem começando em Dó, ou em Sol, talvez a disposição dos demais intervalos gerasse um instrumento muito molenga, ou muito duro para se tocar. Estou citando isto, pensando na sequencia lógica das quartas + terça maior, claro que há muitas outras afinações alternativas.
Para mim isto é fruto de tentativa e erro dos nossos ancestrais.
É a disposição intervalar (quartas + 1 terça maior) que melhor adapta a execução de harmonia e melodia, no violão.
Tente fazer um sol maior em pestana, aquele bem tradiconal mesmo na afinação standard (E-A-D-G-B-E) e tente fazer o mesmo acorde afinando as cordas todas em quartas (E-A-D-G-C-F)....
Caso consiga, faça o Sol menor pestanão também em ambas.
Teoria musical é teoria musical e serve para qualquer instrumento, portanto, um Sol maior será sempre composto por um Sol, Si e Re.
Um menor, será sempre um Sol, Si bemol e Ré.
Para mim, a afinação em quartas com uma terça maior é a que apresenta melhor mecanica para formação dos acordes no violão.
Outro ponto que corrobora com isto, a escala do nosso instrumento é cromatica, ou seja, dividida em semi-tons.
Perceba que a afinação standard permite na posição 0 do braço a execução da escala cromatica, partindo do mi mais grave, sem precisar mover a mão de lugar, percorrendo todas cordas do instrumento.
Se você mover a mão para as próximas casas ai a mecanica muda, precisando mover a mão uma casa abaixo para cada nova corda, mas na posição zero, não precisamos mover a mão, pois a afinação encaixa perfeitamente na escala cromatica.
Isto para mim é mais uma evidencia do processo de tentativa e erro para chegarem numa afinação que funcionasse bem para acordes e solos.
|
BrotherCrow Membro Novato |
# jun/16
· votar
JoeCruzGuitar Acredito que por arquitetura do instrumento, a questão do tensionamento das cordas funciona da forma que é, se afinassem começando em Dó, ou em Sol, talvez a disposição dos demais intervalos gerasse um instrumento muito molenga, ou muito duro para se tocar. Eu ia falar isso mesmo. É inclusive o principal motivo das afinações reentrantes. O ukulele, que tem as cordas "de fora" (primeira e quarta) mais agudas, é assim porque a construção frágil não aguentaria a tensão da quarta corda grave. O cuatro venezolano é o contrário: tem as cordas de fora mais graves, porque eles não conseguiam fazer cordas de tripa agudas o suficiente para a primeira, então fizeram a primeira corda uma oitava abaixo.
Sobre os intervalos, deve ter sido tentativa e erro mesmo. Não creio que seja influência portuguesa, por dois motivos: o primeiro é que essa afinação é a standard no mundo inteiro, sendo a sua fórmula de intervalos usada parcialmente em muitos instrumentos além da guitarra; o segundo é que em Portugal existe um monte de instrumento de corda que usa afinações que não tem nada a ver com a standard de guitarra.
|
Ismah Veterano |
# jun/16
· votar
BrotherCrow
Me interpretou errado... Disse que ela se popularizou por AQUI pela influência da música portuguesa, e suas variantes que surgiram aqui... Numa segunda olhada, os tzigans e hispânos, eles usaram muito esse padrão no flamenco, pelo motivo de proximidade, consequente velocidade, que se chega a ter.
JoeCruzGuitar Para mim, a afinação em quartas com uma terça maior é a que apresenta melhor mecanica para formação dos acordes no violão.
No acordeon também... Alguns pianos e órgãos vem com com as notas dispostas assim...
|
Lelo Mig Membro
|
# jun/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Shark__
Cara!! Eis uma dúvida que gera milhões de controvérsias...
A única coisa plausível, entre todas que já li, e a mais aceita por estudiosos, é relativo a tocabilidade. (intervalo de 4as + facilidade para tocar)
Isso porque o violão possui uma lógica de afinação das mais incomuns entre outros instrumentos.
|