É possível que a qualidade do instrumento atrapalhe o meu progresso?

    Autor Mensagem
    Gabriel.r
    Membro Novato
    # mai/16


    Boa noite,

    Então galera , estou aprendendo a tocar violão , têm mais ou menos um ano e meio , dois anos. Comecei comprando um violão bem fraquinho da marca menphis de um amigo por 50 reais, na época eu estava muito propenso a abandonar o instrumento de lado e nunca mais pegar , afinal , quando pegamos algo "complicado" de fazer , essa é a tendencia, enfim. A questão é, de um tempo pra cá , não consigo sentir nem observar desenvolvimento ( faço algumas pestanas e a maioria dos acordes sem pestana) , em questao de ritmo não tenho TANTO problema , pq faço aula de canto e consigo dar meus pulos. Porém uma coisa me deixa em duvida, esse violao é mt velho , inclusive esta com a parte que suspende as cordas remendada com uma parafuso, as tarraxas foram trocadas por tarraxas mais velhas ( rsrsrsrs). É possivel que NO MEU CASO a qualidade do instrumento esteja impedindo meu progresso?




    Não vi nenhum topico igual a este , se a resposta for para comprar outro , ai sim , ja vi que existem topicos com essa função.



    Obrigado pelas respostas.

    Rafael Tune
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    É possivel que NO MEU CASO a qualidade do instrumento esteja impedindo meu progresso?

    Sim! mas não se desespere!
    alias, você têm gravado o que tocou durante esses ultimos meses? pra tentar ver se houve evolução....

    Amago
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Bem talvez eu não seja a pessoa mais indicada para dar uma resposta, pois me considero um grande fracasso no quesito tocar instrumentos, aprender com instrumento ruim atrapalha muito, no violão e guitarra comecei com instrumentos bons macios braço confortável mais na viola, minha primeira era uma clave sem tensor e ela era dura demais não aprendi nada com ela então a vendi e comprei uma rozini ai sim aprendi algumas musicas, eu sei que você perguntou sobre violão mais como nunca tive um violão que eu considerasse ruim e queria responder respondi assim.

    Gabriel.r
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Sim! mas não se desespere!
    alias, você têm gravado o que tocou durante esses ultimos meses? pra tentar ver se houve evolução....



    Sim, a evolução foi evidente, só que de um tempo pra cá , não consigo percebe-lá mais.

    Gabriel.r
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Bem talvez eu não seja a pessoa mais indicada para dar uma resposta, pois me considero um grande fracasso no quesito tocar instrumentos, aprender com instrumento ruim atrapalha muito, no violão e guitarra comecei com instrumentos bons macios braço confortável mais na viola, minha primeira era uma clave sem tensor e ela era dura demais não aprendi nada com ela então a vendi e comprei uma rozini ai sim aprendi algumas musicas, eu sei que você perguntou sobre violão mais como nunca tive um violão que eu considerasse ruim e queria responder respondi assim.


    Sua resposta foi util. É nesse ponto que quero chegar , vc é um exemplo vivo , a qualidade te limitava.

    Rafael Tune
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    entendi. você curte tocar? por que não compra um violão melhor?
    tipo, eu sei que não é facil gastar mais de 600 reais de uma vez só, mas pense em quanto tempo esse instrumento vai durar.
    eu passei 10 anos gastando dinheiro com festa, bebida e outras bobagens. faz menos de 1 ano que comprei uma guitarra melhor e realmente fez diferença.

    Gabriel.r
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    entendi. você curte tocar? por que não compra um violão melhor?
    tipo, eu sei que não é facil gastar mais de 600 reais de uma vez só, mas pense em quanto tempo esse instrumento vai durar.
    eu passei 10 anos gastando dinheiro com festa, bebida e outras bobagens. faz menos de 1 ano que comprei uma guitarra melhor e realmente fez diferença.


    É , to vendo que msm se não for o motivo , preciso comprar um novo. Curto tocar , e estou começando a compor.
    Vlw ae pelas respostas!

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Dá pra andar com um tênis que aperta e faz bolha? Dar, dá, mas é um puta desconforto. Em guitarras tudo é regulável, então já temos combinações diversas pra deixar um instrumento tocável. A maneira mais fácil, é ir balanceando os problemas notáveis que irão aparecendo.

    Jube
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Em minha modesta opinião, a qualidade do instrumento pode te limitar muito. Comecei com uma memphis mg32 bemmm, mas bemmm velha que paguei 90 mangos com trastes gastos, cordas velhas, trastejão e muitos outros detalhes e um violão de uma sub marca da sub marca da gianinni, com trastes mal colocados, cheio de rebarbas, um som fraco, uma dificuldade para pestanas e o modelo deveria se chamar Violão Trastejo Deluxe.

    Quando troquei de guitarra, me senti um rockstar, comprei uma sg e mandei regular, ficou macio, ação ótima e acabei progredindo nos estudos muito mais rápido, o mesmo para o violão, comprei um mediano e a pestana já saiu lisa e depois comprei um violão decente( que to pagando até hoje kkkk ) que tem cordas mais grossas e a pestana é ainda mais fácil.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Gabriel.r
    Cara, já tenho décadas nessa seara, e viví uma época (que vcs nem sequer sonham!) no qual comprar instrumentos no Brasil era MUITO difícil e caro. Também não haviam luthiers ou peças de reposição, e nem mesmo informação; ninguém sabia nada.
    Isso não impediu o surgimento de músicos de alta qualidade nesse país, e de música muito boa. O verdadeiro talento supera as adversidades.
    Agora, concordo que um instrumento de qualidade razoável, bem regulado e foco no aprendizado, é fundamental. Outra coisa: Ficar em casa ou meramente estudando não te faz evoluir à contento. Tem que tocar, tocar em grupo, montar uma banda. Esse é o verdadeiro "up-grade" no aprendizado e na musicalidade.
    Hoje em dia existe uma variedade GIGANTESCA de equipamentos à disposição, e a muito bom preço (embora muitos achem que não - estao errados!), luthiers de alta qualidade, professores qualificados e informação ao alcance de um botão.... Faça.
    Abç

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Cara, já tenho décadas nessa seara, e viví uma época (que vcs nem sequer sonham!) no qual comprar instrumentos no Brasil era MUITO difícil e caro. Também não haviam luthiers ou peças de reposição, e nem mesmo informação; ninguém sabia nada.
    Pô Bertola, nem me fala. Meu primeiro baixo foi um Giannini que o antigo dono tinha pintado com tinta de parede cor de vinho. Ele era tão envergado que quando eu quis começar a aprender slap o meu professor disse que era impossível fazer naquele baixo. Isso me levou a comprar um Aria Pro II que me acompanhou por muito tempo.

    Mas hoje em dia a qualidade em média melhorou, e a padronização das marcas chinesas é bem melhor do que a das marcas brasileiras dos anos 80/90. Não vejo hoje em dia marcas que sejam tão ruins a ponto de impedir alguém de aprender. É só regular que praticamente qualquer uma fica razoável.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Gabriel.r

    Brother, vou falar da minha experiência pessoal: passei 10 anos (sem brincadeira!) tentando aprender alguma coisa sozinho, munido de um violão Di Giorgio vagabundo pra caramba, com as cordas mais altas que o Cristo Redentor.

    Nestes 10 anos mal aprendi a fazer pestanas...

    Quando finalmente tive gana, tempo e grana pra investir um pouco mais comprei uma guitarra boa (Epiphone Standard Pro), um cubo bom (Roland) e comecei a fazer aulas com um professor decente.

    Em um ano que estou fazendo aulas e treinando com um equipamento de qualidade já evolui mais musicalmente do que em toda a minha vida anterior. Estou tocando em uma banda, com outra projetada. Estou compondo. Estou gravando minhas coisas.

    Enfim, equipamento faz diferença? Um sonoro SIIIIIIIIIMMMM! Pra mim fez TODA a diferença.

    É lógico que vc pode evoluir com um equipamento bixeira. Mas com um bom equipamento sua evolução será, na pior das hipóteses, bem mais rápida.

    pedronh
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Muito relativo. Aprendi a tocar em um Di Giorgio estudante muito velho. Nut se desfazendo, caixa de ressonância se desfazendo... Mas aprendi. Com um ano já tocava carinhoso, fur elise, ode to joy e comecei a fazer meus próprios arranjos. Com o tempo fui adquirindo novos instrumentos (Takamine, Gibson...), porem ainda guardo meu primeiro violão e sou grato a ele. Acredito que o fator diferencial, que faz algumas pessoas evoluírem mais rápido em instrumentos top, seja mais a motivação em tocá-lo que o conforto.

    Rafael Tune
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    pedronh
    eu ainda guardo meu primeiro tonante. hahah

    tiagonic
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Se vc faz aula de canto e dá seus pulos, acredito que já tem o ouvido treinado. Então vc mesmo é capaz de julgar se o instrumento já não o atende mais. Concorda?

    pedronh
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Rafael Tune
    Nada se compara ao valor sentimental. Hehheh
    As vezes dedilho o meu velhinho e me lembro de quando estava começando, isso não tem preço.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Gabriel.r
    É possivel que NO MEU CASO a qualidade do instrumento esteja impedindo meu progresso?

    Eu e o Eddie Van Halen achamos que não!

    É normal, durante o aprendizado, você apresentar fases de progresso meteórico intercaladas com fases de estagnação. Não desista, continue praticando, e não fique colocando a culpa no seu instrumento.

    kiki
    Moderador
    # mai/16
    · votar


    Gabriel.r
    É possivel que NO MEU CASO a qualidade do instrumento esteja impedindo meu progresso?
    não exatamente.

    impedir, jamais. limitar, talvez.
    um instrumento ruim, torto, mal regulado, vai te dificultar. vai ser mais "duro". você não vai conseguir fazer coisas complexas.
    mas mesmo com um violão tosco e barato é possível aprender muita coisa.

    eu inventei pra mim uma regra, pra pensar em quando um instrumento ou equipamento se torna um limitador pra voce:
    você sabe exatamente quais caracteristicas do instrumento estão te limitando?
    se voce souber nomear e apontar esses problemas no instrumento, você aprendeu o suficiente sobre ele e saberá comprar um melhor.
    se voce acha que ele atrapalha, mas não sabe bem porque, você ainda pode aprender mais com ele.

    eu usei isso pra mim. isso, somado à falta de dinheiro, me fizeram adiar por bastante tempo a compra de novos instrumentos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É possível que a qualidade do instrumento atrapalhe o meu progresso?