Sétima Maior ou Sétima Menor?

    Autor Mensagem
    Alex Saquete
    Veterano
    # mar/16


    SÉTIMA MAIOR OU SÉTIMA MENOR?!

    Muitas pessoas tem dúvidas em relação a forma na qual representamos a sétima do acorde quando utilizadas as cifras. Tal dúvida é muito comum, e até mesmo músicos experientes as vezes acabam criando confusão. A verdade, é que existe mais de uma forma para a representação desse intervalo na cifra, e é justamente aí que a galera acaba se confundindo, muitas vezes trocando 7M por b7 ou vice-versa. Vale lembrar que a sétima pode ser obtida em três qualidades: 7M (sétima maior), b7 (sétima menor) ou 7° (sétima diminuta).

    Na cifragem de acordes, a Sétima MENOR é representada apenas pelo numero 7, por exemplo: C7, Cm7, Cm7(b5).

    A sétima DIMINUTA é utilizada nas tétrades diminutas, na qual possuem sua cifra exclusiva como sendo uma qualidade de acorde.
    Exemplo: C°, D°.

    A sétima MAIOR é a responsável pela maioria das confusões, pois para ela temos mais de uma possibilidade de representação, sendo que algumas delas podem até mesmo ser consideradas erradas. Vou mostrar aqui três formas nas quais considero crucias um musico conhecer e entender.
    1. A primeira forma é muito encontrada nas cifras de temas de Jazz, mais utilizada em tétrades maiores.
    • maj7
    Exemplos: Cmaj7, C#maj7.
    2. A segunda forma podemos encontrar principalmente em cifras de MPB (isso não quer dizer que não seja utilizada em outros estilos). Para acordes Menores com sétima maior, geralmente essa é a forma escolhida para representar a sétima.
    • 7M
    Exemplos: C7M, Cm7M.

    3. A terceira forma é a que podemos considerar como errada, mas mesmo assim, é bom termos conhecimento dela (especialmente quem gosta de tirar musicas de sites e etc), pois podemos encontrar cifras nas quais a sétima está representada desta maneira.
    • 7+
    Exemplos: C7+, Cm7+.
    Por que a terceira forma está errada?
    O + é utilizado para representar intervalos AUMENTADOS. Logo, 7+ representa SÉTIMA AUMENTADA e não Sétima Maior. E como sétima aumentada soa enarmônico da Primeira Justa, é um intervalo que não utilizamos em acordes.

    Espero ter ajudado vocês de alguma forma galera. Se alguém tiver alguma dúvida pode postar nos comentários. Ok?!
    Quem gostou pode ajudar compartilhando com os amigos e indicando a quem precise de ajuda. Curtam a Page e voltem sempre que puderem. Hehehehe...
    Abraço e sucesso a todos!!
    https://www.facebook.com/alexsaquetepage/

    phelpsst
    Membro Novato
    # mar/16 · Editado por: phelpsst
    · votar


    Meu primeiro professor a 12 anos atrás me explicou que essas notações 7+ e maj7 são padrões estrangeiros e utilizados em outros países e aqui no Brasil é mais normal escrever 7M , e ele concluiu que nenhum dos três está errado é porque depende de que país a cifra foi escrita, aqui no Brasil acaba confundindo porque agente vê brasileiro mesmo usando os três modos aos mesmo tempo. O meu ex-professor é até hoje um grande guitarrista de blues e jazz daqui da minha cidade. Mas você tem razão mesmo, aqui no Brasil o 7+ siginifica sétima aumentada e não sétima maior, então nesse ponto de vista sim estaria mesmo errado.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Sétima Maior ou Sétima Menor?