Acordes maiores com sétima maior

    Autor Mensagem
    LanGn0te
    Membro Novato
    # jul/15


    Eu tava aqui olhando uns sites de teoria musical e dizia que se eu tocasse um acorde contendo duas notas que se distanciam por um semitom soaria estranho, ele diz para não tocar por exemplo C4 pois haveria choque do F com o E, mas quando ele fala de C7M não diz nada que soa estranho e B e C se distanciam por um semitom.
    Qual motivo disso?

    Filippo14
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    LanGn0te
    O intervalo de 2b soa muito ruim, não é nem dissonante na minha opinião, é ruim e errado.

    Quando tocamos um acorde C4 ou Csus, que é a mesma coisa, só muda o nome, tiramos a terça (nota Mi) e usamos só a quarta (nota Fá). Com isso a terça deixa de ser usada e só usamos a quarta.

    Caso você quisesse continuar usando a terça e a quarta juntas, então o acorde teoricamente seria C11, ou seja, a quarta é OITAVADA.

    O intervalo de 9b não é ruim, é legal, tem um som bacana, diferente de tocar as notas na mesma oitava, gerando um 2b.

    um C7M tem a nota sí em uma oitava mais aguda, não gerando uma tensão feia, tendo um som bem bonito.


    Então o esquema para resumir é o seguinte, quando for gerar um intervalo de 2b, oitava alguma coisa para transformar isso em 9b.

    Abração

    Paulovfcm
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    LanGn0te
    É isso ai que o Filippo14 falou, o si do C7M se distancia por 5 tons e 1/2 do dó(tonica) tocado no acorde (no violão), e 1/2 tom do dó oitavado, que não é tocado justamente por isso!

    LanGn0te
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Filippo14
    Paulovfcm

    Agora entendi isso ae, eu tava testando no piano e foi bem isso, quando eu tocava a 7M antes do dó oitavado soava bem, quando montava com 1/2 tom de distancia da tonica ficava mt feio o som, valeu ae pela explicacao

    kiki
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    LanGn0te
    bom e ruim, bonito e feio, depende muito do contexto

    como regra geral, é isso que o pessoal falou: evite usar intervalos de meio tom na mesma oitava. quanto mais "aberto" o acorde (mais esparramado em oitavas), menos chance de conflito sonoro (é uma questão fisica mesmo, das ondas sonoras).

    mas como eu disse, depende.
    eu gosto muito de um acorde B7M usado na canção "alta noite", do arnaldo antunes com a marisa monte, montado assim:

    e------------------------------------------------------
    B--0----------------------------------------------------
    G--3----------------------------------------------------
    D--4----------------------------------------------------
    A--2----------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------

    que usa justamente duas notas "coladas", dá um efeito estranho, mas que cai bem na musica - que tem um ar meio estranho, e abusa dessa corda B solta em outros acordes também.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    quanto mais "aberto" o acorde (mais esparramado em oitavas), menos chance de conflito sonoro (é uma questão fisica mesmo, das ondas sonoras).

    Exatamente, porque quanto maior a proximidade entre notas, maior a atração que uma exerce sobre a outra, como em um ímã.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acordes maiores com sétima maior