Escalas (entendimento básico) Diatônica, Modos Gregos ? Jônio ?

    Autor Mensagem
    williammf10
    Membro Novato
    # dez/15 · Editado por: williammf10


    Olá pessoal do cifraclub, antes de iniciar do tópico, quero deixar bem claro que pelo menos eu, não encontrei nenhum tópico que visasse falar do assunto com o objetivo que vai ser demonstrado abaixo. Deixo bem claro, esse tópico não é para postagem de desenhos de escalas ou coisa do tipo, os quais pode
    ser utilizados apenas para esclarecimentos e melhor visualização dos debates, os quais visam demonstrar para que serve a escala, como pode ser usada, até porque, muitas vezes, uma definição simples não tira as dúvidas.

    Para começar queria falar sobre a escala diatônica, é uma escala natural maior ? Dizem que ela menor continua sendo diatônica, até pq é a mesma escala. Ex: C = Am, F = Dm, E = C#m, ou seja, se você observar, verá que é mesma coisa que começar a escala pela 6º nota (tornando-a a primeira nota, ou seja, o baixo). Voltando o assunto de diatônica, seria mesmo este tipo de escala ? E para que serve ? É a mesma coisa que a escala Jônio dos modos gregos? Bom para começar é isso. Se cada um ajudar um pouco, tenho certeza que esse tópico pode enriquecer e ajudar muita gente como eu. Obrigado

    Ismah
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    williammf10

    verá que é mesma coisa que começar a escala pela 6º nota (tornando-a a primeira nota, ou seja, o baixo)

    Não confunda baixo, com tônica. Essa relação não existe.

    a escala diatônica, é uma escala natural maior ?

    Escala diatônica é uma escala de sete notas (heptatonica), com cinco intervalos de tons e dois intervalos de semitons entre as notas. Este padrão se repete a cada oitava nota numa seqüência tonal específica. A escala diatônica é típica da música ocidental e concerne à fundação da tradição da música européia.

    É a mesma coisa que a escala Jônio dos modos gregos?

    Remontado o período da música modal, seriam os modos gregos ou litúrgicos Jônio, e Eólio. Até o fim da Renascença para o começo do Barroco, se começa a pensar em música tonal, onde se chama estes dois modos, respectivamente de maior e menor natural.

    diatônica, seria mesmo este tipo de escala ?

    Modos gregos não são escalas, mas formas de pensar. Na música tonal se tem a base numa tríade (I IV V), enquanto a música modal tem a base numa nota só, a tônica.

    Por exemplo, posso ter uma base em Am, e usar o modo Dórico para solar, terei um solo baseado no campo harmônico de G.

    Mas tem de se haver consciência que Am, quando eu tocar por exemplo a nota G (tônica), não terei mais só Am, mas Am7.

    E para que serve ?

    Geralmente define o grupo de notas que vc vai usar para solar - quando não existir empréstimo modal.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Escalas (entendimento básico) Diatônica, Modos Gregos ? Jônio ?