Como evito esses assobios nos riffs?

    Autor Mensagem
    Mr HtK
    Membro Novato
    # ago/15


    Bom, já fazem uns dois anos que venho a tocar violão. Pretendo no final desse ano comprar minha guitarra e.e

    Enfim, escutam e vejam o 'problema' por si só: https://soundcloud.com/mrdaltro/master-of-puppets-introwip

    Até hoje não sei o que fazer. As pontas dos meus dedos ficam cada vez mais rígidas e, portanto, esse assobio chato nas passagens e nos ligados incomoda cada vez mais. Percebo que em casas mais agudas o problema não é tão visível. Mas em riffs como os de 'Master Of Puppets' é bem chato.

    Tem algum meio de diminuir esses ruídos? Algum tipo de corda? O fato de eu tocar apenas com o polegar influi? (sim, eu já toco há dois anos desse jeito APKOSAKOSKO'. Polegar monstro, já sofreu até o segundo solo de 'Mr Crowley')

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    você está "raspando" os dedos com muita força na hora de trocar os acordes/notas. treine lentamente o controle de força que você aplica entre as passagens.

    atente-se a palhetada também, pois se você tocar "raspando" a palheta pode causar este efeito.

    não são as cordas e nem o equipamento que você está utilizando que é o problema (mesmo que violão não seja ideal para tocar com distorção). o problema pode ser 100% solucionado com técnica.

    Manny Ray
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Mr HtK

    Acontece isso comigo também as vezes. Eu não me incomodo muito, mas é por isso mesmo que o Wuju Wu Yi Falou. Quando vou trocar de acorde, eu deslizo os dedos mas ainda fazendo uma certa pressão nas cordas. Pouco menos do que o suficiente pra pegar no traste. Tem que treinar pra soltar um pouco mais a mão sem perder a precisão.

    Mr HtK
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Entendido. Terei de treinar bastante isso, é difícil ter precisão sem ser firme - ao menos pra mim akopksaksop'

    Cres
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Po cara, aí, a galera ja falou, é só treinar com calma pra solucionar pelo menos parcialmente o seu problema. Agora po, você se incomoda tanto assim com esse arrastado nas cordas? Eu acho uma das coisas mais sexys em tocar violão/guitarra(na guitarra nem tanto, mas no violão cai bem na minha opinião) hahaha.

    Manny Ray
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: Manny Ray
    · votar


    Cres

    Eu achei f*da a primeira vez que meu dedo fez esse barulho nas cordas, porque quando comecei a tocar tava doido pra criar os calinhos logo. kkkkkk

    Mr HtK

    Vai fazendo os riffs numa velocidade menor, aí vai prestando atenção na força que tá fazendo. Tenta relaxar o máximo, é bom também que descansa a mão. E fazendo devagar bastante, quando fizer rápido já vai na posição certinha e sem tanta força. XD

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Duas coisas que nada tem a ver com técnica:

    DIÂMETRO/CALIBRE e TIPO de cordas!

    Atentemos que o violão usa normalmente cordas mais grossas que a guitarra, e que se isso é incômodo, cordas flat wound e half-flat wound podem resolver imediatamente.

    Stalingrado
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Mr HtK
    Ouvi o som e saquei algumas coisas:
    1- O timbre tem muito ganho. Isso vai trazer à tona todo tipo de ruído que sai da sua guitarra. Não sei como foi setado, mas eu sugiro que você diminua drasticamente.
    2- A equalização pode estar com muito 'presence' e/ou agudos.

    Espero ter ajudado!

    Mr HtK
    Membro Novato
    # ago/15 · Editado por: Mr HtK
    · votar


    Stalingrado
    1- O timbre tem muito ganho. Isso vai trazer à tona todo tipo de ruído que sai da sua guitarra. Não sei como foi setado, mas eu sugiro que você diminua drasticamente.

    Bah cara, meu sonho ter menos ruído kk'. Mas logo logo sanarei esse problema, pretendo ter uma guitarra elétrica (o que você ouviu é na verdade um violão, com distorção e ganho exagerados - de fato), o que creio que sanaria boa parte desses problemas.

    Ismah
    Atentemos que o violão usa normalmente cordas mais grossas que a guitarra, e que se isso é incômodo, cordas flat wound e half-flat wound podem resolver imediatamente.

    Pois é, estou com cordas híbridas .011 nos bordões e .010 nas primas. Logo vou testar .009 em todas pra ver como fica. Creio que no violão deve ficar magrelo. Mas realmente percebo que, quando toco na Squier do meu tio, por exemplo, esse 'assobio' ainda está presente, mas é bem menos perceptível.

    Ps.: dá muita diferença entre cordas 'comuns' e cordas flat wound?

    Cres
    Eu acho uma das coisas mais sexys em tocar violão/guitarra(na guitarra nem tanto, mas no violão cai bem na minha opinião) hahaha.

    Eu acho bem legal também, mas só quando é proposital mesmo xD'

    Ismah
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    Mr HtK
    á muita diferença entre cordas 'comuns' e cordas flat wound?

    Uma imagem vale por mil palavras:

    Imagem ilustrativa

    Imagem real

    De cima para baixo: roundwound (mais populares), flatwound, e halfwound/groundwound.

    Para mais (em inglês) http://www.guitarrepairbench.com/guitar_info/guitar_strings.html

    Mr HtK
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Bah, uma baita diferença. Mas não encontrei em lugar algum estas para violão~guitarra, só pra baixo mesmo '-'

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Mr HtK

    Bem vindo ao teu país! Só sei de importado também, e nem pra violão, só para guitarra (geralmente Jazz)...

    Mr HtK
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Que trágico. Mas tirei todas as cordas, limpei o braço (que estava bem engraxado) e coloquei cordas .009 (antes era .011). Cara, que puta diferença! Tem solos que eu nem sonhava em tirar, acordes que eu sofria pra fazer (principalmente aquela formação do Si - que usam na base de 'Sultans of Swing'). Não me arrependo em nada, tá muito leve pra solar, e o som nem fica tão mais baixo - visto que não uso palheta mesmo.

    E os assobios também estão bem menores heheh

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Mr HtK

    Violão é veras que soa melhor com cordas mais pesadas. Eu gosto do som de cordas .013 em Standart D.

    Mr HtK
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Não sei por quê mas estou sinceramente gostando mais dele com as cordas .009. Sei lá, parece que soa melhor para o meu estilo, consigo fazer bends muito mais precisos e os solos ficam muito mais leves '-'

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Está certo vivente... Mas qual teu estilo?

    qew
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    halfwound/groundwound

    Rapaz, ando por fora, muito tempo sem me atualizar, nunca tinha visto isso.

    Preciso comprar um jogo desses pra experimentar haha

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Nem eu conhecia, macaco velho que me mostrou.

    Mr HtK
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    @Ismah
    Costumo tocar bastante metal e rock mesmo, nada fugindo tanto disso.

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Mr HtK

    Ganhou em velocidade... faz sentido :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como evito esses assobios nos riffs?