【FIXO】Cordas de Nylon (Marcas e modelos)

Autor Mensagem
Amago
Membro Novato
# out/17
· votar


Estou pensando em mudar de tenção pesada, para extra pesada, mas tenho receio que isto poça causar algum dano no instrumento, embora ele seja de tampo maciço e tenha o cavalete encaixado ainda tenho um certo receio, será que tem problema?

zodiaco10001
Membro Novato
# out/17
· votar


Cara se o seu violão tiver tensor, fica facil de regular pra nao acontecer isso, mas leva num luthier, tenho um violão Tagima paraty de nylon e tem tensor mas nao tenho coragem de mexer sozinho, pra mexer com regulagem só um profissional na área pode fazer um serviço seguro.

fernandotieppo
Membro Novato
# out/17 · Editado por: fernandotieppo
· votar


Pode aumentar a tensão sem medo, uma mudança na tensão das cordas dificilmente vai causar um dano real no instrumento, principalmente se tratando do caso específico que você citou...

Mas falando em números, vou pegar como exemplo as cordas da D'Addario

Se pegarmos as cordas EJ45 (tensão pesada) nós teremos a seguinte distribuição de tensão em libras:

E: 16,81
B: 12,42
G: 12,30
D: 16,24
A: 16,96
E: 15,21

Total: 89,94 lbs

Já se pegarmos as cordas EJ44 (tensão extra pesada) teremos:

E: 17,41
B: 12,88
G: 12,66
D: 16,24
A: 16,96
E: 15,66

Total: 91,81 lbs

A diferença é de 1,87 libras, é algo mínimo, somente num violão de muito baixa qualidade ou muito sensível (como alguns violões de alguns luthiers) aconteceria algum problema por causa dessa mudança de tensão.

E só uma curiosidade, a questão de tensão tem muito mais a ver com sonoridade e conforto do que com qualquer outra coisa, muitos violonistas aclamados no mundo misturam marcas e tensões nos seus violões. Quando comecei a estudar violão flamenco meu professor comentava que o Paco de Lucia utilizava tensão média, porem utilizava tensão extra alta na corda B pra deixar mais balanceado e confortável... em 2013 quando ele esteve no Brasil tive a oportunidade de conhecê-lo e perguntei se era verdade, ele confirmou.

Enfim, boa sorte e não se preocupa muito com isso.

Amago
Membro Novato
# out/17
· votar


O meu violão se comporta melhor com cordas pesadas, com cordas leves ele começa a trastejar, uso a giannini clássica pois de todas cordas que usei ate hoje esta foi a que mais gostei, mas acho que ele ficaria melhor com tenção extra pesada então acho que vou tentar mudar mesmo.

fernandotieppo
Membro Novato
# out/17
· votar


Amago

É uma questão total de conforto, não tem muito a ver com o violão e sim com o toque, tensão leve é pra quem tem um toque realmente leve, geralmente com o violão com as cordas um pouco mais altas também, já quem tem um toque mais pesado vai utilizar uma tensão mais pesada... Se você sente que tá muito leve do jeito que tu ta tocando agora então a melhor coisa é aumentar a tensão mesmo. Eu utilizo a tensão pesada no momento, me agrada e muito, testa pra ver.

Amago
Membro Novato
# out/17
· votar


fernandotieppo

É uma questão total de conforto, não tem muito a ver com o violão e sim com o toque, tensão leve é pra quem tem um toque realmente leve, geralmente com o violão com as cordas um pouco mais altas também, já quem tem um toque mais pesado vai utilizar uma tensão mais pesada...
Não sabia disto, obrigado pelo esclarecimento, vou experimentar a extra pesada para ver como fica.

PHD100
Veterano
# nov/17 · Editado por: PHD100
· votar


Tenho optado por usar encordoamentos com a Sol (G) encapada, para um som menos abafado. Usei o modelo Guinga no Autor 3 e no Washburn EA45N e foi fantástico o resultado (violões mais cansados - tensão mais pesada nas cordas). Já no Joel Dias (Mod. Especial - Caixa Grande), resultado ruim. Coloquei Thomastik flatwound, sensacional. Usei as Hanabach alta tensão nos violões mais antigos, resultado muito bom. Também usei a Pro Arté extra high e ficou sensacional nos mais antigos. A Savarez com a G encapada também "falou alto" no de Luthier. Hoje, nos meus violões antigos, quando encontro, coloco a Gianinni Guinga (dura pouco, mas é mais barata e o som é excelente) e para o mais novo, Ou Savarez ou Thomastik flatwound.
Ah, e a dica do Paco de Lucia, sensacional. Vou tentar para ver o resultado. Você pode encomendar cordas individualmente pelo site da stringsbymail.com. Para experiências, vale a pena. Estude bem o que quer e testar é a melhor maneira de saber se o resultado te agrada.
Verifique também o tipo de resposta que você gosta mais. Se os graves já estão bons, concentre-se nas demais cordas. Examine duas a duas. (E/A; D/G; B/E). As dicas ajudam. Eu recomendo para todo mundo que gosta mais de violão solo tentar a Sol (G) encapada. Difícil voltar atrás depois de ouvir o violão com mais brilho na região média.

fernandotieppo
Membro Novato
# nov/17 · Editado por: fernandotieppo
· votar


PHD100

Concordo em G, N e G... Eu não sou muito fã da corda G encapada, um encordoamento que me agradou muito foi o composite da D'Addario, a corda G é de um composto que não sei de fato do que se trata, porém ela tem uma cor de café com leite... Ela tem um diâmetro um pouco menor, segura mais a afinação e achei muito mais confortável nas transições. Eu gosto muito das Dogal, porém hoje uso quase que exclusivamente a D'Addario pela durabilidade e preço, pego em quantidade maior nas promoções da stringsbymail, acaba saindo por menos de 30 reais cada jogo.

Já sobre a dica do Paco, um amigo fez o teste num Sérgio Abreu, o resultado foi sensacional, tanto em timbre quanto em firmeza.

EDIT:

Só uma correção, acima eu disse que tensão leve era pra quem possui um toque realmente leve, o que quis dizer é que tensão mais leve é para quem busca um toque realmente leve (ou seja, quem tem a mão um pouco mais pesada e quer fazer menos força) o mesmo vale pras mais pesadas. Tem uma relação também com a altura das cordas.

Bartho
Membro Novato
# nov/17
· votar


Comprei um jogo de cordas (pró-arte) e acidentalmente a corda ré se partiu. Não consigo comprar a corda de reposição avulsa da mesma marca.
Dá prá usar uma de qualquer marca no lugar?

fernandotieppo
Membro Novato
# nov/17
· votar


Bartho
Desde que seja nova e de tensão e qualidade similar sim, você pode utilizar de qualquer marca. Alguns concertistas famosos inclusive usam as 6 cordas uma de cada marca diferente.

JoséDaSilvaSauro
Membro Novato
# dez/17
· votar


Galera, tô em processo de procurar cordas que tenham um bom custo x benefício para estudar.

Já tentei a Giannini Clássico. Mas, os bordões perdem o som com uns 10/15 dias e as primas não são das mais expressivas. Para estudar até serve.

Confesso que não gosto das D'Addario. Tem brilho em excesso para mim. Gostava das Augustine, mas o controle de qualidade deles tá tenebroso e o preço, atualmente, está proibitivo.

Dessas nacionais, tirando a Giannini, alguém já usou? Tipo SG e NIG? Quero uma corda mais acessível, prefiro trocar mais vezes e sempre tocar com corda nova, que pagar caro e trocar pouco de encordoamento. Porque, estudar com corda velha é impossível.

Amago
Membro Novato
# dez/17
· votar


JoséDaSilvaSauro
Tenho usado giannini clássico ( também não gosto de D'addario) para meu gosto são melhores que sg, e nig.

Natanael Gama
Veterano
# dez/17
· votar


JoséDaSilvaSauro

Augustine tem varias, testa SAVAREZ. não é baratinha mas é boa sim. Hannabach também é muito boa

Natanael Gama
Veterano
# dez/17
· votar


JoséDaSilvaSauro

Ahh.. NIG e SG não vale nada KKKKKKK A gente não pode falar mal de marcas mas enferrujam rápido demais e não é tão boa assim não. Augustine é boa. Mas está tendo o mesmo problema das Elixir, não é bem culpa das marcas.. é que os chineses estão falsificando demais

fernandotieppo
Membro Novato
# dez/17
· votar


JoséDaSilvaSauro

Já pensou em importar as cordas? É o que faço com as minhas, pago em média 7-8 dólares por um jogo de Regals (são as unicas augustine que de fato estão ainda boas, tem a ver com a qualidade do nylon utilizado), com 100 reais você tem jogo de cordas pra 3-4 meses.

Uma dica que o Yamandu dá que é ótima pra estudo é a 'reciclagem' das cordas, ele simplesmente puxa a parte que fica enrolada nas tarrachas pro braço, depois ele também inverte, é uma dica interessante pra quem quer dar uma economizada.

https://www.youtube.com/watch?v=epD1qniU74c

JoséDaSilvaSauro
Membro Novato
# dez/17
· votar


Natanael Gama

Já testei as varias versões que tem a Augustine. Gostei mais da Classic Blue (pacote todo azul, como o nome diz, na combinação deles, são primas "classic" e bordões "blue"). Mas a durabilidade é muito ruim.

fernandotieppo

Você importa no site, digamos, clássico? A StringsByMail? O problema é que tenho preguiça de esperar 2 meses para as cordas chegarem.

Essa do Yamandu já fiz. Tem gente que troca a corda de lado. Vou arriscar numa NIG da vida. As vezes, para quebrar um galho serve.

Ouvi o pessoal falar bem da Magma, que é argentina. Mas, só achei no MercadoLivre e, comprar corda, lá eu não confio.

fernandotieppo
Membro Novato
# dez/17
· votar


JoséDaSilvaSauro

Sim, compro da SBM, geralmente demora 15-20 dias pra chegar (teve uma vez só que demorou 2 meses), eu geralmente compro uns 5 jogos por vez, ai quando to só com 2 eu já compro mais, sempre mantenho um estoque, gasto o preço que gastaria em 2 jogos aqui no Brasil e to sempre de corda nova.

JoséDaSilvaSauro
Membro Novato
# dez/17 · Editado por: JoséDaSilvaSauro
· votar


fernandotieppo

O tempo de espera deve variar de acordo com o Estado também, não?

Os preços lá são bons. La Bella 2001 7,25 (+ - 23 reais). Tem umas marcas lá que nunca ouvi falar, tipo "SIT Strings", "DR", "Dr. Junger". Até da Fender tem encordoamento de nylon vendendo lá, não fazia a menor ideia disso (que eles tinham encordoamento de nylon).

Hannach e Savarez que são caras em qualquer lugar :(

Quando eu tiver grana vou tentar comprar lá. Porque, mesmo sendo 4-5 jogos, a compra deve sair no mínimo uns $150,00/200,00 reais. E eu sou historiador e, consequentemente, pobre hahahahhaha

Natanael Gama

Parei para pensar aqui. Não necessariamente a corda enferruja rápido é ruim. Se você sempre passar um paninho e tocar com a mão limpa, elas não enferrujam. Aliás, muitas vezes, quando eu troco de encordoamento, elas estão, normalmente, mais opacas que enferrujadas propriamente ditas.

Em síntese, isso não é só característica da corda. É do jeito e do tanto que você toca etc.

fernandotieppo
Membro Novato
# dez/17
· votar


JoséDaSilvaSauro

Então, o problema é o gargalo da alfandega, é dar o registro de que chegou no Brasil, depois disso é uma semaninha porque eles mandam com um sistema mais rapido.

As Regal que são ainda incomparáveis com questão de sonoridade estão 7.39 (se comprar mais de 5 sai mais barato), o frete é 5 dólares aqui pro Brasil, então bota que a ecomenda de 5 jogos da uns 40 dólares.

Natanael Gama
Veterano
# dez/17
· votar


JoséDaSilvaSauro

Rapaz NIG costuma já vir enferrujada na caixa..

JoséDaSilvaSauro
Membro Novato
# dez/17
· votar


Natanael Gama

Uai, então é problema do lote. Deve ser corda velha. Fui olhar em uma loja. Acha duas embalagens. Uma que tem a boca do violão (a nova, vem com uma numeração em cima, a tensão média é n 415) e uma colorida só escrito NIG na diagonal e e embalagem é colorida. Essa, me disseram, é de estoque muito antigo. Logo, é fácil vir enferrujada, já que é muito velha.

Comprei um jogo só de curiosidade.

fernandotieppo

Quando tiver uma grana vou arriscar. Só não vou comprar a Regal :) acho elas muito tensas para mim. Me adapto melhor com encordoamento de tensão média. Mas, isso é uma questão muito pessoal.

LeoSilva
Membro Novato
# mar/18
· votar


Amigos, boa noite! Sempre sonhei em tocar violão, mas nunca tive muito tempo para me dedicar e aprender. Agora chegou o momento. Me desculpem a ignorância desta pergunta, mas gostaria de saber se é mais dificil aprender a tocar em violão com as 6 cordas de nylon...isso pq tenho aflição das cordas cobertas com aço. Sabe aquela aflição que muitos têm quando raspam a unha na lousa ou o garfo no prato? Pois é, é uma baita frescura, mas infelizmente eu tenho...rs! Violão com 6 cordas de nylon é específico para algum ritmo? Terei que ficar restrito à esse ritmo ou poderei tocar de tudo? Muito obrigado!

fernandotieppo
Membro Novato
# mar/18
· votar


LeoSilva

Lamento em informar, mas isso não existe, em qualquer jogo de cordas as 3 cordas mais graves vão ser cobertas com algum metal, dependendo o encordoamento até a terceira corda (G) é coberta, isso se dá ao fato de que seria necessário muita massa para criar uma corda na espessura necessária pra alcançar as notas mais graves, o que causaria problemas de deformação com o passar do tempo.

Existem jogos que possuem as 3 cordas mais graves polidas, geralmente são jogos utilizados pra gravação em estúdio, você pode tambem dar uma lixada.

Augusto_12
Membro Novato
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

jul/20

o violão montreal new canadá eq é bom?

LuizGouvea
Membro Novato
# dez/20
· votar


Quero comprar um violão de Nylon pois meu Di Giorgio n18 está com braço empenado, também, tem mais de 30 anos!
Qual dos abaixo vocês me recomendam?
- Tagima Paraty;
- Giannini GN15
- Giannini NF-14
- PHX NL47
- Rozini RX201

Me deem uma luz!

LuizGouvea
Membro Novato
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

dez/20

Quero comprar um violão de Nylon pois meu Di Giorgio n18 está com braço empenado, também, tem mais de 30 anos!
Qual dos abaixo vocês me recomendam?
- Tagima Paraty;
- Giannini GN15
- Giannini NF-14
- PHX NL47
- Rozini RX201

Me deem uma luz!

brunoctorres
Membro Novato
# jan/21
· votar


Quero comprar um violão de Nylon pois meu Di Giorgio n18 está com braço empenado, também, tem mais de 30 anos!
Qual dos abaixo vocês me recomendam?
- Tagima Paraty;
- Giannini GN15
- Giannini NF-14
- PHX NL47
- Rozini RX201


Amigo, eu tenho um rozini, acho excelente, mas é o rx210, que tem tampo sólido. Talvez valha você considerá-lo, não é caro, eu paguei 850 na made in Brazil.

Som muito bom, tem nut e rastilho de osso. Só não é elétrico.

E, apesar do que já ouvi falar ao contrário, achei o acabamento muito bom.

Abraço.

megiddo
Membro
# jan/21
· votar


brunoctorres
qual a medida da pestana do seu RX210?

eu tenho um violão desse modelo e acho a pestana excessivamente pequena.

conversei com um comerciante/músico/luthier que já colocou a mão em muito violão desse modelo e ele estranhou minha reclamação, porque o tamanho seria mais ou menos o padrão do violão clássico.

levei o violão pra ele ver e ele disse que realmente não condizia com a experiência dele até então.

o meu violão foi fabricado em 02/2019. talvez alguma mudança no projeto explique... ou uma falha absurda no controle de qualidade.

fernandosouza83
Membro Novato
# jul/21
· votar


Pessoal, alguém sabe dizer quais são as cordas que vem no Yamaha C40II?

Juquinhaa
Membro Novato
# jul/21
· votar


Quero comprar um violão de Nylon pois meu Di Giorgio n18 está com braço empenado, também, tem mais de 30 anos!
Qual dos abaixo vocês me recomendam?
- Tagima Paraty;
- Giannini GN15
- Giannini NF-14
- PHX NL47
- Rozini RX201

Amigo, eu tenho um rozini, acho excelente, mas é o rx210, que tem tampo sólido. Talvez valha você considerá-lo, não é caro, eu paguei 850 na made in Brazil.

Som muito bom, tem nut e rastilho de osso. Só não é elétrico.

E, apesar do que já ouvi falar ao contrário, achei o acabamento muito bom.

Abraço.

acho que ele ta se referindo ao modelo 201, que é o modelo de estudante, enfim desses modelos eu iria no gianini gn 15 pelo braço, gianini tem 100 anos, eles tem tradição, ou pegaria outro digiorgio na faixa de preço.

brunoctorres
qual a medida da pestana do seu RX210?

eu tenho um violão desse modelo e acho a pestana excessivamente pequena.

conversei com um comerciante/músico/luthier que já colocou a mão em muito violão desse modelo e ele estranhou minha reclamação, porque o tamanho seria mais ou menos o padrão do violão clássico.

levei o violão pra ele ver e ele disse que realmente não condizia com a experiência dele até então.

o meu violão foi fabricado em 02/2019. talvez alguma mudança no projeto explique... ou uma falha absurda no controle de qualidade.

é isso mesmo, a pestana do rx201 e do rx 210 tem 47mm se não me engano, é quase um violão de aço.Acho que a jogada da rozini é que tu vai superar facil esse modelo rx210, o que vai te obrigar a comprar o modelo rx213, que tem a pestana de 53mm, ideal pra tocar clássico, mas é o dobro do preço. O acabamento do rx213 é superior ao rx 210 tbm.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】Cordas de Nylon (Marcas e modelos)