Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Cordas de Nylon (Marcas e modelos)

      Autor Mensagem
      Amago
      Membro Novato
      # 03/out/17 06:50
      · votar


      Estou pensando em mudar de tenção pesada, para extra pesada, mas tenho receio que isto poça causar algum dano no instrumento, embora ele seja de tampo maciço e tenha o cavalete encaixado ainda tenho um certo receio, será que tem problema?

      zodiaco10001
      Membro Novato
      # 03/out/17 17:03
      · votar


      Cara se o seu violão tiver tensor, fica facil de regular pra nao acontecer isso, mas leva num luthier, tenho um violão Tagima paraty de nylon e tem tensor mas nao tenho coragem de mexer sozinho, pra mexer com regulagem só um profissional na área pode fazer um serviço seguro.

      fernandotieppo
      Membro Novato
      # 05/out/17 02:19 · Editado por: fernandotieppo
      · votar


      Pode aumentar a tensão sem medo, uma mudança na tensão das cordas dificilmente vai causar um dano real no instrumento, principalmente se tratando do caso específico que você citou...

      Mas falando em números, vou pegar como exemplo as cordas da D'Addario

      Se pegarmos as cordas EJ45 (tensão pesada) nós teremos a seguinte distribuição de tensão em libras:

      E: 16,81
      B: 12,42
      G: 12,30
      D: 16,24
      A: 16,96
      E: 15,21

      Total: 89,94 lbs

      Já se pegarmos as cordas EJ44 (tensão extra pesada) teremos:

      E: 17,41
      B: 12,88
      G: 12,66
      D: 16,24
      A: 16,96
      E: 15,66

      Total: 91,81 lbs

      A diferença é de 1,87 libras, é algo mínimo, somente num violão de muito baixa qualidade ou muito sensível (como alguns violões de alguns luthiers) aconteceria algum problema por causa dessa mudança de tensão.

      E só uma curiosidade, a questão de tensão tem muito mais a ver com sonoridade e conforto do que com qualquer outra coisa, muitos violonistas aclamados no mundo misturam marcas e tensões nos seus violões. Quando comecei a estudar violão flamenco meu professor comentava que o Paco de Lucia utilizava tensão média, porem utilizava tensão extra alta na corda B pra deixar mais balanceado e confortável... em 2013 quando ele esteve no Brasil tive a oportunidade de conhecê-lo e perguntei se era verdade, ele confirmou.

      Enfim, boa sorte e não se preocupa muito com isso.

      Amago
      Membro Novato
      # 05/out/17 16:59
      · votar


      O meu violão se comporta melhor com cordas pesadas, com cordas leves ele começa a trastejar, uso a giannini clássica pois de todas cordas que usei ate hoje esta foi a que mais gostei, mas acho que ele ficaria melhor com tenção extra pesada então acho que vou tentar mudar mesmo.

      fernandotieppo
      Membro Novato
      # 05/out/17 21:35
      · votar


      Amago

      É uma questão total de conforto, não tem muito a ver com o violão e sim com o toque, tensão leve é pra quem tem um toque realmente leve, geralmente com o violão com as cordas um pouco mais altas também, já quem tem um toque mais pesado vai utilizar uma tensão mais pesada... Se você sente que tá muito leve do jeito que tu ta tocando agora então a melhor coisa é aumentar a tensão mesmo. Eu utilizo a tensão pesada no momento, me agrada e muito, testa pra ver.

      Amago
      Membro Novato
      # 05/out/17 22:28
      · votar


      fernandotieppo

      É uma questão total de conforto, não tem muito a ver com o violão e sim com o toque, tensão leve é pra quem tem um toque realmente leve, geralmente com o violão com as cordas um pouco mais altas também, já quem tem um toque mais pesado vai utilizar uma tensão mais pesada...
      Não sabia disto, obrigado pelo esclarecimento, vou experimentar a extra pesada para ver como fica.

      PHD100
      Veterano
      # 20/nov/17 17:39 · Editado por: PHD100
      · votar


      Tenho optado por usar encordoamentos com a Sol (G) encapada, para um som menos abafado. Usei o modelo Guinga no Autor 3 e no Washburn EA45N e foi fantástico o resultado (violões mais cansados - tensão mais pesada nas cordas). Já no Joel Dias (Mod. Especial - Caixa Grande), resultado ruim. Coloquei Thomastik flatwound, sensacional. Usei as Hanabach alta tensão nos violões mais antigos, resultado muito bom. Também usei a Pro Arté extra high e ficou sensacional nos mais antigos. A Savarez com a G encapada também "falou alto" no de Luthier. Hoje, nos meus violões antigos, quando encontro, coloco a Gianinni Guinga (dura pouco, mas é mais barata e o som é excelente) e para o mais novo, Ou Savarez ou Thomastik flatwound.
      Ah, e a dica do Paco de Lucia, sensacional. Vou tentar para ver o resultado. Você pode encomendar cordas individualmente pelo site da stringsbymail.com. Para experiências, vale a pena. Estude bem o que quer e testar é a melhor maneira de saber se o resultado te agrada.
      Verifique também o tipo de resposta que você gosta mais. Se os graves já estão bons, concentre-se nas demais cordas. Examine duas a duas. (E/A; D/G; B/E). As dicas ajudam. Eu recomendo para todo mundo que gosta mais de violão solo tentar a Sol (G) encapada. Difícil voltar atrás depois de ouvir o violão com mais brilho na região média.

      fernandotieppo
      Membro Novato
      # 21/nov/17 01:27 · Editado por: fernandotieppo
      · votar


      PHD100

      Concordo em G, N e G... Eu não sou muito fã da corda G encapada, um encordoamento que me agradou muito foi o composite da D'Addario, a corda G é de um composto que não sei de fato do que se trata, porém ela tem uma cor de café com leite... Ela tem um diâmetro um pouco menor, segura mais a afinação e achei muito mais confortável nas transições. Eu gosto muito das Dogal, porém hoje uso quase que exclusivamente a D'Addario pela durabilidade e preço, pego em quantidade maior nas promoções da stringsbymail, acaba saindo por menos de 30 reais cada jogo.

      Já sobre a dica do Paco, um amigo fez o teste num Sérgio Abreu, o resultado foi sensacional, tanto em timbre quanto em firmeza.

      EDIT:

      Só uma correção, acima eu disse que tensão leve era pra quem possui um toque realmente leve, o que quis dizer é que tensão mais leve é para quem busca um toque realmente leve (ou seja, quem tem a mão um pouco mais pesada e quer fazer menos força) o mesmo vale pras mais pesadas. Tem uma relação também com a altura das cordas.

      Bartho
      Membro Novato
      # 23/nov/17 12:06
      · votar


      Comprei um jogo de cordas (pró-arte) e acidentalmente a corda ré se partiu. Não consigo comprar a corda de reposição avulsa da mesma marca.
      Dá prá usar uma de qualquer marca no lugar?

      fernandotieppo
      Membro Novato
      # 23/nov/17 23:42
      · votar


      Bartho
      Desde que seja nova e de tensão e qualidade similar sim, você pode utilizar de qualquer marca. Alguns concertistas famosos inclusive usam as 6 cordas uma de cada marca diferente.

      JoséDaSilvaSauro
      Membro Novato
      # 17/dez/17 13:17
      · votar


      Galera, tô em processo de procurar cordas que tenham um bom custo x benefício para estudar.

      Já tentei a Giannini Clássico. Mas, os bordões perdem o som com uns 10/15 dias e as primas não são das mais expressivas. Para estudar até serve.

      Confesso que não gosto das D'Addario. Tem brilho em excesso para mim. Gostava das Augustine, mas o controle de qualidade deles tá tenebroso e o preço, atualmente, está proibitivo.

      Dessas nacionais, tirando a Giannini, alguém já usou? Tipo SG e NIG? Quero uma corda mais acessível, prefiro trocar mais vezes e sempre tocar com corda nova, que pagar caro e trocar pouco de encordoamento. Porque, estudar com corda velha é impossível.

      Amago
      Membro Novato
      # 17/dez/17 16:14
      · votar


      JoséDaSilvaSauro
      Tenho usado giannini clássico ( também não gosto de D'addario) para meu gosto são melhores que sg, e nig.

      Natanael Gama
      Veterano
      # 17/dez/17 20:05
      · votar


      JoséDaSilvaSauro

      Augustine tem varias, testa SAVAREZ. não é baratinha mas é boa sim. Hannabach também é muito boa

      Natanael Gama
      Veterano
      # 17/dez/17 20:07
      · votar


      JoséDaSilvaSauro

      Ahh.. NIG e SG não vale nada KKKKKKK A gente não pode falar mal de marcas mas enferrujam rápido demais e não é tão boa assim não. Augustine é boa. Mas está tendo o mesmo problema das Elixir, não é bem culpa das marcas.. é que os chineses estão falsificando demais

      fernandotieppo
      Membro Novato
      # 18/dez/17 01:51
      · votar


      JoséDaSilvaSauro

      Já pensou em importar as cordas? É o que faço com as minhas, pago em média 7-8 dólares por um jogo de Regals (são as unicas augustine que de fato estão ainda boas, tem a ver com a qualidade do nylon utilizado), com 100 reais você tem jogo de cordas pra 3-4 meses.

      Uma dica que o Yamandu dá que é ótima pra estudo é a 'reciclagem' das cordas, ele simplesmente puxa a parte que fica enrolada nas tarrachas pro braço, depois ele também inverte, é uma dica interessante pra quem quer dar uma economizada.

      https://www.youtube.com/watch?v=epD1qniU74c

      JoséDaSilvaSauro
      Membro Novato
      # 18/dez/17 09:45
      · votar


      Natanael Gama

      Já testei as varias versões que tem a Augustine. Gostei mais da Classic Blue (pacote todo azul, como o nome diz, na combinação deles, são primas "classic" e bordões "blue"). Mas a durabilidade é muito ruim.

      fernandotieppo

      Você importa no site, digamos, clássico? A StringsByMail? O problema é que tenho preguiça de esperar 2 meses para as cordas chegarem.

      Essa do Yamandu já fiz. Tem gente que troca a corda de lado. Vou arriscar numa NIG da vida. As vezes, para quebrar um galho serve.

      Ouvi o pessoal falar bem da Magma, que é argentina. Mas, só achei no MercadoLivre e, comprar corda, lá eu não confio.

      fernandotieppo
      Membro Novato
      # 18/dez/17 18:23
      · votar


      JoséDaSilvaSauro

      Sim, compro da SBM, geralmente demora 15-20 dias pra chegar (teve uma vez só que demorou 2 meses), eu geralmente compro uns 5 jogos por vez, ai quando to só com 2 eu já compro mais, sempre mantenho um estoque, gasto o preço que gastaria em 2 jogos aqui no Brasil e to sempre de corda nova.

      JoséDaSilvaSauro
      Membro Novato
      # 19/dez/17 18:02 · Editado por: JoséDaSilvaSauro
      · votar


      fernandotieppo

      O tempo de espera deve variar de acordo com o Estado também, não?

      Os preços lá são bons. La Bella 2001 7,25 (+ - 23 reais). Tem umas marcas lá que nunca ouvi falar, tipo "SIT Strings", "DR", "Dr. Junger". Até da Fender tem encordoamento de nylon vendendo lá, não fazia a menor ideia disso (que eles tinham encordoamento de nylon).

      Hannach e Savarez que são caras em qualquer lugar :(

      Quando eu tiver grana vou tentar comprar lá. Porque, mesmo sendo 4-5 jogos, a compra deve sair no mínimo uns $150,00/200,00 reais. E eu sou historiador e, consequentemente, pobre hahahahhaha

      Natanael Gama

      Parei para pensar aqui. Não necessariamente a corda enferruja rápido é ruim. Se você sempre passar um paninho e tocar com a mão limpa, elas não enferrujam. Aliás, muitas vezes, quando eu troco de encordoamento, elas estão, normalmente, mais opacas que enferrujadas propriamente ditas.

      Em síntese, isso não é só característica da corda. É do jeito e do tanto que você toca etc.

      fernandotieppo
      Membro Novato
      # 20/dez/17 23:18
      · votar


      JoséDaSilvaSauro

      Então, o problema é o gargalo da alfandega, é dar o registro de que chegou no Brasil, depois disso é uma semaninha porque eles mandam com um sistema mais rapido.

      As Regal que são ainda incomparáveis com questão de sonoridade estão 7.39 (se comprar mais de 5 sai mais barato), o frete é 5 dólares aqui pro Brasil, então bota que a ecomenda de 5 jogos da uns 40 dólares.

      Natanael Gama
      Veterano
      # 21/dez/17 20:03
      · votar


      JoséDaSilvaSauro

      Rapaz NIG costuma já vir enferrujada na caixa..

      JoséDaSilvaSauro
      Membro Novato
      # 22/dez/17 19:37
      · votar


      Natanael Gama

      Uai, então é problema do lote. Deve ser corda velha. Fui olhar em uma loja. Acha duas embalagens. Uma que tem a boca do violão (a nova, vem com uma numeração em cima, a tensão média é n 415) e uma colorida só escrito NIG na diagonal e e embalagem é colorida. Essa, me disseram, é de estoque muito antigo. Logo, é fácil vir enferrujada, já que é muito velha.

      Comprei um jogo só de curiosidade.

      fernandotieppo

      Quando tiver uma grana vou arriscar. Só não vou comprar a Regal :) acho elas muito tensas para mim. Me adapto melhor com encordoamento de tensão média. Mas, isso é uma questão muito pessoal.

      LeoSilva
      Membro Novato
      # 12/mar/18 21:53
      · votar


      Amigos, boa noite! Sempre sonhei em tocar violão, mas nunca tive muito tempo para me dedicar e aprender. Agora chegou o momento. Me desculpem a ignorância desta pergunta, mas gostaria de saber se é mais dificil aprender a tocar em violão com as 6 cordas de nylon...isso pq tenho aflição das cordas cobertas com aço. Sabe aquela aflição que muitos têm quando raspam a unha na lousa ou o garfo no prato? Pois é, é uma baita frescura, mas infelizmente eu tenho...rs! Violão com 6 cordas de nylon é específico para algum ritmo? Terei que ficar restrito à esse ritmo ou poderei tocar de tudo? Muito obrigado!

      fernandotieppo
      Membro Novato
      # 12/mar/18 22:38
      · votar


      LeoSilva

      Lamento em informar, mas isso não existe, em qualquer jogo de cordas as 3 cordas mais graves vão ser cobertas com algum metal, dependendo o encordoamento até a terceira corda (G) é coberta, isso se dá ao fato de que seria necessário muita massa para criar uma corda na espessura necessária pra alcançar as notas mais graves, o que causaria problemas de deformação com o passar do tempo.

      Existem jogos que possuem as 3 cordas mais graves polidas, geralmente são jogos utilizados pra gravação em estúdio, você pode tambem dar uma lixada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cordas de Nylon (Marcas e modelos)

      306.111 tópicos 7.902.741 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital