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Mensagem |
Johnny B. Goode Veterano |
# fev/15
Olá, pessoal ;)
Ontem nós ficamos sem internet aqui em casa e eu resolvi pegar o violão e tirar alguma coisa. Música vai música vem, minha sobrinha de 10 anos aparece e se interessa pelo que eu estou fazendo. Como tenho dois violões, emprestei um pra ela se familiarizar brincando. Em um certo momento ela me pediu que eu a ensinasse tocar alguma coisa, como não sou professor, fui pego de surpresa e não sabia bem o que fazer. Em todo caso, mostrei alguns acordes pra ela, expliquei como era pra colocar os dedos nas cordas e se posicionar, e também nomeei as partes do violão e o número das cordas e dedos. Depois disso comecei a ensinar aquele dedilhadinho de 'Come as you are' do Nirvana e acho que foi aqui que eu pequei, será que eu deveria ter feito isso?
Já procurei alguns métodos de ensino como o Suzuki entre outros mas como não sou experiente nessa área de ensinar (e nunca tive aulas particulares) gostaria de pedir algumas dicas dos foristas mais experientes. Não quero ser o responsável pelo fim da vida musical da minha sobrinha por causa de um começo ruim e colocá-la em uma escola de música não é possível porque a mãe dela trabalha então o único período pra ensiná-la é quando eu chego da faculdade.
Aqui ficam as minhas perguntas: Como ensinar crianças? Por onde partir? Amanhã é a nossa próxima aula e ela está muitíssimo animada rsrsrsrrsr
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entamoeba Membro Novato |
# fev/15 · Editado por: entamoeba
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Ensine músicas fáceis, só isso.
Não estará fazendo nenhum mal para ela! Ah, e crianças raramente estão afim de muita explicação teórica. A teoria deve ser buscada quando a necessidade aparecer.
Ter paciência, prestar atenção enquanto ela toca e elogiar o progresso (não em excesso) também ajuda bastante. Se você for uma boa companhia enquanto ela toca, ela desejará tocar. Se você for uma péssima companhia, é pouco provável que ela persistirá.
Lembre-se que tocar não se trata do cultivo de técnicas mas de paixão.
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Lelo Mig Membro
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# fev/15
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Johnny B. Goode
Concordo com o entamoeba. Não encha a cabeça da menina com papo sobre teoria.
Pegue uma música que ELA gosta, que ELA escolher (mesmo que seja uma merda prô teu gosto), e parta dos acordes básicos E, A, D...
Ensine ela colocar os dedinhos, uma batida "chá com pão"........e só! Deixa ela tocar e se divertir... pegar gosto!
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Ronaldo Amaral Membro Novato |
# mar/15 · Editado por: Ronaldo Amaral
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Johnny B. Goode
Massa !
Vou contar do jeito que eu faço , se tiverem mais idéias ficarei grato!
Pra começar eu passo só os baixos de uma musica infantil ... tipo la la la la mi mi la la ... aí eu canto e toco os acordes junto com ela . Dessa forma trabalho o pulso e noção rítmica. As vezes eu uso um chocalho também.
Aí eu passo a melodia em tablatura . Faço ela bem grande numa folha e destaco tudo com marca textos coloridos. Toco os baixos enquanto ela toca a melodia, e conecto as silabas com as notas da tablatura.
Por ultimo vem os acordes ( A E D ). Mas sempre tomo o cuidado de verificar a regulagem do violão e utilizar um capo se necessário, pois trata-se de um instrumento que exige muita força física.
Quando a criança resolve fazer aula mesmo deve adquirir um violão adequado ao seu tamanho e bem regulado, isso faz toda a diferença.
Tudo deve ser feito de forma lúdica , tipo "vamos brincar de papagaio, vc repete o que o professor toca" brincadeiras , palmas, chocalho , desenhos, boas músicas infantis etc
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kalleb borges Membro Novato |
# abr/15
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oi gente, essa mensagem e dedicada aqueles que querem ensinar crianças; primeiro vc deve ver se a criança vai se interessar pelo violão se ela se interessar vc vai começar a ensina os acordes maiores que são : C, D, E, F, G, A, B. peça para a criança aperfeiçoar esses acordes, depois vc vai ensinar os acordes menores que são : Cm, Dm, Em, Fm, Gm, Am, Bm. e depois os acordes sustenido (#) e os acordes bemol (b) e por ultimo se a criança quiser vc ensinar dedilhado. com esses acordes e o dedilhado, vc pode ensinar para a criança uma musica, e é melhor que ela escolha a musica, mesmo que vc não goste do gênero da musica. falow galera.
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Louco loucão Membro Novato |
# abr/15 · Editado por: Louco loucão
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eu ensino dando musicas com acordes com e sem pestana pra pegar o jeito ja de cara, pq se deixar pra depois o aluno ele meio que cria uma "barreira" contra pestana,, entao ja da um Bm e um F ..mas antes de tudo faço uma pratica de ritimos, se ele nao souber nada, ensino o baixo baixo cima cima , faria ele praticar 2 semanas so ritmo..depois daria 5 musicas musicas faceis curtas de 2 e 3 acordes pra ele praticar durante 1mes. ai conforme ele for evoluindo eu avançaria, pq não adianta avancar se eel nao pegou o jeito quando é basico ainda...no meu jeito o aluno aprenderia o basicão em 6 meses...ai depois partiria para dedilhados e riffs..
e NADA DE TEORIA..TEM QUE SER 100% PRATICA!!! o importante é tocar e não saber pq existe essa escala, pq existe isso, o que é aquilo...isso vc vai respondendo conforme vai gerando questionamentos..é assim que se aprende.
e o detalhe mais importante de preferencia de um violão pequeno pra crianca.
sou professor meio locao mais uso o bom senso
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rcorts Veterano |
# abr/15
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Eu já cheguei à conclusão de que não sou um bom professor para crianças, então já coloquei como meu público alvo crianças pelo menos acima de 10 anos.
Tem crianças de 10 anos que fazem 1 2 3 4 de coordenação motora na maior facilidade. Outras encaram como um grande desafio. Para as primeiras eu inicio logo com 1 2 3 4 e vou dando dicas sobre postura do polegar da mão esquerda, como colocar o violão no colo, evitar tensionar os braços, posicionar o dedo perto do traste (mas não sobre ele, nem muito antes dele). Dou dicas também de mão direita para irem substituindo aos poucos o tocar com o polegar pelo uso de pelo menos o dedo indicador (e na sequência alternando indicador e médio). Falo também sobre uso de força, que não é preciso encostar a corda na madeira da escala, que basta o contato firme com o traste. Procuro dar dicas também para relaxamento da mão direita, pois muitos batem nas cordas com os dedos bem duros.
E no geral na primeira aula além de passar tudo isso que disse acima deixo umas progressões simples como Em A7 ou A E7 e ritmos também simples como country, toada, valsa etc... (depende do que desperta o interesse do aluno).
Para alguns alunos eu passo a melodia do parabéns na mizinha e em outras cordas. Para outros passo a melodia do tema dos Simpsons. Para outros passo a melodia de Peixe Vivo, Hino Nacional entre vários temas conhecidos. Para aqueles mais fãs de rock procuro temas mais simples do rock.
Enfim, varia de cada aluno em qual aula eu vou passar um ou outro destes conteúdos, e se vão ser juntos numa mesma aula ou em aulas distintas. Acredito que como professor é preciso sacar a "vibe" de cada aluno e conseguir encaixar conteúdos com o que será de mais fácil assimilação para o aluno. Por isso não pego alunos com menos de 10 anos de idade. Deixo para os que sabem ou tem mais facilidade e paciência em lidar com o lúdico.
Só acho extremamente importante em qualquer idade dar bastante atenção a dicas posturais, redução de esforço e consciência corporal de forma geral, pois ensino de violão ou guitarra não se resume a apenas teoria e técnica.
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ramontessmann Membro Novato |
# mar/18
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Fala pessoal,
Permitam-me cooperar com o assunto, colando uma parte de um artigo do Aprenda Piano: Como uma criança pode aprender música
Se fosse para elencar a dica mais importante deste guia seria essa: seja alguém presente durante a jornada.
É de suma importância que os pais, avós ou adultos responsáveis se façam presente e acompanhando de perto todo o processo de aprendizado. Falo por experiência própria que a maior alegria da criança não é ela ter aprendido algo novo, mas poder mostrar o que aprendeu para as pessoas que ela ama.
O que mais acontece é a criança aprender um exercício ou uma simples música e querer sair correndo para contar para todo mundo. Portanto, seja atencioso. Não seja egoísta. Sacrifique o seu tempo para investir no seu filho ou filha.
Eu sempre recomendo que os pais assistam algumas aulas com a criança, que façam de conta que estão aprendendo juntos. É importante haver motivação, empolgação e aquela cara de surpresa quando a criança mostrar algo novo que aprendeu.
Quando lançamos o Piano Kids deixei claro que a nossa missão não era apenas ensinar música para as crianças. Mais importante do que isso é proporcionar lindas experiências em família. E é claro, de tabela, vem o aprendizado musical. Aprender música realmente pode transformar a vida de uma criança e de toda a sua família. É uma experiência maravilhosa. Mas nada disso será possível se não houver acompanhamento de perto. Portanto, a atenção é a palavra-chave. Faça o possível e o impossível para trilhar a jornada junto com o seu filho.
Fica a dica aí e se quiserem ler o artigo todo: https://aprendapiano.com/crianca-aprender-piano-teclado-musica/
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