Violão Strinberg AP 200c - Caiu e descolou o tróculo - Qual a cola recomendada?

    Autor Mensagem
    Hiago96
    Membro Novato
    # jan/15


    Strinberg ap 200c
    Meu Tio deixou esse guerreiro aqui recentemente, e estou afim de ajeita-lo. Ele já levou na assistência, mais disseram que não tem conserto.

    Vamos para os detalhes.

    Eu não sei como foi essa queda, mais ela descolou o tróculo do corpo(que é de fibra eu acho).
    Descolou
    Descolou2
    Descolou3

    Reparem nessa foto que a descolagem arrancou ate uma fina camada do corpo do violão.
    Descolou, madeira dentro

    Queria a ajuda de vocês, para saber qual cola usar nessas situações.
    Descolado
    Qual cola?

    Ainda tem um pedaço de madeira no centro do braço, entre o corpo de fibra.
    Madeira
    Esquema madeira

    Já fiz até o esquema que vou usar depois de colar, e deixar ele secando dias, se for necessário.
    Esquema secagem- Pressão

    Por ultimo..
    Detalhes Troculo descolado

    Tirando a conclusão que o tróculo já arrancou uma pequena camada do corpo de fibra, então a diferença entre matérias é de Fibra x Fibra(tirando aquele "pedaço" de madeira no meio), ai pergunto a vocês, qual melhor cola? Uma que seja boa. Irei usar uma seringa para aplicar nos locais, e deixarei secando com o esquema de pressão no local.

    Se alguém me ajudar ficarei grato..
    Sou Novo aqui, meu primeiro post.

    Quem não conseguir acessar as fotos, tentem aqui:
    Todas as fotos

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Hiago96
    Muito bem detalhado heim, legal, se todos que tivessem problemas fizessem assim a coisa seria muito mais tranquila, legal...

    Uma cola boa usada por Luthiers mas para uso Madeira / Madeira é a Titebond
    http://www.titebond.com/index.aspx

    O problema é estas partes de fibra aí, que na minha cabeça imagino precisarem de outro adesivo

    Interessante seu esquema de fixacão... mas está me dando medo isso aí, não seria o caso de levar para outro Luthier para segunda opinião? para só depois de ter certeza que não tem conserto ( eu imagino que tenha) tentar sua gambiarra aí

    Hiago96
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Edson Caetano
    sim Edson, a cola ideal seria uma pra plastico ou fibra.

    Uma cola boa usada por Luthiers mas para uso Madeira / Madeira é a Titebond
    Eu colocaria um pouquinho de cola madeira naquela parte, só pra garantir.

    não seria o caso de levar para outro Luthier para segunda opinião?
    Meu tio já levou pra ajeitar, agora em um luthier acho que não. Mais eu acho que ele não vai querer gastar dinheiro pra ajeitar não, vou fazer minha gambiarra mesmo :)

    Só preciso saber qual a cola certa.

    kiki
    Moderador
    # jan/15
    · votar


    Edson Caetano
    Hiago96
    caramba, bem explicadinho mesmo, ótimos desenhos!

    Uma cola boa usada por Luthiers mas para uso Madeira / Madeira é a Titebond
    Eu colocaria um pouquinho de cola madeira naquela parte, só pra garantir.

    até onde eu sei a titebond substitui cola de madeira comum sem problemas. alguns luthiers ate preferem.
    eu nao sei no caso da fibra (sim, esse corpo parece ser de fibra), pesquise se a titebond cola (eu acredito que sim).

    Reparem nessa foto que a descolagem arrancou ate uma fina camada do corpo do violão.
    Descolou, madeira dentro

    deve ser o contrario, o tradicional é o braço ter um pedaço que entra no corpo.
    veja essas imagens:
    http://ultimate-guitar-building.com/wp-content/uploads/dovetailjoint.j pg
    http://i.ytimg.com/vi/yzlZvDyKnPI/0.jpg

    acho que seu esquema de seringa e pressão pode funcionar.
    garanta que a cola chegue na parte interna do tróculo, naquela peça de madeira que voce está vendo. esse é o ponto crucial da junta.
    tome cuidado pra nao pressionar demais (por muito peso), só o suficiente para fechar a fenda e dar uma leve "chorada" na cola (a pressão tem que expelir um pouco da cola). limpe o excesso de cola com um pano umido nessa hora e deixe secar.

    Hiago96
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    até onde eu sei a titebond substitui cola de madeira comum sem problemas. alguns luthiers ate preferem.
    eu nao sei no caso da fibra (sim, esse corpo parece ser de fibra), pesquise se a titebond cola (eu acredito que sim).

    Sim.. eu vou procurar essa cola, ela me parece mais ideal para esse caso.
    Tenho um amigo ali madeireiro, talvez ele possa ter essa cola, se não, vou comprar mesmo.

    deve ser o contrario, o tradicional é o braço ter um pedaço que entra no corpo.
    Eu não consegui estudar bem ela, mais acho que o dela é diferente.
    Eu queria saber que madeira é essa que tem no braço e na cabeça dela, é bem leve.

    acho que seu esquema de seringa e pressão pode funcionar.
    garanta que a cola chegue na parte interna do tróculo, naquela peça de madeira que voce está vendo. esse é o ponto crucial da junta.

    Sim.. eu vou aplicar bastante cola no local pra ele se espalhar bem e chegar no ponto mais fundo daquela base de madeira.

    tome cuidado pra nao pressionar demais (por muito peso), só o suficiente para fechar a fenda e dar uma leve "chorada" na cola (a pressão tem que expelir um pouco da cola). limpe o excesso de cola com um pano umido nessa hora e deixe secar.
    Sim.. vou verificar isso antes de começar, e usar só o peso necessário para a pressão.

    kiki
    Vou começar agora o esquema de colagem, já sei quais os itens que vou usar. Obrigado

    Também queria saber onde encontro essa cola(que não seja pela internet), Casas de construção, Casas de madeireira, etc.

    Depois que eu começar os preparativos para a colagem, vou postar fotos passo a passo, pra se talvez funcionar, servir de ajuda para outros.

    Obrigado a todos!!

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Hiago96
    A cola pela internet é bico de achar, nas lojas físicas quase missão impossível kkk, é um artigo importado que apenas poucos locais têm, custa uns 30 reais o tubo pequeno

    Aqui na Baixada Santista nunca vi... Em SP capital na Teodoro deve achar

    E a cola comum é mais fraca, cuidado com a economia

    Hiago96
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    A cola pela internet é bico de achar, nas lojas físicas quase missão impossível kkk, é um artigo importado que apenas poucos locais têm, custa uns 30 reais o tubo pequeno

    Aqui na Baixada Santista nunca vi... Em SP capital na Teodoro deve achar


    Vou tentar procurar aqui, se não achar compro na net mesmo..

    E a cola comum é mais fraca, cuidado com a economia
    Exatamente isso que tava preocupado, quero uma cola boa, essa tidebong que tu me indicou.. pesquisei na internet, elá e boa mesmo.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/15 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Uma cola epóxi não serviria pra esses casos?

    Tipo essa:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-613024388-super-cola-tudo-epoxi -tipo-adesivo-alta-durabilidade-02-kg-_JM

    ou essa:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-609861263-super-cola-tudo-epoxi -tipo-adesivo-alta-durabilidade-200-g-_JM

    Hiago96
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    LeandroP
    Obrigado

    Uma cola epóxi não serviria pra esses casos?
    Essa cola seria boa pra colocar nas partes de fibra, e a tidebonde na parte de madeira.

    Edson Caetano
    Ficaria melhor assim?

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Hiago96
    Vou perguntar para o Professor sua questão, encomendei hoje duas colas a Pur 501 e a Tite Bond PU, (50 conto cada tubo kkk), mas teoricamente elas colam de tudo, madeira, fibra, e o que mais tiver na cabeça

    Mas vamos aguardar ele se pronunciar aqui, já enviei o link

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Hiago96
    Edson Caetano
    Esse problema é complexo pois vc precisará de uma cola específica para MATERIAIS DISTINTOS (como a Ganer).
    Titebond é cola de madeira, e, nesse caso a de epóxi seria mais adequada.
    Esse tipo de violão é complicado em função da própria composição de materiais da qual ele é construído.
    Os antigos Ovations, que "inauguraram" esse tipo de construção eram mui bem construídos e colados (não sei que tipo de cola usada..)
    Abç

    LeandroP
    Moderador
    # jan/15 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Hiago96
    Uma cola epóxi não serviria pra esses casos?
    Essa cola seria boa pra colocar nas partes de fibra, e a tidebonde na parte de madeira.


    A cola epóxi serve pra colar fibra e também madeira, além de colar muito bem fibra com madeira.

    Procure também por resina acrílica. Existem várias opções de colas disponíveis no Brasil. Não precisa ir na marca preferida de um luthier que tem o privilégio de importar certos produtos. Leia com atenção o que diz os fabricantes nacionais. Se der bobeira até a cola "Araldite 10 minutos" pode lhe servir. E esta cola é muito fácil de encontrar.

    Hiago96
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Vou perguntar para o Professor sua questão, encomendei hoje duas colas a Pur 501 e a Tite Bond PU, (50 conto cada tubo kkk), mas teoricamente elas colam de tudo, madeira, fibra, e o que mais tiver na cabeça

    Mas vamos aguardar ele se pronunciar aqui, já enviei o link


    Ok.

    Esse problema é complexo pois vc precisará de uma cola específica para MATERIAIS DISTINTOS (como a Ganer).
    Titebond é cola de madeira, e, nesse caso a de epóxi seria mais adequada.
    Esse tipo de violão é complicado em função da própria composição de materiais da qual ele é construído.
    Os antigos Ovations, que "inauguraram" esse tipo de construção eram mui bem construídos e colados (não sei que tipo de cola usada..)


    Eu to bem confuso agora, não sei mais que cola escolher..

    A cola epóxi serve pra colar fibra e também madeira, além de colar muito bem fibra com madeira.

    Procure também por resina acrílica. Existem várias opções de colas disponíveis no Brasil. Não precisa ir na marca preferida de um luthier que tem o privilégio de importar certos produtos. Leia com atenção o que diz os fabricantes nacionais. Se der bobeira até a cola "Araldite 10 minutos" pode lhe servir. E esta cola é muito fácil de encontrar.


    Vou procurar essa cola, mais antes vou esperar a opinião do professor ali do Edson Caetano, pra ter certeza.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Hiago96
    Já te respondi cara...
    Abç

    Hiago96
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Mauricio Luis Bertola
    Já te respondi cara...
    Abç

    Sim.. Obrigado pelas dicas.
    Abç

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Hiago96
    para ficar claro, meu professor aqui no cifra é o Bertola ...

    Cara vamos facilitar a sua vida, vá na loja de materiais de construção próxima de casa e compre a cola epóxi mais poderosa que estiver disponível, e manda ver

    O instrumento já está perdido e vocês não querem levar em um luthier, e não quer comprar estas colas mais específicas pela internet, não tem muito para onde correr...

    Hiago96
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Edson Caetano
    Cara vamos facilitar a sua vida, vá na loja de materiais de construção próxima de casa e compre a cola epóxi mais poderosa que estiver disponível, e manda ver

    O instrumento já está perdido e vocês não querem levar em um luthier, e não quer comprar estas colas mais específicas pela internet, não tem muito para onde correr...


    Sim.. como eu falei, não vai dar pra levar em luthier. Vou procurar uma cola epoxi boa aqui, se eu achar a titebode também compra, e aplicar nele pra ver se aguenta.

    Quando estiver pronto, posto aqui o resultado final.

    Obrigado a todos!!

    Hiago96
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Já esta quase tudo pronto, só falta as seringas.
    Cola
    Comprei uma Araldite Professional, e peguei emprestado um pouco de cola madeira ali.
    Como disse só falta as seringas, que vou já comprar ali.

    Hiago96
    Membro Novato
    # jan/15 · Editado por: Hiago96
    · votar


    :)

    Hiago96
    Membro Novato
    # jan/15 · Editado por: Hiago96
    · votar


    Pronto já comprei as seringas, depois que eu almoçar vou começar o processo de colagem e depois deixar em secagem, mostrando passo a passo
    Seringas

    Johnny B. Goode
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Araldite 24 dá até pra colar cimento com madeira, pode acreditar que vai dar certo.
    Esperando as imagens com o resultado.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/15
    · votar


    Hiago96

    E essa cola que você comprou seca em 90 minutos ou em 1 hora e meia?

    Hiago96
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    LeandroP

    Depois de misturado o componente A + B, tem 60min pra usar ela, o tempo de secagem total é de 24 horas.

    Hiago96
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Funcionou mesmo pessoal!!

    Colou de verdade, recomendo essa cola pra quem for fazer isso.

    colado
    colado2

    Já faz mais de uma semana que esta com as cordas e não descolou. Ta bem firme.

    Só falta colocar aquela corda ali que quebrou, mais esta tudo ok!!

    Hiago96
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Ta ai um vídeo pra vocês verem.


    Hiago96
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Depois que eu colocar a corda que falta, vou posta outro vídeo tocando um trecho de uma musica.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão Strinberg AP 200c - Caiu e descolou o tróculo - Qual a cola recomendada?