Descolamento do tróculo

    Autor Mensagem
    raulpmicena
    Veterano
    # dez/10


    Olá, esta é minha primeira participação no fórum.

    Tenho um violão Tagima Dallas, cordas de aço, que, após um ano de uso, começou a apresentar um descolamento na junção do tróculo com a madeira do braço.

    Gostaria, em primeiro lugar, de saber o que poderia ter causado tal descolamento (problema na colagem, tensor desregulado, cordas inadequadas, etc).

    E também, gostaria de saber se o conserto, por parte do Luthier será algo muito invasivo, como ter de retirar totalmente o braço (já que a ostensividade do conserto será proporcional ao preço do serviço).

    grato desde já


    abraços

    kiki
    Moderador
    # dez/10
    · votar


    ostensividade
    que raios é isso????

    Gostaria, em primeiro lugar, de saber o que poderia ter causado tal descolamento (problema na colagem, tensor desregulado, cordas inadequadas, etc).
    é um problema até recorrente, ja vi varios casos...

    já aconteceu comigo, ou com violões bem velhos, ou que sofreram muito (batidas, queda, etc.)
    não parece ser o caso...

    E também, gostaria de saber se o conserto, por parte do Luthier será algo muito invasivo, como ter de retirar totalmente o braço (já que a ostensividade do conserto será proporcional ao preço do serviço).
    descolar o braço não é tão invasivo, talvez seja necessário.
    invasivo mesmo é por um parafuso, que foi o que um luthier meia boca fez num violao meu (que antes disso foi re-colado umas 3 vezes, por mim mesmo).
    o pior é que ficou torto, e aí não dá mais pra desfazer.

    recomendo procurar um luthier, conversar bastante com ele sobre o serviço. se ele não passar confiança, não faça.
    ele pode salvar seu isntrumento, como pode acabar com ele.

    e nessa hora vale mais pagar um pouco mais se for pra ficar bom o serviço.

    raulpmicena
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: raulpmicena
    · votar


    Obrigado pela resposta!

    Ostensividade, neste caso, quer dizer uma 'operação' invasiva, é o luthier ter de fuçar 'a fundo' no isntrumento, retirar partes, etc.

    Gosto do violão e vou fazer questão de um bom serviço, mas também não estou disposto a gastar horrores por isto.
    Um serviço honesto, por um preço honesto.


    abraços]

    MMJr
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Sem ver fica dificil de falar alguma coisa...

    Tem que se fazer alguns testes para ver se o braco esta se movendo ou nao...As vezes pode ser um trincado apenas no verniz...ou - o pior - o braco sofreu um deslocamento...

    Se voce nao notou mudanca no timbre e/ou na altura das cordas provavelmente trincou apenas o verniz....

    Valeu.. e boa sorte...

    Gus dz
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Eu ACHO que para fazer algo decente como tirar o braço e recolocar ele, com um luthier bom, vai valer a pena comprar outro dallas.

    raulpmicena
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    O braço não está se movendo. Forçar um pouco o braço faz a trinca se abrir não mais que 1 milímetro. As cordas parecem que subiram um pouco.

    Vi um conserto parecido (mas não é na mesma madeira, a minha foi no tróculo com o braço, e não no tróculo com o corpo): http://htguitars.blogspot.com/2010/04/colagem-de-troculo.html

    Não tenho grana atualmente para outro violão. Vou conversar com um luthier, caso seja muito caro, vou mandar em um cara que, apesar de não ser luthier propriamente dito, é quem conserta os instrumentos de boa parte da cidade e só falaram bem do serviço, entao...


    abraços]

    kiki
    Moderador
    # dez/10
    · votar


    raulpmicena
    conserto deve ter sim, devem fazer algo parecido com isso aí que voce postou... o negócio é consultar os luthieres mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Descolamento do tróculo