Reforma de violão - Mais um que resolveu fazer gambiarra

    Autor Mensagem
    Buja
    Veterano
    # jan/15


    Ja tem tópico sobre isso? Sim, milhões.
    Mas calma Sr. Moderador. Esse é um pouquinho diferente.

    Nesse topico eu não vim aqui perguntar se reformar violão tonante, jennifer ou del vecchio de 1879 vale a pena nao.
    Tambem nao vim falar que tenho um pedaço de pau com 3 cordas de nylon e que quero transformar num cigarbox. Tambem nao.

    ---------------------------------------------------------------------- ------------------------------
    O negócio é o seguinte:

    Se quiser pode pular isso aqui, nao te acrescenta muita coisa.
    O resumo do abaixo é:
    Estou com um violao velho ganhado pra brincar de luthier.
    ---------------------------------------------------------------------- ------------------------------

    Inicio da prosa fiada.

    Um amigo meu tinha um violão Giannini nao sei das quantas, nao sei que ano, bem antigo, de nylon, e a empregada dele deixou cair do alto de algum lugar alto e quebrou o headstock.

    Ele mandou pra algum luthier que na epoca usou os recursos que tinha, colou o headstock usando uns pedaços de madeira escura, fez um acabamento mais ou menos, e o head ficou colado.

    Pelo segunda vez, deixou o violao cair, do mesmo lugar, pela mesma pessoa, quebrou o head de novo, dessa vez mais sério, e o tampo do violão também, na lateral onde fica o binding, que alias, é um filete de madeira que lembra bambú de pipa.

    Ele encostou esse (pedaço de) violão num canto, e ficou na esperança de um dia consertar.

    Fui franco com ele, que nao valeria a pena, a nao ser por valor sentimental mesmo, ja que violoes eletricos com boa tocabilidade ja se compra por 400 e poucos merreis, e o dele nao ficaria por menos disso e ficaria mais simples, feio, duro e enfim...voces ja estão cansados de saber.

    Ele mudou esses dias pra outro estado e durante a mudanca dele (que eu estava ajudando a empacotar), ele, como sabe que eu sou futucador curioso metido a luthier, me deu o violao pra eu fazer alguma mágica.

    Fim da prosa fiada
    ---------------------------------------------------------------------- ------------------------------


    Agora o que interessa:

    Minha esposa gostou da coisa como peça de decoração, e pelo trabalho que vai dar, decidi que vou reforma-lo so até o ponto de colocar cordas e sair som.
    Nao interessa a altura das cordas, o timbre, ou a afinacao.
    Claro, vou buscar perfeição dentro das minhas limitações.

    Vou nesse tópico postar as fotos e o gasto envolvido, os materiais e o tempo envolvido em cada processo.

    Se vai dar certo, nao sei, se vai ficar bom ou ruim, vale a experiencia e a extinção do ócio.

    Dicas, sugestões, reclamações e até desanimações, fiquem a vontade.

    Quero mesmo é que o fórum movimente um pouquinho mais, porque anda paraaado... =(

    Próximo post posto o que eu já fiz.

    Até logo povo!

    Mentzer
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Vou esperar para acompanhar brother.
    Só acho que tem que demitir a empregada. Derrubar o violão duas vezes é osso hein. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Buja
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Mentzer
    Só acho que tem que demitir a empregada. Derrubar o violão duas vezes é osso hein.

    Hehe, é verdade. Ainda bem que não foi eu que contratei, deve dar um dor no coração.
    O dia que meu teclado caiu de lado no chão, quebrou a carcaça, deu a maior tristeza. Tive que vender a preço de banana, (100 conto), e desanimei geral.

    Mas esse violaozinho terá uma segunda chance!

    RafaelBernatto
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Marcando pra acompanhar.
    (É meio triste ver um instrumento virar lenha... apoio demais!)

    Tenho um Michael aqui, naturalmente nylon, que pedi pra afinarem o braço, trocar os trastes, pôr nut de osso e uso cordas de aço nele (eu sei que não pode, mas ele é meu e faço o que quiser kkkk) Cortei uns pedaços de um cabide de ferro, que posteriormente foi substituído por pedaços de uma peça de uma bandeja de som, pra colocar no lugar do rastilho.. (Pra poder afinar as oitavas corretamente e dar um som metálico que gosto) (Gambiarrinha) rsrs. E ele dá um som muito bom!
    Testei umas técnicas autodidatas de relicagem (ahueuaheh) "lógico"...
    (Comprei um cordal e umas tarrachas novas mas acho que algum funcionário dos correios estava precisando mais do que eu... kkk, ainda não chegaram)

    Uma hora eu posto fotos.

    Abraço.

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Mentzer

    Não sem antes descontar o preju!

    Buja
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    RafaelBernatto
    Opa, merece tópico hein. Tu ja fez bem mais que eu, quero ver o resultado.

    Ismah
    Não sem antes descontar o preju!
    Ihhh acho que nem compensava mano. A senhorinha deve ter chorado tanto o desastre que o camarada ficou até com dó e deixou pra lá, fazer o que ne rsrs.

    Quantas vezes que a mãe da gente já quis ajudar a limpar o pedalboard e mudou os controles todos. Ja quis limpar o teclado do pc e apertou os botoes tudo, já quis limpar o violão com pano molhado, ihhh, o que é um headstock a mais ou a menos num giannini mil novecentos e vovô adolescente kkkkkk.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: RafaelBernatto
    · votar


    Buja
    Vou esperar um pouco pra ver se chegam as peças que faltam... Daí talvez eu abra um tópico.. Ou posto aqui mesmo..

    Esqueci do captador.. (pus uma versão chinesa do LRBaggs)(piezo+mic) ... xD

    Nesse tópico gravei o violão em linha... Dá pra ter uma ideia..

    Buja
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    RafaelBernatto
    Esqueci do captador.. (pus uma versão chinesa do LRBaggs)(piezo+mic) ... xD

    Gostei hein

    RafaelBernatto
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: RafaelBernatto
    · votar


    Buja

    kkkk
    Esse aqui.. Só não fiz um review porque quero testar ele "ao vivo".. No meu quarto ele dá uma microfonia boa.. Daí não sei.. Mas ainda assim é um ótimo CxB..

    Edit: Engraçado que tem uns anúncios de R$ 300,00~500,00. Mas esse é o mais barato e recomendo pois comprei e chegou numa boa.. Sem taxas. xD

    xavy
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Buja
    Detalhe: por ser peça de decoração o valor será infinitas vezes maior do que um modesto instrumento de longas datas. Artigos horrorosos, mas decorativos, são mais caros que muitos móveis modernos, então pode deixar do jeito que ficar e pregar na parede kkk

    Esperando para ver fotos do projeto!!! Boa sorte

    strinbergshredder
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Buja
    hahaha, dessa eu ainda não sabia velhão!

    Acompanhando aqui também!

    Buja
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Atualização 1 - Headstock colado

    Então povo:

    Peguei o violão no dia 27/12/2014.
    Tive tempo para mexer alguma coisa nele no dia 04/01/2015.

    Como já sabem, decidi gastar o mínimo de dinheiro nele, fazendo as gambiarras mais sensatas nele, de modo a nao avacalhar mais do que já estava.

    Portanto, o primeiro desafio era: colar o headstock de volta.

    --------------------------------------------------------------------------------------------
    Material usado:
    * 2 tubinhos de cola tipo super-bond (O.o meodeos)
    * 2 parafusos com uma porca/arruela cada
    * 2 toquinhos de madeira
    * 1 chave de boca

    ---------------------------------------------------------------------- ----------------------
    Investimento:
    * 2 tubinhos de cola: R$ 4,00
    * 2 parafusos com porca e arruela: R$ 1,00
    * 2 toquinhos de madeira: Gratis
    * 1 chave de boca: Ja tinha
    TOTAL: R$ 5,00


    ---------------------------------------------------------------------- ----------------------

    Processo:

    O mais simples de todos.
    Coloquei os 2 toquinhos um sobre o outro.
    Furei os 2 toquinhos com uma broca próxima espessura do parafuso.
    Passei 1 tubo de cola em todos os lugares onde o headstock estava quebrado.
    O outro tubo passei nas regiões do braco onde o head deveria ficar encaixado.
    Encaixei o headstock, com pressão moderada, e fui ajustando de forma que ficasse bem encaixado do jeito que estava.
    Coloquei um toco de madeira na parte da frente do head e outro na parte de tras e os fixei com os parafusos
    Por burrice acabei nao tirando foto desse processo, mas a foto abaixo descreve praticamente o que fiz (a unica diferença é que nao usei essa morça para prender as madeiras, e sim, o parafuso de cada extremidade do toco):

    http://www.chicagofretworks.com/wp-content/uploads/2010/01/001-300x224 .jpg

    Deixei o esquema secando até 06/01/2015 (2 dias).

    Conferi a fixação.

    Posso dizer que ficou bem colado, firme, fiz até uma força razoavel tentando quebrar novamente, e aguentou sem nem um estalo.
    So que nao tenho certeza se aguenta a pressão de 6 cordas de nylon afinadas nele. Nem sei se esse esquema de cola vai deixar esse violão afinado.
    Isso dai meu amigo, vai ter que ser na raça rsrs!

    ---------------------------------------------------------------------- ------------------------
    Resultado final:

    Aqui é o violão de corpo inteiro.

    https://farm9.staticflickr.com/8592/16042507330_8b537ce27a_o.jpg

    Agora algumas fotos do estrago e como o head ficou colado.

    https://farm9.staticflickr.com/8628/16229070672_7678239f85_o.jpg
    https://farm8.staticflickr.com/7564/16229070262_afda0559d7_o.jpg
    https://farm9.staticflickr.com/8618/15610027283_30b888c835_o.jpg
    https://farm9.staticflickr.com/8627/16042370438_95370fe2f4_o.jpg
    https://farm9.staticflickr.com/8584/16042370148_aa327d0de8_o.jpg
    https://farm8.staticflickr.com/7581/16229872065_f6ba50e352_o.jpg
    https://farm8.staticflickr.com/7505/16042367028_74c138bdc5_o.jpg
    https://farm9.staticflickr.com/8619/16228005811_ca0ceb1592_o.jpg

    ---------------------------------------------------------------------- -----------------------

    Pra finalizar, estou pensando no proximo passo.
    Acho que preciso colar esse headstock um pouco melhor na parte de tras, de arrumar alguns pedaços de madeira para deixar as tarrachas mais bem seguras.

    Tambem claro, precisa de um acabamento isso dai.
    Penso em arranjar farelo de madeira e misturar com cola madeira, e ir preenchendo estas falhas. Depois lixar com lixa bem fininha.
    Nao sei se da certo, mas é uma ideia.

    Bom, vamos la, final de semana se calhar um tempo eu continuo e posto pra voces.

    Abraços!

    Buja
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    xavy
    Artigos horrorosos, mas decorativos, são mais caros que muitos móveis modernos, então pode deixar do jeito que ficar e pregar na parede kkk

    Ah isso é verdade mesmo. Vejo em lojas caras aqui da capital, uns pedaços de cerâmica velho que eles chamam de decoração e vale uma nota.

    Dúvido muito que pelo meu amadorismo em luthieria e pelo estado do violão, ele fique tocável. Acho que nem segurar afinação vai rsrs. Qualquer coisa é lucro.

    Mas minha esposa ta querendo fazer umas decorações nele, então, to fazendo mesmo até pra animar ela, e claro, o anterior dono dele tambem quer ver o que será do violãozinho velho kkkk.

    strinbergshredder
    hahaha, dessa eu ainda não sabia velhão!

    Pois é...a gente não para ne.
    Eta hobby maldito é esse de gostar de instrumento!

    Acompanhando aqui também!
    +1 hehe

    f14gomes
    Membro
    # jan/15
    · votar


    No head do meu violão foi usado cola de madeira e segurou legal.
    Agora quanto ao acabamento eu não liguei pra isso não.
    Mas, como me parece, que você gosta de gambiarras, rsrs. veja aqui.
    Existem produtos próprios para isso mas como você não quer gastar...
    boa sorte!!

    Buja
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    f14gomes
    Mas, como me parece, que você gosta de gambiarras, rsrs. veja aqui.

    Curti cara, valeu mesmo pela sugestão. Talvez seja melhor que a gambiarra de usar pó de madeira com cola madeira. O resultado parece que ficou bom.

    Existem produtos próprios para isso mas como você não quer gastar..

    Nao que eu goste muito de gambiarras, rs.
    Gosto de "gambiarra bem feita", se é que existe esse termo.
    O negocio é que se eu gastar 100 reais nesse violão, eu gastei demais. Nao vale a pena. Por isso, a ideia de fazer todo o possivel, gastando o minimo possivel. O resultado que sair, é lucro!

    Valeu mano.

    strinbergshredder
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Buja
    Haha, isso aí velhão!!

    Aquele abraço!

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Buja
    Ihhh acho que nem compensava mano. A senhorinha deve ter chorado tanto o desastre que o camarada ficou até com dó e deixou pra lá, fazer o que ne rsrs.

    Amigos? Amigos, mas negócios a parte.

    Quantas vezes que a mãe da gente já quis ajudar a limpar o pedalboard e mudou os controles todos. Ja quis limpar o teclado do pc e apertou os botoes tudo, já quis limpar o violão com pano molhado, ihhh, o que é um headstock a mais ou a menos num giannini mil novecentos e vovô adolescente kkkkkk.


    Minha mãe engaveta exatamente tudo, que encontra, mas depois que vendi pro ferro velho um jogo de panelas ela entendeu que no meu "home estúdio oficina", quem manda e meche sou eu. kkk

    O pedalboard eu garanti já colocando num case, aí ninguém toca.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reforma de violão - Mais um que resolveu fazer gambiarra