Microfonação de violão

    Autor Mensagem
    Henry014
    Veterano
    # nov/14


    Galera não tenho um SM57, muito menos um condensador, mas tenho dois microfones, um Samson Q7 (supercardioide) e um SM58 (cardioide). Qual seria mais adequado para microfonar meu violão?

    E seria melhor "apontar" o microfone para ponte, para a 12º casa, ou para outra região? Lembrando que é um violão folk, aço...

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Henry014
    Uma coisa na música que você logo vai saber, EXPERIMENTE, não existem regras definidas, faça diversos takes e veja qual está soando melhor para você

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Na música se vc acha que está certo, vc está errado.

    Henry014
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Bacana, vou testar de todas as formas possíveis, logo logo deixarei aqui minha opinião sobre o assunto.

    papillon
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Henry014

    amigo como falaram ai, vc tem q experimentar.
    recomendo que use os 2 ao inves de usar um ou outro assim vc terá mais opções na mixagem,

    posições que vc pode testar:
    Mirando para a 12ª casa
    mirando para a 7ª casa
    mirando para o cavalete
    e tem uma posição que gosto muito que eh na parte de trás do violão, ao lado da sua cintura bem proximo (10cm no máximo) a madeira, eh o que chamamos de efeito proximidade, ele pegara mt bem os graves do violão.
    dps eh so saber mixar! ;D
    espero ter ajudado.

    Henry014
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    papillon

    Vou fazer isso, o problema é que minha interface só tem um canal. Mas vou experimentar essas técnicas que você indicou. Valeu pela ajuda, parceiro!

    Slash_1989
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    papillon
    recomendo que use os 2 ao inves de usar um ou outro assim vc terá mais opções na mixagem

    Não recomendo não! O cara precisa aprender a tirar som de 1 microfone só antes de colocar um segundo. Sem contar eventuais problemas de fase, etc...

    Henry014
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: Henry014
    · votar


    Slash_1989

    Eu estou começando agora nesse ramo de gravações, e não tenho um ouvido tão refinado como provavelmente é o seu. Mas fico com um pé atrás em usar o Samson. Reconheco que o Q7, pelo o que pesquisei, é mais indicado para instrumentos. Mas acho que deve se levar em conta a ENORME diferença de preço entre os dois, algo que certamente influi na qualidade.

    Enfim, qual seria mais indicado para microfonação? Lembrando que não tenho um ouvido tão experiente, e provavelmente teria impressões falsas do som...

    Flipe J.
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Não tenho nenhum dos dois mas olhando técnicamente.
    SM58
    Resposta de Freqüência: 50 Hz a 15 kHz
    Q7
    Resposta de Freqüência: 80Hz-12kHz

    Nesse aspecto o Sm58 ganha, mas existem outros pontos a serem observados.

    Mas na boa, esse tópico se torna desnecessário pq voce fez o mais dificil: adquiriu os 2

    Então testa os dois com calma em 3 ou mais posições diferentes (depende da sua paciencia) Vlw.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Henry014

    O mic vai influenciar muito menos que a posição dele... 10cm fazem toda a diferença...

    Henry014
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Ismah

    Em que a distância influi? Porque exatamente 10cm?

    Henry014
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Flipe J.

    Entendo Felipe, e obrigado pelas informações. Mas é que talvez, por ser inexperiente, eu ainda não saiba distinguir a qualidade de som extraída de cada mic. Mesmo assim vou fazer o que você recomendou...

    Slash_1989
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Henry014
    Em que a distância influi? Porque exatamente 10cm?

    Eu tudo! E 10cm é um chute de que qualquer modificação ja faz muita diferença!


    Enfim, qual seria mais indicado para microfonação?
    Sei lá. Testa os dois! Eu falei que só não vale a pena usar os dois ao mesmo tempo pra gravar porque primeiro tem que aprender a tirar som de 1 só

    Flipe J.
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Henry014
    Otimo, eu dei uma pesquisada no youtube alguns meses atras nesses 2 microfones SUPERFICIALMENTE eu indicaria o sm58 para violão e o Q7 para guitarra.

    Mas considere tudo que foi dito pelos colegas do forum. E cuidado para não ficar louco no processo :)

    Henry014
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Slash_1989

    Blz, 10 cm então!

    Henry014
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Flipe J.

    Exatamente, era isso que tinha em mente. Samson Q7 é muito bom para guitarra mesmo.. Mas creio que pra algo mais acústico o Shure se sairia melhor.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Henry014

    Cada oscilação (onda) tem um comprimento (o dito comprimento de onda), e isso faz com que ela chegue de forma diferente ao microfone. Usando dois, vc gera uma diferença de tempo, e essa diferença de tempo entre A e B gera cancelamento de fase - o que pode ser bom ou mau, depende de vc - de frequências (elas não soam), e um mínimo de intermodulação...

    Pesquisando esses termos vc já vai começar bem.

    Henry014
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Ismah

    Bacana, vou pesquisar, conhecimento nunca é demais!

    O problema é que minha interface só tem um canal com pre amp...

    Slash_1989
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Henry014
    O problema é que minha interface só tem um canal com pre amp...

    Acredite em mim, isso não é problema, é a sua salvação!

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Slash_1989
    não é problema, é a sua salvação!

    Deixa o cara equalizar com delay :v

    Henry014
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Ismah

    Equalizar com delay?!

    Ismah
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Henry014

    Consigo dar um treble boost por cancelamento de fases... Mas é mais complexo que parece.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfonação de violão