Microfonação para violão Martin D35 ou Dreadnought

    Autor Mensagem
    Hebermagno
    Membro
    # jan/13


    Olá amigos,
    Acabo de realizar o sonho de comprar um Martin D35 (usado) e, é claro, estou muito feliz com o som do instrumento! Na negociação, recebi também uma captação Fishman Infinity Matrix para ser instalada. Porém, após algumas pesquisas, descobri que mesmo sendo uma boa captação, terei uma perda significativa na qualidade e brilho do som acústico. Sem falar na dó de ter que furar sua madeira.
    Não sou profissional. Meu propósito é tocar na igreja, em apresentações com banda e, eventualmente, fazer alguma gravação.
    Para tal, procuro um microfone com boa qualidade, custo-benefício e versatilidade. Isso porque não conto com especialistas em som nos locais em que toco e a microfonia pode ser um problema. Além de tocar, canto utilizando um microfone Shure SM 58.
    Desde já, agradeço qualquer ajuda!
    Abraço

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Hebermagno

    Qualquer que seja a captação você pode ter alteração do som, como perda do brilho. A captação do Fishman Infinity Matrix até onde sei não é ruim, apesar de ter pouca experiência com ela. Eu particularmente gosto muito da linha Aura da Fishman, tenho um Gibson com o Ellipse e acho excelente, tenho também um Spectrum DI que gosto muito, uso com o Taylor que tem uma boa captação Fishman também.

    Uma opção, se o problema for furar, são captadores feitos exatamente para não furar, como o Seymour Duncan Woody. Também tenho um, a questão é que modifica mais o som e a fixação começa a se tornar um problema com o tempo.

    Se tudo o que falei for bobagem para você e o que você quer é microfonar mesmo, se você está atrás é de um microfone para usar para o violão, procure um microfone condensador de diafragma pequeno cardióide. Não acho que os dinâmicos fazem bem esse trabalho, mas para isso você vai precisar de um phantom power. Para cantar e tocar ao mesmo tempo com seu SM58 é interessante que o microfone seja cardióide e você acerte a angulação entre eles para que as duas fontes sonoras (voz e violão) fiquem "on axis" em relação ao que captam e a fonte que não capta fique em uma região de pouca sensibilidade do microfone. Eu uso para isso um Neumann KM184, que o pessoal do fórum costuma dizer que não é "custo-benefício" (termo bastante vago que aqui costuma significar algo com alguma qualidade, baratinho). É capaz de alguém lhe indicar até uns Behringer que eu acho que não são ruins, mas a confiabilidade é quase zero, acabando com o tal "custo-benefício". Pesquise microfones nesse padrão que mais lhe agrade e lhe seja conveniente, mas acho que um violão desses (que já tive) merece uma boa captação, seja lá qual for.

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Meu propósito é tocar na igreja, em apresentações com banda
    pois é, o violão justifica, mas o uso nem tanto.
    se fosse violão solo, ou só violão e voz, talvez.
    botar mais um mic no palco é dor de cabeça, principalmente com banda. eu optaria por uma captação mesmo.

    mas voce pode tentar, se quiser um mic vai nas dicas do mano MMI. até porque se vai usar pra gravação também, não seria um investimento perdido.
    se achar que não vale, aí manda por a captação depois.

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Esqueci de falar, mas o grande kiki falou e assino embaixo.

    botar mais um mic no palco é dor de cabeça, principalmente com banda. eu optaria por uma captação mesmo.

    Hebermagno
    Membro
    # jan/13
    · votar


    Obrigado pelas valiosas dicas MMI e kiki!
    Estou reavaliando a ideia de furar o violão. Tenho visto que as restrições de microfonação para o meu tipo de uso são numerosas.
    Antes, tentarei alguns testes com microfones cardióides emprestados. Pesquisei o Neumann km184, inclusive em vídeos e achei o resultado muito interessante. Pude constatar que são mais indicados para estúdio mesmo. O AKG pro estaria no mesmo nível?
    MMI, você chegou a captar o seu Martin? O que usava?

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Hebermagno

    Olha... Honestamente um violão desses é sacanagem rasgar a madeira para por um pré. Um violão desses merece uma captação boa, dessas que não furam a madeira - no máximo um furinho minúsculo na ponte e um alargamento do furo do pino da correia. Pode ser essa captação que veio junto, mas por favor, mande colocar com um cara muito competente que saiba o que faz.

    Acho que cheguei a fazer gravação com o meu Martin para um CD sim... Nem lembro direito. Mas não foge do que aprendi com esses violões: sempre peço um canal para o captador do violão, independente do que for, isso já salvou muitas gravações. Se o estúdio é grande, 2 condensadores, pode ser um grande no corpo e um pequeno no braço ou os dois de diafragma pequeno. Na última, que fizemos num bom estúdio e alguma sobra, tinha a linha (a pela minha insistência e que salvou umas faixas), um pequeno KM84 no braço, um U47 no corpo e outro desses afastado, pegando ambiência, ou seja 4 tracks. Ainda assim, o técnico era meio nó cego e teve passagens que ficou só o linha, sozinho, que o pessoal me olhou torto quando eu insisti que queria uma track com o captador do violão, mesmo com esse nível de microfonação.

    Para você que vai usar em palcos, mais importante ainda ter esse sinal em linha. Vai por mim, vale a pena. Se você faz questão de um microfone, tem várias opções de condensadores de diafragma pequeno, são esses que eu recomendo. Uma opção são os mini-condensadores, tipo o AKG C411, tem de diversas marcas. A questão é que vai ter que colocar na boca, mas tem a tendência de dar graves demais - esses deadnought e jumbo, de corpo grande (que eu adoro!) tem um grave a mais já, no bocal a tendência é acentuar os graves.

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    MMI
    Uma opção são os mini-condensadores, tipo o AKG C411, tem de diversas marcas.
    muito interessante... isso aí voce cola no tampo? como faz?

    nao rola por no cavalete ou algo assim?

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki

    O que eu conheço, não lembro a marca, tem uma presilhinha, tipo um mini-pregador de roupa. Prende por dentro, no bocal mesmo.

    Ele é pensado para por ali mesmo.

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    MMI
    ah, saquei, voce só pendura na boca do violao...

    um desse supre a captação? ou é melhor um desse + um cap de rastilho?

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki

    Gosto de usar os dois... Sempre um mic e o captador.

    kiki
    Moderador
    # jan/13 · Editado por: kiki
    · votar


    MMI
    saquei. pra gravação eu entendo que justifique
    mas pra palco com banda, eu ficaria só com o piezo... ainda mais sendo esse fishman, que parece bem bacana.

    (mas deu uma vontade de experimentar os dois juntos)

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki

    Sem duvida, mas quem quer tocar ao vivo sem furar o violão, é uma alternativa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfonação para violão Martin D35 ou Dreadnought