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Henry014 Veterano |
# nov/14
Galera não tenho um SM57, muito menos um condensador, mas tenho dois microfones, um Samson Q7 (supercardioide) e um SM58 (cardioide). Qual seria mais adequado para microfonar meu violão?
E seria melhor "apontar" o microfone para ponte, para a 12º casa, ou para outra região? Lembrando que é um violão folk, aço...
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Edson Caetano Veterano
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# nov/14
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Henry014 Uma coisa na música que você logo vai saber, EXPERIMENTE, não existem regras definidas, faça diversos takes e veja qual está soando melhor para você
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Ismah Veterano |
# nov/14
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Na música se vc acha que está certo, vc está errado.
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Henry014 Veterano |
# nov/14
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Bacana, vou testar de todas as formas possíveis, logo logo deixarei aqui minha opinião sobre o assunto.
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papillon Veterano |
# nov/14
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Henry014
amigo como falaram ai, vc tem q experimentar. recomendo que use os 2 ao inves de usar um ou outro assim vc terá mais opções na mixagem,
posições que vc pode testar: Mirando para a 12ª casa mirando para a 7ª casa mirando para o cavalete e tem uma posição que gosto muito que eh na parte de trás do violão, ao lado da sua cintura bem proximo (10cm no máximo) a madeira, eh o que chamamos de efeito proximidade, ele pegara mt bem os graves do violão. dps eh so saber mixar! ;D espero ter ajudado.
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Henry014 Veterano |
# nov/14
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papillon
Vou fazer isso, o problema é que minha interface só tem um canal. Mas vou experimentar essas técnicas que você indicou. Valeu pela ajuda, parceiro!
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Slash_1989 Veterano |
# nov/14
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papillon recomendo que use os 2 ao inves de usar um ou outro assim vc terá mais opções na mixagem
Não recomendo não! O cara precisa aprender a tirar som de 1 microfone só antes de colocar um segundo. Sem contar eventuais problemas de fase, etc...
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Henry014 Veterano |
# nov/14 · Editado por: Henry014
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Slash_1989
Eu estou começando agora nesse ramo de gravações, e não tenho um ouvido tão refinado como provavelmente é o seu. Mas fico com um pé atrás em usar o Samson. Reconheco que o Q7, pelo o que pesquisei, é mais indicado para instrumentos. Mas acho que deve se levar em conta a ENORME diferença de preço entre os dois, algo que certamente influi na qualidade.
Enfim, qual seria mais indicado para microfonação? Lembrando que não tenho um ouvido tão experiente, e provavelmente teria impressões falsas do som...
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Flipe J. Membro Novato |
# nov/14
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Não tenho nenhum dos dois mas olhando técnicamente. SM58 Resposta de Freqüência: 50 Hz a 15 kHz Q7 Resposta de Freqüência: 80Hz-12kHz
Nesse aspecto o Sm58 ganha, mas existem outros pontos a serem observados.
Mas na boa, esse tópico se torna desnecessário pq voce fez o mais dificil: adquiriu os 2
Então testa os dois com calma em 3 ou mais posições diferentes (depende da sua paciencia) Vlw.
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Ismah Veterano |
# nov/14
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Henry014
O mic vai influenciar muito menos que a posição dele... 10cm fazem toda a diferença...
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Henry014 Veterano |
# nov/14
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Ismah
Em que a distância influi? Porque exatamente 10cm?
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Henry014 Veterano |
# nov/14
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Flipe J.
Entendo Felipe, e obrigado pelas informações. Mas é que talvez, por ser inexperiente, eu ainda não saiba distinguir a qualidade de som extraída de cada mic. Mesmo assim vou fazer o que você recomendou...
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Slash_1989 Veterano |
# nov/14
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Henry014 Em que a distância influi? Porque exatamente 10cm?
Eu tudo! E 10cm é um chute de que qualquer modificação ja faz muita diferença!
Enfim, qual seria mais indicado para microfonação? Sei lá. Testa os dois! Eu falei que só não vale a pena usar os dois ao mesmo tempo pra gravar porque primeiro tem que aprender a tirar som de 1 só
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Flipe J. Membro Novato |
# nov/14
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Henry014 Otimo, eu dei uma pesquisada no youtube alguns meses atras nesses 2 microfones SUPERFICIALMENTE eu indicaria o sm58 para violão e o Q7 para guitarra.
Mas considere tudo que foi dito pelos colegas do forum. E cuidado para não ficar louco no processo :)
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Henry014 Veterano |
# nov/14
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Slash_1989
Blz, 10 cm então!
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Henry014 Veterano |
# nov/14
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Flipe J.
Exatamente, era isso que tinha em mente. Samson Q7 é muito bom para guitarra mesmo.. Mas creio que pra algo mais acústico o Shure se sairia melhor.
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Ismah Veterano |
# nov/14
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Henry014
Cada oscilação (onda) tem um comprimento (o dito comprimento de onda), e isso faz com que ela chegue de forma diferente ao microfone. Usando dois, vc gera uma diferença de tempo, e essa diferença de tempo entre A e B gera cancelamento de fase - o que pode ser bom ou mau, depende de vc - de frequências (elas não soam), e um mínimo de intermodulação...
Pesquisando esses termos vc já vai começar bem.
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Henry014 Veterano |
# nov/14
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Ismah
Bacana, vou pesquisar, conhecimento nunca é demais!
O problema é que minha interface só tem um canal com pre amp...
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Slash_1989 Veterano |
# nov/14
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Henry014 O problema é que minha interface só tem um canal com pre amp...
Acredite em mim, isso não é problema, é a sua salvação!
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Ismah Veterano |
# nov/14
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Slash_1989 não é problema, é a sua salvação!
Deixa o cara equalizar com delay :v
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Henry014 Veterano |
# dez/14
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Ismah
Equalizar com delay?!
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Ismah Veterano |
# dez/14
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Henry014
Consigo dar um treble boost por cancelamento de fases... Mas é mais complexo que parece.
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