Dúvida progressão de acordes

    Autor Mensagem
    PotterGuitar
    Membro Novato
    # out/14


    essa sequência > Dm - Dm7M - Dm7 - Dm6 , é muito usada, mas ela tem que resolver em algum acorde específico?

    obs: não achei na busca sobre isso

    Ismah
    Veterano
    # out/14
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    PotterGuitar

    Possívelmente em Dm. É uma cadência meio estranha, mas ok.

    PotterGuitar
    Membro Novato
    # out/14
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    por exemplo, na música pra você do Onze 20 tem essa cadência olha >
    Gm Gm7M Gm7 Gm6 Cm7
    Ouvir dizer que eu não servia

    http://www.cifraclub.com.br/onze20/pra-voce/

    Ismah
    Veterano
    # out/14
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    PotterGuitar

    Não entendi.

    Ismah
    Veterano
    # out/14
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    PotterGuitar

    Olha, a cadência é uma coisa, o que vc está relatando parecem ser acordes de passagem.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/14
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    PotterGuitar

    Cara, de onde você tirou e o que quer dizer exatamente com isso:

    "mas ela tem que resolver em algum acorde específico? "

    Não existe uma regra que determine que você "feche" uma sequência com determinado acorde. O que determina é a intenção e a melhor maneira de avaliar isso é usando o ouvido, testando os acordes, e descobrir qual produz a intenção que você imagina.

    No exemplo que você cita, se considerar que ele fecha a frase com um Cm7, se você aplicar a mesma lógica irá usar um Gm7.

    Mas isso não é uma "regra" ou resolução "teórica", só estou repetindo a sequência em outro tom, que é o mesmo que você fez com os primeiros 4 acordes.

    LeandroP
    Moderador
    # out/14
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    PotterGuitar

    Perceba que existe um cromatismo, que vai da 8a do Dm, passa pela 7a maior, depois pela 7a menor e finaliza na 6a maior do acorde Dm.

    Não é uma progressão estranha, pelo contrário. É de uso muito comum.

    O acorde Dm6 tem uma grande semelhança com o G7/D (5a no baixo). Sendo assim você pode conduzir pro C7M. Ou subir um semitom num acorde diminuto: Abdim7 e depois um Am ou mesmo um A7 e começar a progressão em Dm novamente.

    Ismah
    Veterano
    # out/14
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    LeandroP

    Pra mim é, e muito. Foge muito da cultura pop/rock que to inserido. Vc soube explicar melhor o que eu quis dizer... Muito melhor na real rs

    Filippo14
    Veterano
    # out/14
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    Esse tipo de ideia eu já vi em Samba do Avião do mestre Tom Jobim e Oceano do Djavan. É um cromatismo como o LeandroP. Acho que a resposta que você procura é a dele mesmo, ótima explicação, parabéns.

    Abração

    dom de Deus
    Veterano
    # out/14
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    Não é uma progressão estranha, pelo contrário. É de uso muito comum.

    sustentando o que leandro disse é comum ver isso na mpb na música de roberto carlos não só nesse que postei a cifra mas outra do roberto carlos usa estes intervalos

    musica a despedida

    Ismah
    Veterano
    # out/14
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    dom de Deus

    Seria o mesmo ideal que D4 D D9, para cair em Bm ou G em seguida?

    dom de Deus
    Veterano
    # out/14
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    Ismah

    Seria o mesmo ideal que D4 D D9, para cair em Bm ou G em seguida?

    então comecei estudar harmonia a pouco tempo através de livro. não vou saber te explicar isto. mas gosto de observar essas coisas na música

    e agora observando melhor os acordes que o PotterGuitar postou são acordes menores com sexta e os que eu postei é maiores com sexta,

    LeandroP
    Moderador
    # out/14
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    Essa progressão é bem comum:


    4/4 ||: Dm Dm(7M) | Dm7 Dm6 | Bb7 | A7 :||
    repete infinitamente rsrsrs


    Ismah
    Veterano
    # out/14
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    LeandroP

    E quanto a minha pergunta?!

    LeandroP
    Moderador
    # out/14 · Editado por: LeandroP
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    Ismah

    Conhece "Stairway to Heaven", do Led Zeppelin?

    Ela tem o dedilhado da primeira parte da harmonia basicamente assim, e está na tonalidade menor de Lá.

    Então, desta forma temos fundamentalmente:

    Am, Am(7M), Am7 e Am6.

    Qual é o lance de Satairway to Heaven?

    É que esta cromatização da "8a caindo até a 6a" está no baixo do acorde, em uma inversão.

    Sendo assim, temos:

    Am, Am/G#, Am/G e Am/F#

    Como eu havia dito na postagem anterior que o Dm6 era semelhante ao G7/D, podemos utilizar desta semelhança e aplicar uma substituição de acorde, colocando o D/F# (vamos omitir a 7a do Ré) no lugar do Am/F# (isso que foi feito na música).

    A "sacada" desta progressão é a forma como o baixo desce cromaticamente, e na ponta do acorde (a nota mais aguda), ocorre o contrário quase que a progressão inteira, onde quando desce uma nota no baixo, sobe outra (diatonicamente, e não cromática) nota na ponta do acorde.

    E por isso temos:


    e---------5--7-----7--|--8------8-----2---
    B-------5--------5----|------5------3-----
    G-----5--------5------|----5------2-------
    D---7--------6--------|--5------4---------
    A---------------------|-------------------
    E---------------------|-------------------
    Am Am9/G# Am/G D/F#


    Ismah
    Veterano
    # out/14
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    É por aí que eu to vendo também.

    Essa D4 D D9 é um riff também, mas ele fica completo com D4 D D9 D D9.
    No meio da música ele passa pra D/G, D/F#, D/E, D/F# D/E e cai pra G9/B.

    LeandroP
    Moderador
    # out/14
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    Ismah

    Eu vejo essas passagens D4 D D9 mais como uma ornamentação do que uma condução, ou uma progressão harmônica.

    LeandroP
    Moderador
    # out/14 · Editado por: LeandroP
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    Esta progressão que é objeto do tópico me lembrou de uma outra, que está na música "Mania de Possuir". Que por sinal tem um lindo solo de guitarra do meu herói Luís Carlini.

    O trecho da harmonia é quando ele canta "Eu preciso de você do jeito que é...".

    A harmonia deste trecho está assim:

    Cm - Am7(b5) - Cm/Bb - Am7(b5) - Cm/G

    Se observar bem o acorde Am7(b5) é como se fosse um Cm/A.

    Vídeo pra ouvir a harmonia e o solo do Carlini:


    http://www.youtube.com/watch?v=zg5yuCqk4go

    Ismah
    Veterano
    # out/14
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    LeandroP

    Seria o exemplo mais simples da causa, oras! kkk

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
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    Aproveitando a barca, galera faz semanas que to tendo que tirar essa música e não sai um acorde do refrão na intro...

    Coração Palhaço - Sétimo Sentido - Tom F

    F
    Vai coração
    C
    Torture o meu peito até não aguentar
    Bb
    Arranque seus aplausos que vai começar
    F C
    Não adianta eu morro de amor por ela

    F - G - A
    Vai coração
    A - Bb - C
    Torture o meu peito até não aguentar
    Bb
    Arranque seus aplausos que vai começar
    ?? C F
    Quando acabar seu show vai ver que foi por ela

    Solo:

    D|-----2-3---3---3*~~-|---3-2---2---2---2*~~-|
    A|-3-5-----3---3------|-3-----5---3---3------|

    D|---3-2-------2-3---0-2*-|-----3*-d-d-ttt-|
    A|-3-----5-3-5-----1------|-3h5------------|

    * - Harmônico artificial
    d - Alavanca down
    t - Alacanca tremolo


    Segue o áudio.

    Alguém faz ideia do acorde que marquei como "??"?

    caioscattini
    Veterano
    # nov/14
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    iSMAH

    A cifra correta de acordo com o audio é:

    Coração Palhaço - Sétimo Sentido - Tom F

    F
    Vai coração
    C
    Torture o meu peito até não aguentar
    Bb
    Arranque seus aplausos que vai começar
    Gm C4/7 - C7
    Não adianta eu morro de amor por ela

    F - Gm - A
    Vai coração
    A - Bb - C
    Torture o meu peito até não aguentar
    Bb
    Arranque seus aplausos que vai começar
    C 4/7 F
    Quando acabar seu show vai ver que foi por ela


    >>>logo não tem mudança de acorde onde apontou
    vem de Bb em 'começar' e já vai pra C4/7 em 'show'

    boa sorte

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
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    caioscattini

    Houve um erro de minha parte, não marquei os power chords rs

    Assim o F Gm A não existe, é F5 G5 A5...

    Realmente estás certo. Grande abraço, e valeu a ajuda aí. ^^

    rcorts
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: rcorts
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    LeandroP
    Qual é o lance de Satairway to Heaven?

    Satanairway to Heaven, he he he.... não podia deixar passar a piada.

    Muito boa sua explicação sobre o lance da linha cromática dentro da progressão de acordes.

    Para quem acha que essa ideia é estranha, progressões semelhantes aparecem em várias músicas, Oceano - Djavan, Emoções - Roberto Carlos, e se brincar tem trocentas músicas que utilizam a mesma convenção. EDIT: É preciso saber viver - Titãs.

    EDIT: correção, a música Admirável Gado Novo - Zé Ramalho, que eu tinha citado acima, também brinca com as sextas mas não é a mesma progressão. Nessa música na verdade a variação de tensões na progressão faz um vai e volta entre a 5ª 5ª# e 6ª, assim: D D5+ D6 D5+ D. OBS.: a 5ª aumentada em prática é a mesma nota da 6ª menor, mas no exemplo se enquadra no acorde aumentado.


    O mais comum é ao final, ou seja, ao alcançar a 6ª (na linha melódica que faz o cromatismo), a harmonia cobrir com o acorde do V grau, com sétima e até mesmo com 7ª e 9ª, que fica muito bom.

    E depois tem gente que acha que "guitarrista de rock" não precisa saber nenhum "acorde complexo", vide tópico abaixo:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/318594/

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
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    rcorts

    Cara, se respondo vai virar treta...

    rcorts
    Veterano
    # nov/14
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    Ismah

    Qual parte, he he he... a do "Satanairway to Heaven" ou a do "guitarrista de rock"?

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
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    rcorts

    Ambas hehe

    rcorts
    Veterano
    # nov/14
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    Ismah
    rcorts

    Ambas hehe



    Realmente, muuuuuiiiiiita treeeeeeta! rs rs!

    LeandroP
    Moderador
    # nov/14
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    rcorts

    É você, Satanás?! rsrsrsrs

    Na música "Don't Talk The Strangers" do Dio a harmonia utiliza essas tensões disponíveis à tonalidade do acorde.

    Um riff em powerchord é com D(5) - D(#5) e o outro é D(5) - D(b5) - D(4) - D(5)


    http://www.youtube.com/watch?v=8DTNZEJeQt8

    rcorts
    Veterano
    # nov/14
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    LeandroP

    Legal, tô no trampo agora, não posso ver videos aqui, em casa vejo depois.

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